O Senhor Santo Cristo dos Milagres

Santo Cristo

Decorreu hoje, mais uma vez, em Ponta Delgada, a grandiosa procissão do Ecce Homo. Uma vez por ano, o Senhor daquelas ilhas corre as ruas da maior cidade açoriana. Um verdadeiro “Fidalgo”, conforme lhe chamava a Madre Teresa da Anunciada.

É preciso viver nos Açores, e em especial na Ilha de São Miguel, para se perceber bem a majestade e a candura que tem o olhar de Deus a partir do busto do Santo Cristo dos Milagres que se encontra no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada. O poder da imagem é tal que faz chorar até ateus e agnósticos. A agradável capela onde normalmente é venerado tem um cheiro místico e está sempre escrupulosamente limpa, o que combina com o silêncio e a devoção que ali impera. Um lugar único no mundo, protegido pelo isolamento e beleza daquelas ilhas no meio do Oceano Atlântico.

O calendário das celebrações do Senhor Santo Cristo não é fixo, varia de acordo com o calendário litúrgico católico, em função da Páscoa. No ano de 1917, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima coincidiu – para quem acredita em coincidências – precisamente com o dia da realização da procissão do Santo Cristo nos Açores.

Que Deus hoje abençoe toda a nação açoriana, em Portugal e na diáspora.

Basto 5/2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s