A natureza dos castigos previstos no 3º Segredo de Fátima

Malachi Martin
Malachi Martin (1921-1999)

O Pe. Malachi Martin foi um padre de origem irlandesa, inicialmente Jesuíta, com uma formação académica notável em vários domínios. Conheceu o Vaticano por dentro, como poucas pessoas, por ter sido um colaborador próximo do Cardeal Agustin Bea. Foi nessa qualidade que – alegadamente – teve a oportunidade de ler o texto do 3º Segredo de Fátima, sob voto de sigilo, no momento em que o Papa João XXIII o abrira na presença de alguns dos seus cardeais mais próximos.

Após ter abandonado a Companhia de Jesus, por discordar do seu crescente modernismo teológico, seguiu uma vida sacerdotal secular, exerceu funções de exorcista e foi autor de vários livros sobre a Igreja Católica, campeões de vendas nos EUA e traduzidos em várias línguas. Alguns dos seus livros eram factuais, enquanto outros, de acordo com o autor, eram baseados em factos verídicos, com os nomes das personagens e dos lugares modificados,  todavia ligados por uma trama ficcionada. Participou também em várias entrevistas televisivas e radiofónicas, muitas das quais estão disponíveis na internet, revelando-se uma personalidade verdadeiramente fascinante, embora bastante controversa.

No seu livro “The Kyes of this Blood” [As Chaves deste Sangue], de 1990, ele faz várias referências ao 3º Segredo de Fátima, entre as quais aborda a natureza do castigos aí previstos, bem como a sua origem.

A página de papel onde a Lúcia escreveu o 3º Segredo abrange três tópicos principais:
  • Um castigo físico das nações, envolvendo catástrofes, de origem humana ou natural, na terra, na água e na atmosfera do planeta.
  • Um castigo espiritual, muito mais assustador e angustiante do que a punição física – especialmente para os católicos romanos – que consiste no desaparecimento da crença religiosa, um período de descrença generalizada em muitos países.
  • A função central da Rússia na sucessão dos eventos anteriormente descritos. Os castigos físicos e espirituais, de acordo com a carta de Lúcia, seguirão uma ordem cronológica fatídica onde a Rússia é a alavanca de engrenagem.

O Pe. William Jenkins comenta este livro a partir do minuto 12′:30” (em inglês):

Basto 3/2016

45 thoughts on “A natureza dos castigos previstos no 3º Segredo de Fátima

    • Se não estou em erro, esse texto foi feito e traduzido a partir da apresentação de Suzanne Pearson numa das conferências organizadas pelo Fatima Center. Já ouvi essa apresentação mais do que uma vez…

      Penso que Suzanne Pearson, apesar de ter conhecido Malachi Martin pessoalmente, não acrescenta nada em relação àquilo que o próprio Pe. Martin disse ou escreveu publicamente.

    • Interessante como as informações podem se perder facilmente na internet. O texto que eu tinha indicado não está mais disponível. A internet partilha uma grande quantidade de informações, mas elas podem se perder ou se tornar indisponíveis.

  1. Basto,

    você viu isso que o Antonio Socci adiantou sobre seu novo livro, “O Segredo de Bento”?

    Ele disse que há uma nova revelação que chega de Fátima, a qual não diz respeito apenas à Igreja, mas ao mundo inteiro.

    Socci adiantou essa revelação em seu blog, ele contou que está relacionada a um escrito da vidente Jacinta, que teria ouvido da Virgem Maria no dia 13 de outubro de 1917 esses seguintes dizeres:

    “Não ofendam mais Nosso Senhor que já está muito ofendido! Se as pessoas se emendarem, a guerra acabará, se não se emendarem, O MUNDO ACABARÁ”.

    (tradução livre)

    No blog ele explica como chegou a essas informações:

    https://www.antoniosocci.com/anticipazione-dal-mio-libro-il-segreto-di-benedetto-xvi-un-clamoroso-dettaglio-inedito-da-fatima-puo-illuminare-un-po-lattuale-missione/?fbclid=IwAR0T-Z8z4a9uyRRzKScSTNY5-iSv6PBGVWgMvj2Pl65F9Cl9axBKDj79BFw#more-7345

    • Alguns dos seus comentários causam-me uma estranha sensação de proximidade, como se tivemos estado sentados no café a falar sobre determinados assuntos, como se não estivéssemos de facto em dois hemisférios diferentes.

