E Garabandal?

Hoje, 2 de julho, é o aniversário da alegada 1ª aparição de Nª Sª do Carmo, em 1961, na remota aldeia cantábrica de San Sebastian de Garabandal, no norte de Espanha.

Estas aparições não foram ainda oficialmente aprovadas pela Igreja, do mesmo modo que não foram reprovadas. Como suscitam alguma controvérsia, recomenda-se sempre alguma prudência, no entanto, convém lembrar que Fátima, quando juntou várias dezenas de milhares de pessoas na Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, não devia ser menos controversa.

Apesar das numerosas aparições registadas, a mensagem de Garabandal é bastante curta, tudo o resto são revelações privadas que se prestam a interpretações variadas e também a algumas confusões.

 

Mensagem de Garabandal

18 de outubro de 1961

Temos de fazer muitos sacrifícios, muita penitência, visitar o Santíssimo Sacramento com frequência, mas antes temos de ser muito bons e se não o fizermos, virá sobre nós um castigo. A taça está a encher-se e se não mudarmos virá sobre nós um castigo muito grande.

18 de junho de 1965

Em virtude da minha mensagem de 18 de Outubro não ter sido cumprida nem dada a conhecer ao mundo, advirto-vos, pois, que esta é a última. De inicio, a taça estava a encher, agora está a transbordar. Muitos cardeais, bispos e sacerdotes estão no caminho da perdição e com eles vão muitas almas. Dá-se cada vez menos importância à Eucaristia. Deveis afastar a ira de Deus sobre vós com os vossos esforços. Se Lhe pedirdes perdão com a sinceridade das vossas almas, Ele vos perdoará. Eu, Vossa Mãe, pela intercessão do Arcanjo São Miguel, quero-vos dizer que vos emendeis. Já estais nos últimos avisos. Amo-vos muito e não quero a vossa condenação. Peçam-nos com sinceridade e nós vos daremos. Deveis sacrificar-vos mais. Pensai na Paixão de Jesus.

 

Principais eventos profetizados por ordem cronológica

  1. Aviso – Evento sobrenatural de escala global, visto e sentido individualmente por toda a humanidade.
  2. Milagre – Evento sobrenatural de escala local, visível apenas na zona onde se localiza a aldeia San Sebastian de Garabandal – “os doentes que se encontrarem na aldeia serão curados”.
  3. Castigo – Uma punição terrível da humanidade à escala global. Não é inevitável.

 

juizo final
Benlliure,  por volta de 1918

 

Ressonância da mensagem de Fátima

Em alguns aspetos – apesar de também se verificarem grandes diferenças objetivas – Garabandal assemelha-se a Fátima, parecendo uma continuação.

1) As aparições do Anjo precedem as da Virgem; realça-se a necessidade de penitência e o valor da Eucaristia; anuncia-se um castigo precedido de um aviso prévio, e também um milagre. Do mesmo modo, em Fátima, o anunciado castigo, que viria a ser a 2ª Guerra Mundial, foi precedido de um profetizado aviso, uma luz noturna desconhecida observada a 25 de janeiro de 1938. Também houve um grande milagre para confirmar a veracidade das aparições de Fátima.

2) A última imagem que os pastorinhos viram em Fátima, a 13 de outubro de 1917, foi a de Nossa Senhora do Carmo.

3) Várias personalidades importantes da Igreja manifestaram crédito e interesse nestas aparições, entre tantas outras, o Padre Pio de Pietrelcina, a Madre Teresa de Calcutá e Dom João Pereira Venâncio (antigo Bispo de Leiria-Fátima).

4) As aparições de Garabandal iniciaram-se em 1961, logo após a abertura do envelope do Segredo de Fátima, conforme as instruções de Nª Sª do Rosário, e imediatamente depois da recusa da Igreja Católica, na altura sob o comando do Papa João XXIII, em obedecer às instruções do Segredo.

5) O Pe. Malachi Martin, alegado conhecedor do conteúdo do Segredo de Fátima – alegação que nunca foi contestada -, afirma que a mensagem de Garabandal é “a repetição do Segredo de Fátima em versão resumida”.

 

Relevância das aparições para o momento atual

1) A Eucaristia nunca foi tão desvalorizada – a palavra mais correta é agredida – dentro da Igreja como hoje. Atualmente, através de um pretenso novo e falso conceito de misericórdia, defendido abertamente por muitos proeminentes prelados católicos, promove-se a realização de sacrilégios eucarísticos em larga escala, com a conivência da hierarquia religiosa. Já para não falar de todas as heterodoxias e abusos, cada vez mais ousados, que passaram a admitir-se nas celebrações eucarísticas a partir da década de sessenta.

