A nova pastoral na Mouraria

A Igreja de São Cristóvão, no coração de um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, está a proporcionar experiências espirituais únicas. Com o objetivo de se angariar fundos para a sua recuperação, foi programado um vasto calendário de eventos culturais faseado em quatro momentos. Entre outras iniciativas, têm-se organizado exposições artísticas, coreografias e afins.

Por exemplo, em Fevereiro teve lugar uma “oração coreográfica” intitulada “Ringue” e dirigida por Madalena Victorino.

oração coreográfica
www.snpcultura.org

«O ringue como metáfora: uma ágora de luta real pela vida. É o teatro do combate franco que se faz face a face com o desconhecido».

Neste momento, que coincide no calendário litúrgico com a Solenidade da Ascensão de Jesus, está patente uma exposição de trabalhos do escultor Rui Chafes, intitulada “Ascensão”. A peça central da exposição, escolhida de propósito, é um enorme escadote colocado no centro da igreja. Para além do escadote, é possível observar ainda… coisas.

escadote
www.snpcultura.org

«Percebi que a ascensão é feita através do esforço, através do nosso próprio peso. E como dizia uma nossa amiga, possivelmente a peça não está a subir mas a descer, a ascensão e a queda são próximos».

Atendendo a estas e outras iniciativas que fazem parte daquele programa cultural ou espiritual, o título não podia ser mais sugestivo: “Não te faltará a distância”. É claro que não.

 

Basto 5/2016

2 thoughts on “A nova pastoral na Mouraria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s