D. Athanasius Schneider pede clarificação ao Papa Francisco

D. Athanasius Schneider, bispo auxiliar de Astana, Cazaquistão, publicou no passado dia 26 de abril, via Rorate Caeli, uma carta aberta onde reclama a necessidade de clarificação do Santo Padre relativamente às ambiguidades que suscitam o texto da Amoris Laetitia. O que o levou a tomar esta atitude foi o facto de a exortação apostólica ter produzido um paradoxo de várias interpretações contraditórias, mesmo entre os bispos, principalmente no que concerne à questão do acesso à comunhão eucarística daqueles que vivem em situação de adultério.

Athanasius Shneider
Rorate Caeli

A recentemente publicada Exortação Apostólica Amoris lætitia (AL), que contém a pletora de riquezas espirituais e pastorais que dizem respeito à vida no Matrimónio e na família Cristã em nossos tempos, infelizmente, num curto período de tempo, levou a interpretações muito contraditórias mesmo entre o episcopado.

Estas interpretações estão já, na prática, a produzir um sacrilégio de escala difícil de quantificar, com a responsabilidade direta dos pastores da Igreja Católica.

A confusão na disciplina sacramental em relação aos divorciados e recasados, com suas implicações doutrinárias inevitáveis, estaria em contradição com a natureza da Igreja Católica, tal como foi descrito por Santo Irineu no século II: “A Igreja, tendo recebido este ensinamento e esta Fé, embora espalhados por todo o mundo, mantém-os com cuidado, como que habitasse numa única casa, e [neles] crê igualmente, como se tivesse uma só alma e um só coração, e anuncia-os, ensina-os e transmite-os, com voz unânime, como se tivesse apenas uma boca” (Adversus hæreses, I, 10, 2).

A Sé de Pedro, isto é, o Soberano Pontífice, é a sustentadora da unidade da Fé e da disciplina sacramental apostólica. Avaliando a confusão acerca da prática sacramental em relação aos divorciados e recasados e as variadas e divergentes interpretações da AL entre sacerdotes e Bispos, pode-se considerar justificado o pedido de explicação ao nosso amado Papa Francisco, o Vigário de Cristo, o “doce Cristo na Terra” (Santa Catarina de Sena), para ordenar a publicação de uma interpretação autêntica da AL, que deve conter, necessariamente, a declaração explícita do princípio disciplinar do Magistério universal e infalível relativo à admissão de casais divorciados e recasados aos Sacramentos, de acordo com a formulação na Familiaris Consortio 84.

Na grande confusão ariana do século IV, São Basílio Magno fez um apelo urgente para o Papa de Roma, pedindo-lhe para dar de sua própria boca uma direção clara, de modo a, finalmente, garantir a unidade no pensamento da Fé e da Caridade (cf. Ep. 70).

Uma interpretação autêntica da AL pela Sé Apostólica traria para toda a Igreja a alegria da clareza (“claritatis lætitia”). Tal clareza garantirá a alegria no amor (“lætitia amoris”), um amor e uma alegria que não seria “de acordo com a mente dos homens, mas com a de Deus” (cf. Mt 16,23). E isso é o que garante a alegria, a vida e a salvação eterna dos divorciados e recasados, e de todos os homens.

† Athanasius Schneider, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Santa Maria em Astana, Cazaquistão

O texto integral da carta pode ser acedido em Português no blogue “Pela Fé Católica”.

D. Athanasius Schneider é um bispo piedoso e destemido, conhecido pela sua dedicação pastoral e fidelidade à Tradição Católica, fortemente marcado pelo flagelo comunista da União Soviética. É membro da Ordem dos Cónegos Regulares de Santa Cruz de Coimbra e um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Fátima.

Um bispo da “periferia” da Igreja, da verdadeira Igreja.

 

Basto 5/2016

One thought on “D. Athanasius Schneider pede clarificação ao Papa Francisco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s