2) Foi ali anunciado o número de Papas que reinariam, após a morte de João XXIII, até ao momento em que as profecias de Garabandal se concretizarão, ou seja, até “ao final dos tempos”. Se essa previsão estiver certa, a contagem termina em Bento XVI.

3) Os eventos profetizados em Garabandal ocorrerão, de acordo com a principal vidente, Conchita Gonzales, depois de um sínodo, num momento em que a Igreja viveria numa situação semelhante a um cisma.

4) A Europa entrará em tumulto, logo após o regresso do Papa de uma viagem à Rússia. A eventualidade de um Papa visitar a Rússia sempre pareceu impossível, pelo menos durante os últimos cem anos, mas hoje, com o Papa Francisco, tornou-se bastante provável.

5) Foi predito que o comunismo iria regressar e, de facto, já estamos a assistir à emergência global de uma nova forma de comunismo, disfarçada de ecologia, ao mesmo tempo que, um pouco por todo o mundo capitalista, a contestação social sobe visivelmente de tom nas ruas.

Todos estes aspetos reacendem o interesse por Garabandal, convidando-nos a manter um olho no que se passa na Cordilheira Cantábrica. No entanto, é necessário observar todo este fenómeno com alguma prudência, uma vez que estas aparições, para além de levantarem algumas questões polémicas, elas ainda não foram aprovadas pela Igreja Católica.

Basto 07/2016

Guardar

Guardar

21 thoughts on “E Garabandal?

  1. Bastiano, o administrador do blogue francês “O Caminho do Céu”, dedicado a Garabandal, informou no seu blogue que falou recentemente por telefone com Conchita, a principal vidente de Garabandal.
    http://lavoieduciel.canalblog.com/archives/2017/03/19/35069297.html
    O aspeto mais interessante desta informação é que Conchita terá reafirmado a profecia dos 3 Papas depois de João XXIII até ao “fim dos tempos”, desmentindo assim alguns rumores de que ela teria afinal referido 4 e não 3 Papas.
    Se a profecia estiver certa, nós estamos agora precisamente a viver o período do “fim dos tempos” anunciado em Garabandal (3 Papas: Paulo VI; João Paulo I; João Paulo II). Admitindo esta profecia, o período do “fim dos tempos” (na linguagem de Garabandal) ter-se-á iniciado com a morte de João Paulo II e está ainda a decorrer.

    Bastiano, que deverá ter hoje cerca de 66 anos, conheceu Conchita em Nova Iorque e também já se encontrou com ela em Fátima, mantendo atualmente contacto telefónico regular com a vidente desde há vários anos. Conheceu também as outras videntes e vários residentes de Garabandal, onde se desloca com alguma frequência.

    • O amigo americano da Conchita, Glenn Hudson, afirma justamente o contrário, que na verdade são quatro papas.

      “Após o Papa João XXIII, apenas virão mais três Papas e depois……fim dos tempos. Não, quatro, porque um deles não é tido em conta na realidade, a Virgem Maria disse-me “.

      A Conchita disse em entrevista que as pessoas vão ver que estamos no fim dos tempos quando o aviso vier e durante o reinado de Bento VXI ele não veio. Creio que virá durante o pontificado do Papa Francisco.

      • Esse é um dos grandes problemas relativos à informação sobre Garabandal, versões contraditórias no que concerne a alguns detalhes… É preciso também ter em atenção que Bento XVI continua vivo, veste-se de Papa e é tratado por Papa… Pessoalmente, desconfio que já estamos nesse tal período a que chamam “fim dos tempos” e é precisamente a coexistência de dois Papas com doutrinas divergentes que me faz pensar assim.

        Relativamente a essa alegada profecia dos Papas, se não estou em erro, foi Albrecht Weber, no seu livro «Garabandal – Der Zeigefinger Gottes» (“Garabandal, o dedo de Deus”), quem descreveu esse episódio, mas não tenho a certeza.

  2. Eis o Sínodo da Amazônia, Invasão da Euro por muçulmanos, propagação do comunismo em todo o mundo e etc, toda profecia se realizando diante de nossos olhos.
    Já há um bom tempo divulgo as aparições para familiares e amigos, porém poucos estão dando crédito e não acreditam. Estou me precavendo como na parábola das 10 virgens, porém vejo que muitas pessoas que amo não estão se esforçando e se resguardando. Preciso melhorar muito, mas sei que irei conseguir.
    Há um bom tempo venho estudando as profecias Marianas e do Santos, realmente presenciaremos coisas que nenhuma outra geração presenciou.

    Maranata Senhor Jesus!