      Confesso que, depois de ter lido o “teaser” publicitário do livro de Socci, não consegui parar de pensar nessa informação relativa a uma eventual “revelação que chega de Fátima”, estou curioso. O seu blogue está escrito em italiano, o que não ajuda, e ainda por cima tem os conteúdos encriptados, dificultando a utilização de ferramentas de tradução… O texto tem uma referência à “Documentação Crítica de Fátima“, mas já dei uma vista de olhos e não encontrei nada semelhante à frase que a Samanta traduziu.

      Pessoalmente, tenho estado a aguardar ansiosamente que o confiável Chris Ferrara acabe de ler o livro e escreva alguma coisa a esse respeito.

      • Que bom que você se sente assim! Fico feliz em saber disso!

        Também me parece estranho pensar que estamos tão distantes apesar da rapidez com que podemos trocar mensagens sobre assuntos tão interessantes.

        Eu também não consegui parar de pensar nessa informação que confirma, na verdade, o que eu já tinha ouvido falar através do padre Malachi Martin.

        Enfim, eu consegui traduzir o texto pelo Google, mas fiz a tradução da frase direto do italiano mesmo, para tentar deixar as palavras mais precisas.

        Aqui para mim, no Google Chrome, eu consegui traduzir a matéria clicando em um ícone de tradução na barra superior do endereço eletrônico, que fica no canto direito. Espero ter conseguido ajudar..

        A frase em questão está no sexto parágrafo, destacado em negrito. Veja também a décima primeira frase, também em negrito. Essa segunda frase é a confirmação que teria sido feita pela Jacinta.

        Agora que você falou…também quero saber o que o Ferrada dirá.

  2. Ainda nesse assunto, uma coisa que sempre me intrigou foi o fato do Sol, no dia do milagre, depois de ter “bailado”, ter começado a se precipitar sobre as pessoas presentes, o qual apavorou muitas pessoas e as levou a pensar que havia chegado o fim do mundo.

    Agora, vendo por essa nova perspectiva que o Socci trouxe, parece que isso foi um aviso à humanidade, pois se a conversão não vier, o fim fatalmente chegará.

    Basto, você chegou a dar a sua ideia sobre o porquê Nossa Senhora teria escolhido os dias 13 para aparecer?

    • Eu já pensei muito sobre isso, Samanta. Para ser sincero, até tenho uma opinião sobre o assunto, que nada mais é do que puramente especulativa. Já tive vontade de escrever um pequeno texto sobre a particularidade do número 13 e a sua relação com Fátima. Cheguei a começá-lo mas depois faltou-me a coragem para o acabar…
      https://odogmadafe.wordpress.com/category/13-e-o-dia-de-fatima/
      É que passa por aqui muita gente e isso implica-me numa grande responsabilidade, por isso tenho de ter muito cuidado. Faço um esforço muito grande para evitar passar aqui opiniões pessoais.

      • Entendo, porém gostaria de saber sua opinião sobre esses assuntos, mesmo deixando claro que seriam meramente especulações.

      • O número 13 está associado ao azar… Nossa Senhora veio a Fátima anunciar calamidades para caso de a Igreja não obedecer aos seus pedidos, e a Igreja não obedeceu! Deus já sabia em 1917 que a Igreja não iria obedecer a tais apelos e, por isso, acabaria por sofrer as consequências dessa desobediência. Basta olhar para aquilo em que a Igreja se transformou hoje e continua a transformar diariamente (diariamente deve ser interpretado de forma literal). Este é, na minha opinião, o maior castigo anunciado em Fátima.

        Virão também grandes calamidades físicas? Creio que sim. Mas estou convencido de que o Triunfo do Imaculado Coração de Maria terá lugar durante a história da humanidade neste mundo, por isso talvez não faça sentido falar em fim do mundo sem que primeiro esse triunfo tenha lugar. Talvez faça mais sentido associar as profecias de Fátima ao final dos tempos, final de uma era, o que pressupõe uma ruptura na história da Igreja e da humanidade para dar lugar a uma nova era. Bento XVI dizia, se não estou em erro, que o Segredo de Fátima trata dos “novissimi”, ou seja, das coisas últimas, da escatologia cristã.

