Mais um livro sobre “misericórdia”

livro misericórdia
leblogdejeannesmits.blogspot.pt

O sr. Pe. Pierre Valkering, um pároco holandês da diocese de Haarlem-Amsterdam, ofereceu ao Santo Padre um exemplar do livro “Adeus Menino de Luz”, da autoria do “colorido clérigo” jesuíta Jan van Kilsdonk, agora traduzido para italiano. Pelos vistos, o Santo Padre recebeu o livro de forma calorosa, sentindo-se muito tocado com este acontecimento.

Jan van Kilsdonk – não foi propriamente um profeta – foi um pastor muito à frente do seu tempo, tão à frente que, num entendimento pós-Cristianismo, considerava as tendências homossexuais como uma “inspiração de Deus”. Descobriu os “elementos positivos” existentes nos relacionamentos homossexuais três décadas antes do Sínodo da Família e, cheio de “misericórdia”, já praticava abertamente a pastoral do Arco-íris no século passado. Talvez o tal “espírito santo” das “surpresas” tenha começado a surpreender mais cedo nos Países Baixos…

Kilsdonk3.indd
Adeus Menino de Luz – para quebrar o muro da indiferença

Este livro, pelo que diz a imprensa, é uma coletânea de cerca de 30 sermões fúnebres proferidos por ocasião da morte de jovens homossexuais, muitos deles, seropositivos. O seu autor, várias vezes repreendido pela hierarquia da Igreja, conheceu de perto  a homossexualidade. Este facto só aumenta a gravidade da sua ação pastoral pois, se for verdade que ele não pregava, com clareza, a necessidade de arrependimento e cessação dos comportamentos homossexuais, deve ter contribuído para que muitos “meninos” tivessem adormecido em situação de pecado mortal.

A biblioteca do Vaticano deve andar a precisar de uma limpeza…

 

Basto 6/2016

2 thoughts on “Mais um livro sobre “misericórdia”

  1. Bom dia irmão,

    Paz e vida em Jesus Cristo,

    Li com bastante atenção o que escreveu a suposta vaticanista holandesa Andrea Vreede sobre o acontecimento. Ela se lamenta que ‘o tabu da homosexualidade não vai mudar dentro da Igreja, mas pelo menos o Papa escuta’.

    Ora, essas palavras são dela, e ela pode pensar o que quiser.

    Ela disse também que o Papa recebe dezenas de livros todo dia, mas que ele aceitou especificamente receber o livro do falecido padre Jan van Kilsdonk. Mesma coisa, a vaticanista pode interpretar do jeito que ela quiser.

    Agora sejamos honesto, o fato do Santo Padre ter aceito receber esse livro, em nenhum momento significa que ele valida ou não o conteúdo.

    Temos que tomar muito cuidado com a maneira como a mídia secular ou os setores miserabilistas da Igreja relatam fatos.

    • O caminho certo, Michel, tem de ser o do realismo, tentando evitar o miserabilismo, mas também o do novo-messianismo circense de uns e o do assobiar para o lado de outros.

      O Papa não tem culpa por lhe oferecerem um livro! Alguém tem culpa, dentro do Vaticano, por este acontecimento público, e pouco ingénuo, aparecer incluído na agenda do Santo Padre.

      Mais até… Este acontecimento público poderia ser aproveitado e ter um grande valor pastoral, podendo ser transformado numa verdadeira obra de misericórdia. Bastava, para tal, que o Papa o aproveitasse para contestar, de forma pública e clara, a homopastoral pregada nesse livro, bem como pelos padres e bispos que a defendem. Aparentemente não o fez e, sinceramente, duvido que o venha a fazer.

      Corrigir quem está errado é uma grande “obra de misericórdia”, a qual, neste caso, seria ainda maior pois dela dependem muitas outras pessoas que andam enganadas pelos maus pastores. Não corrigir estes enganos diabólicos é uma falha grave por omissão.

      Obrigado pelo reparo irmão e nunca hesite em corrigir-me. Não sou santo, muito longe disso, nem tenho grande formação teológica ou doutrinal, portanto as correções serão sempre bem-vindas.

      Dominus Vobiscum.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s