  3. Lembro-me muito bem de quando li pela primeira vez sobre as aparições de Garabandal, em 2015. Por morar em Curitiba, no Brasil, nunca sequer tinha ouvido falar dessas aparições. Nossa Senhora foi muito clara ao se referir ao tal sínodo, dizendo que seria um evento bem importante na Igreja. Eu vejo que Ela se mostrou específica nessa informação para que não pensássemos que estivesse se referindo a outros sínodos anteriormente realizados no pontificado de Francisco. Em relação ao sínodo da Amazônia, previsto para outubro desse ano, ao começar o ano de 2019 – quando ainda estava de férias da faculdade – tirei um tempo para voltar a pesquisar mais sobre o assunto. Quando relembrei sobre a questão do sínodo, verifiquei que para essa ano estava agendado esse sínodo com um tema um tanto quanto diferente dos demais já realizados. A princípio, esse sínodo me pareceu irrelevante. Entretanto, muitos têm dito que esse promete muitas intervenções na Igreja tal como conhecemos atualmente (inclusive bispos e cardeais). Provavelmente seja esse o sínodo ao qual se referiu a Virgem Maria. Sinceramente, creio que também por ser jovem, eu ainda sou demasiado acovardado em divulgar essas informações sobre Garabandal às pessoas que conheço, até mesmo aos da minha família. Mas por outro lado, isso me faz refletir sobre as palavras de Jesus: “A quem muito foi dado, muito será cobrado.” Pois bem, sempre que acesso o blog me sinto grato por ter alguém disposto a divulgar e comentar sobre inúmeras situações muito relevantes a respeito da Igreja na atualidade.

    • Caro André, não proclamar abertamente as aparições de Garabandal não é um ato de cobardia mas de respeito pela posição oficial da Igreja. Como sabemos, a Igreja ainda não tomou uma posição definitiva sobre Garabandal.

      Eu também sigo com muito interesse, desde há cerca de 20 anos, o fenómeno de Garabandal porque me parece que faz cada vez mais sentido. No entanto, também tenho algumas reservas sobre alguns pormenores sobre os quais espero que a Igreja um dia se pronuncie.

      Aceito, contudo, que algumas pessoas possam ter mais certezas do que eu sobre Garabandal por terem eventualmente recebido inspiração de Deus para tal. O que, confesso, ainda não aconteceu comigo. Muita gente também acreditou completamente no fenómeno de Fátima antes de ser aprovado pela Igreja.

    • Basto, obrigado por partilhar essa notícia.

      Eu, particularmente, conheço muito pouco sobre essa aparição. Mas gosto de saber sobre aparições de Nossa Senhora.

      Outro dia eu estava vendo um vídeo curto sobre o Pré-Aviso. Não sabia nada sobre isso. O que seria esse Pré-Aviso?

    • Uma pessoa que teve contado com quem já assistiu esse filme disse que ele não cita as profecias de Garabandal e que o filme começa com uma das videntes fingindo (brincando) que está tendo uma aparição. Uma pena.

      • Eu ainda não o vi, Samanta, portanto ainda não tenho opinião. Tenciono aproveitar esta oportunidade para o ver, uma vez que dificilmente passará pelos cinemas portugueses. Mas olhe que tenho visto boas referências a esse filme da parte de pessoas e páginas bastante ligadas a Garabandal.

        Uma delas é esta aqui, por onde eu passo de vez em quando, que pertence a um cidadão francês que atualmente vive grande parte do tempo em Lisboa:
        https://garabandalnews.org/

        Ele é conhecido na web pelo nickname “Aviso”, é alguém que se desloca frequentemente a Garabandal, conhece alguma população local, incluindo o pároco e familiares das videntes. Este é já, se não estou em erro, o seu terceiro blogue sobre Garabandal.

        Acompanhei de perto o seu primeiro em 2013, 2014… (na minha opinião, o melhor), entretanto foi encerrado, alguns meses depois criou um segundo que teve um tempo de existência muito curto e finalmente o blogue atual, que eu tenho frequentado menos por não me identificar muito com a sua atual linha editorial. Ainda assim, penso que é, para mim, um sítio de referência muito importante em matéria de informação sobre Garabandal.

      • Basto, não conhecia esse blog, vou ver, obrigada pela indicação.

        Eu fiquei sabendo sobre essa informação a respeito do filme através de um brasileiro que tem contato com um amigo da Conchita, que participa do mesmo grupo de oração que ela nos EUA.

        Pretendo ver o filme, mas confesso fiquei um pouco desanimada quando fiquei sabendo o que comentei.

        Depois fale aqui o que achou do filme, por favor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s