      • Ok Basto, obrigada pelo retorno.

        Eu posso estar fazendo uma leitura bem equivocada, mas penso diferente de você. Acredito que o Triunfo do Imaculado Coração possa ser o Triunfo Final de Cristo e consequentemente da Igreja e vejo assim por algumas razões:

        Nossa Senhora em Garabandal falou em “fim dos tempos” e tanto essa expressão quanto “fim do mundo”, no Catecismo se referem a Volta Gloriosa de Jesus. Nessas aparições ela também menciona as palavras “grande tribulação”. OIutro termo bíblico associado ao tema.

        Tanto na Espanha quanto para a Beata Elena Aiello, a Virgem Maria discorre sobre a Rússia, impulsionada por Satanás, tomando conta do mundo todo, que marchará sobre todas as nações. Ou seja, a Rússia terá poder “absoluto” e isso nunca, nenhum império na história humana conseguiu, apenas no Apocalipse vemos que alguém conseguirá ter sucesso nisso. O padre Malachi Martin falou sobre um sistema que envolveria a todos, sem exceção e que isso o apavorava. E a Rússia tendo o poder sobre todas os países, poderia dividir e dar poderes a quem quisesse (Anticristo, 10 reinos).

        A Imaculada insistentes vezes nos alertou sobre o comunismo e este tem uma semelhança muito grande com Lúcifer, como bem lembrou o ideólogo comunista Saul Alinsky em seu livro. Ele foi o primeiro revolucionário. Revolta e revolução são as palavras. O comunismo faz as pessoas quererem se rebelar contra Deu e suas leis a respeito de família, sexo biológico, hierarquia animal e etc., além de querer ser onipresente e onipotente.

        Nas aparições de Kibeho (já aprovadas pela Igreja), as meninas viram o fim do mundo, talvez isso não seja por acaso.

        A Santa Faustina deixou registrado que Jesus falou que a propagação da Divina Misericórdia é um sinal para os últimos tempos. Após esse período virá a Justiça e esse dia está “perto”. Eu vejo como uma justiça de Deus o castigo profetizado em Garabandal e falado pela Irmã Lúcia em uma entrevista.

        O padre Malachi Martin disse, se não me engano, que a Irmã Lúcia contou que se quisermos saber qual é o 3° segredo é só ler o “Evangelho e no Apocalipse, tem que os ler!” Ele nota que ela indicou especificamente os capítulos VIII a XIII do Apocalipse (o Capítulo XIII afeta especificamente a origem do Anticristo)”

        O padre irlandês também falou que os 3 dias de trevas foram profetizados em Fátima e que eles se referem ao fim do mundo.

        Enfim, há mais coisas, mas não consigo ver como poderia depois de tanto tempo e tantos avisos, Nossa Senhora finalmente Triunfar, para depois de um tempo vir reinar o Anticristo e aí, depois disso, ela Triunfar de novo com a Segunda Vinda de Jesus.

        Mas isso são só os meus pensamentos, “o que vai na minha alma”, como você colocou.

      • Samanta, eu não disse que o Anticristo viria depois do triunfo de Maria, antes pelo contrário. No entanto, aquilo que me parece fazer mais sentido neste momento é que a destruição do reino do Anticristo talvez venha a ser operada por intermédio de Maria neste mundo, num momento histórico ainda por vir, e só depois disso é que Cristo retornaria na Sua Glória para encerrar a história. Essa é também, tanto quanto percebi, a visão do Pe. Malachi Martin.

      • Ah, achei que você pensasse daquele modo porque já vi muitos com essa visão.

        Você já ouviu falar sobre uma grande monarquia francesa que viria?

      • Penso que já vi algures alguma referência a isso, Samanta, mas talvez me tenha desinteressado pelo assunto porque não sei nada sobre isso. Não algo a ver com a crença de aparecimento de um futuro “Grande Monarca”?

