Walter Kasper – um herético na ribalta

kasper
Capa de um dos livros do Cardeal Walter Kasper

Walter Kasper é um proeminente cardeal alemão, que tem ocupado funções de destaque na Santa Sé, mas é mais conhecido pelas ideias heréticas que defende abertamente, nos seus livros e declarações públicas, do que propriamente pela santidade da sua doutrina. Tem ideias muito heterodoxas, ou mesmo revolucionárias, acerca do casamento, da família, do divórcio, das relações homossexuais e outros temas afins. A sua proposta mais conhecida e controversa é a de se poder administrar a comunhão eucarística aos divorciados recasados. Noutros tempos seria certamente excomungado ou, indo ainda mais atrás, talvez até queimado numa fogueira…

É evidente que ninguém deseja mal a esta criatura, que podia simplesmente abandonar a Igreja – já que não concorda com a sua doutrina – e entrar numa das denominações religiosas protestantes que há muito ensinam e praticam heresias semelhantes à sua. Mas não, ele não faz isso, falta-lhe humildade para tal. Ele pretende ficar orgulhosamente dentro da Igreja, modificar a doutrina tradicional e levar os fieis atrás das suas heresias e, se possível, até o Papa.

Foi aliás o próprio Papa Francisco quem colocou este cardeal na ribalta, pois enalteceu as ideias contidas num dos seus livros, logo no seu primeiro Angelus, em Roma.

Posteriormente, o Santo Padre colocou os fieis do mundo inteiro a dialogar sobre os problemas da família, nas paróquias, nas dioceses, nas conferências episcopais e, finalmente, no Sínodo da Família. Os pontos de vista heréticos do Cardeal Kasper foram considerados, debatidos e rejeitados pela maioria dos Padres Sinodais – como se a Verdade estivesse dependente de um voto maioritário! Mais uma vez, o destaque que teve este cardeal, bem como as suas ideias imorais, deveu-se à influência Santo Padre, o que em si não seria necessariamente mau.

Por vezes, a melhor forma de contrariar uma ideia errada é dar-lhe inicialmente o destaque necessário, tornando-a bem conhecida nas suas incongruências e debilidades, para depois ser cabalmente desmontada – neste caso à luz da Fé – e finalmente destruída a título definitivo. Uma espécie de maiêutica socrática. No entanto, não foi bem esse método que vimos o Santo Padre utilizar.

Até podemos aceitar que a leitura destas heresias possa ser benéfica para o sono e portanto recomendável para quem sofre de insónias, pois sempre é melhor do que os medicamentos. Agora, para isto ser uma “teologia profunda” ou “serena”, primeiro teria de ser teologia, mas não passa de heresia. Depois, para “fazer teologia de joelhos”, o Cardeal Kasper deverá primeiro ganhar a humildade necessária para aceitar submeter-se ao Magistério da Igreja.

A Verdade não muda ao sabor dos tempos ou das modas, uma vez que é sublime e eterna. E no caso de alguns dos temas que este cardeal pretende modificar na doutrina da Igreja Católica, a Verdade foi selada com a firmeza e o sangue de vários santos e mártires, entre os quais, João Batista, Thomas More e John Fisher, entre outros.

Enquanto o Sínodo da Família não termina verdadeiramente, com a publicação da Exortação Apostólica do Papa Francisco, muitos católicos andam apreensivos e temem que o pior possa acontecer. Para agravar estes temores, o próprio Cardeal Kasper já anda a anunciar uma revolução. Será que estes receios têm algum fundamento? De uma maneira ou de outra, a Verdade prevalecerá, não tenhamos dúvidas. O Papa tem o dever de servir a Verdade, mais do que qualquer outro fiel. Que Deus o ajude a fazê-lo e bem, sem ambiguidades, de forma clara e objetiva, pois disso depende a salvação de muitas almas.

No momento atual, mais preocupante do que a improvável eventualidade de um Papa poder vir a alterar institucionalmente a Verdade sobre o Matrimónio, é a indiferença de muitos cristãos face a essa possibilidade. Pior ainda, muitos desejam mesmo isso. E ainda muito pior, há quem reze a Deus para que isso aconteça. Que pior castigo pode Deus fazer cair sobre a humanidade do que deixar isso acontecer para que ela se condene na sua própria iniquidade? Só se enganam aqueles que querem ser enganados!

Deus é justo e sempre deu a cada geração os Papas merecidos. Façamos por merecer um Papa santo, um Santo Padre.

Basto 3/2016

5 thoughts on “Walter Kasper – um herético na ribalta

  1. Parabéns! Nossa Senhora o ajude a levar esta gloriosa LUTA, quão DOLOROSA CRUZ, para que a Santa Igreja seja, nos seus membros, VERDADEIRAMENTE SANTA, tornando-se merecedora do TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, prometido em FÁTIMA, em 1917, nesta Sua Terra de Santa Maria, Portugal, ONDE, embora não o merecendo, pois hediondas são as sua leis, que urge destruir, extirpar dos nossos códigos legislativos _ contra a vida, contra a família, una e indissolúvel, aberta incondicionalmente à geração dos filhos e à sua educação verdadeiramente católica, baseada no casamento entre homem e mulher, o sacramento do matrimónio, contra o divórcio, contra toda a imoralidade e corrupção dos costumes cristãos-católicos, contra a eutanásia, etc., etc., etc. ,_ SE MANTERÁ SEMPRE O DOGMA DA FÉ, quiçá, atrevo-me, eu, Humberto, seu admirador e leitor, ora iniciado, deste seu oportuno blog, a acrescentar, O REINO DE MARIA, de que fala São Luís Maria Grignion de Monforte no seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, quiçá o V IMPÉRIO, do Padre António Vieira, ou seja, a GESTA DEI PER PORTUCALENSES, isto é a EXALTAÇÃO DA SANTA IGREJA, já santificada POR AQUELE TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, EXTIRPADA POIS, DE TODOS OS MODERNISMOS E PROGRESSISMOS, ATÉ AOS CONFINS DO UNIVERSO, ONDE TUDO, POR MARIA, ESTARÁ INSTAURADO EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s