O Cardeal-Patriarca de Lisboa reafirma a sua interpretação da exortação apostólica

FestaFamlia_FB

Num momento em que grande parte da Igreja Católica viu na Amoris Laetitia uma abertura da comunhão eucarística às pessoas divorciadas ‘recasadas’, aceitando-a já com naturalidade, o líder da Igreja Portuguesa continua a interpretar exortação apostólica à luz do magistério tradicional da Igreja. O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, repetiu ontem, na homilia proferida na Festa da Vida e da Família, em Santo Antão do Tojal, aquilo que já tinha dito há um mês atrás.

Consequentemente, o Papa Francisco dá-nos indicações claras e precisas para a vida da Igreja, na sua relação com as famílias. Na esteira dos seus predecessores, insiste na integração eclesial de todos os batizados, inclusive dos divorciados recasados, dizendo em relação a estes que «a sua participação pode exprimir-se em diferentes serviços eclesiais, sendo necessário, por isso, discernir quais das diferentes formas de exclusão atualmente praticadas em âmbito litúrgico, pastoral, educativo e institucional podem ser superadas» (AL, 299). Ainda que não inclua nesta série de exclusões a superar as de ordem sacramental, não dispensa estes irmãos e irmãs da ascensão para Deus, com tudo o que possa e deva ser.

(D. Manuel Clemente in sítio do Patriarcado de Lisboa, 08/05/2016)

392_16050886864686
www.patriarcado-lisboa.pt

O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa mostrou, deste modo, todo o seu apoio à catequese do Papa Francisco sobre a família, no mesmo dia em que apresentou dois livros do Santo Padre publicados em Portugal, no entanto, a sua interpretação continua bem diferente daquela que fez recentemente o Vice-presidente.

Basto 5/2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s