      • Isso, exatamente. Não pesquisei a fundo sobre isso, mas esse suposto monarca seria importante para derrotar os russos e depois do Triunfo de Maria, ajudaria a combater o Anticristo.

      • Mas depois há aqueles que dizem que o Vladimir Putin é que é o tal Grande Monarca… Enfim, há teorias para todos os gostos e sensibilidades!

      • Nossa, Vladimir Putin??

        Segundo o que já vi, há profecias sobre esse Grande Monarca ser francês e Putin….nem merece comentários…

        Você já viu esse vídeo? São as revelações de um desertor russo, Yuri Bezmenov. Isso ajuda a entender melhor a mensagem de Fátima no sentido do alerta em relação à Rússia.

      • Esse deve ser o pensamento de alguém que faz, por exemplo, um vídeo como este:

        Depois, claro, em Portugal deve haver pessoas que entendem que o grande monarca deve ser o cidadão José Sócrates (ex-Primeiro Ministro), apesar de todos os crimes de corrupção de que está implicado…

  3. Prezados amigos, peço licença para participar da conversa de vocês. Em relação ao Grande Monarca, acho essa figura intrigante e misteriosa. Pelo menos o texto que conheço é vago em relação à identidade desse monarca. Sem querer ofender a sensibilidade alheia, fico pensando se esse Grande Monarca não seria uma lenda urbana, ou, talvez, alguma figura do passado que fomentou o cristianismo em algum país ou região do globo.

    • Não precisa de pedir licença Alex, no entanto, a única coisa que eu posso dizer sobre este assunto, servindo-me das palavras de Sócrates, é que só sei que nada sei! (Quando disse Sócrates referia-me ao grego e não ao “grande monarca” português que nada sabe mas custa-lhe chegar a essa conclusão.)

      • Tomara que seja uma lenda mesmo Alex ou uma possibilidade caso a humanidade acatasse os apelos do Céu.

        O problema é que essa profecia teria sido feita pela Beata Irmã Elena Aiello e sua mensagem (apesar de já ter visto interpretações pessoais de terceiros que são desmentidas por outras partes das próprias profecias da Irmã) é semelhante a de Fátima.

        A profecia desse monarca parece contradizer outras que dizem que a volta do Senhor seria “iminente” e a vinda desse suposto Grande Monarca mostraria que não.

        Mas enfim, eu também não sei de nada sobre isso, só tento entender e montar o quebra-cabeça profético…

      • Obrigado pelo comentário, Samanta. Já li um trecho de uma profecia da Irmã Elena Aielo sobre a 3ª Guerra Mundial, mas nada mais do que isso. Você sabe se existe algum site ou fonte onde eu possa ler mais profecias dessa mística?

        Eu também acho interessante as profecias dos diversos místicos e místicas da Igreja. Elas nos ajudam a montar o quebra cabeça do sentido dos acontecimentos.

      • Samanta, obrigado pela indicação dos sites!

        O site Aparições de La Salette, eu já conhecia. A propósito, muito bom! Mas, infelizmente, não me lembrava do texto sobre a Ir. Aiello.

        O texto de Glória TV com as profecias da irmã, eu ainda não conhecia.

        Mais uma vez obrigado!

  4. A que será que o padre Malachi Martin estava se referindo quando disse em entrevista que o Vaticano sabe o que está acontecendo no espaço e o que está se aproximando de nós?

    • É difícil encontrar uma resposta para essa questão… Malachi Martin fez várias referências a um fenómeno grandioso que ele esperava que viesse a acontecer brevemente no firmamento. Eu interpretei isso como o “aviso” de Garabandal, uma vez que Martin era muito crente nessas aparições e profecias.

      • Eu tendo a não acreditar que o padre Martin estava se referindo ao aviso de Garabandal porque antes dele acontecer, haverá a tomada de poder comunista mundial. Penso que ele tinha conhecimento deste fato. E segundo um relato que li, até o final da primavera de 1997, ele estava esperando o surgimento desse sinal no céu e após o seu não aparecimento, o mesmo concluiu que Deus nos tinha dado mais tempo antes de vir os castigos.

        Vejo que a grande questão do aviso de Garabandal é vermos nossas almas como Deus a vê e não o fenômeno astronômico de “como que dois astros se chocando” e gerando uma grande luz na Terra.

        O padre Malachi Martin não cita Garabandal quando ele fala sobre esse aviso. Creio que esse sinal de Nossa Senhora será como o aviso do segundo segredo de Fátima, que apareceu no céu no dia 25 de janeiro de 1938.

        Com certeza o padre Malachi Martin sabia muitos segredos da alta hierarquia da Igreja e um deles parece ser o porquê o Vaticano resolveu construir o telescópio no Arizona.

        Olha, não digo que acredito nessas aparições, mas se essa revelação for realmente verdadeira, pode explicar o motivo do observatório nos EUA:

        Esse assunto me lembra essa música do brasileiro Nando Reis:

      • Malachi Martin fez várias referências, nas suas entrevistas, ao “Aviso” de Garabandal como se pudesse ser tal “evento no firmamento” que ele esperaria para breve. Aqui, por exemplo:

        Ou aqui:

        Malachi Martin era de facto um fervoroso crente nessas aparições de Espanha e enquadrava todo o seu entendimento relativamente ao futuro da Igreja e do Mundo na cronologia das profecias de Garabandal, relacionando-as fortemente com Fátima.

        Relativamente às outras aparições que a Samanta refere, eu não tenho opinião pessoal porque desconheço. Hoje existem videntes por todo o lado e eu tenho tendência a desinteressar-me pela maioria, mais até por pragmatismo do que por ceticismo.

      • A música é interessante… Se não estou em erro, há dias ouvi um astrónomo dizer na televisão que o nosso sistema solar é relativamente invulgar pelo facto de não ser um sistema binário.

    • Samanta, quando ouço certos pronunciamentos do Pe. Malachi Martin, como esse do vídeo que você partilhou, eu tenho a impressão de que o padre tinha muitas informações sigilosas que não poderia divulgar abertamente, daí as suas falas serem um tanto vagas. Mas ele sempre deixava pistas. Neste caso, ele disse que em 10 anos esse acontecimento seria de grande importância. Como ele disse isso em 1996, hoje já se passaram os 10 anos que ele disse. E,diante das informações que temos na internet, acredito que ele estaria falando de um planeta ou asteroide que estaria se aproximando da terra.

      • De acordo com as palavras da vidente Conchita, o tal aviso será “algo semelhante à colisão de duas estrelas” e será assustador. Ela diz também que terá um efeito sobrenatural sobre as nossas consciências, fazendo-nos sentir um enorme horror pelos nossos pecados. Diz ainda que durará apenas alguns minutos, será sentido por todos os habitantes do planeta e impossível de evitar. …

  5. Basto, você já deve ter visto esse artigo da Revista Neues Europa que, segundo foi relatado, tem certos trechos do verdadeiro segredo de Fátima que teriam sido confirmados pelo cardeal Ottaviani.

    https://padrepioandchiesaviva.com/uploads/Third_Secret_Dossier_en.pdf

    Acredito que a grande guerra citada que aconteceria no século XX não veio porque o mundo foi consagrado à Nossa Senhora, mesmo não tendo sido do jeito que o Céu pediu, pode ter havido certos benefícios para a humanidade, como ter ganhado mais tempo para conversão.

      • Basto, eu me referi a certos trechos do “segredo” que estão explicitados no link que mandei e não a ele por completo, que claramente é falso.

        Nesse link que você me passou tem até a citação do que eu disso em relação ao cardeal Ottaviani.

        Os alegados verdadeiros trechos do “segredo” são muito semelhantes ao que foi dito em Akita.

      • De facto existem partes desse texto que são semelhantes ao que foi dito em Akita, mas não acrescenta mais nada à mensagem de Akita…
        Não creio que a mensagem central do 3º Segredo seja um grande conflito mundial, ainda que isso também possa eventualmente fazer parte do texto.

        O próprio Pe. Malachi Martin foi confrontado com esse “segredo” da revista Neues Europa e também o desmentiu e desvalorizou, aqui:

        Se tivesse ali algo de autêntico, provavelmente ele tê-lo-ia confirmado, como o fez relativamente a outras informações com que fora confrontado…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s