E Garabandal?

Hoje, 2 de julho, é o aniversário da alegada 1ª aparição de Nª Sª do Carmo, em 1961, na remota aldeia cantábrica de San Sebastian de Garabandal, no norte de Espanha.

Estas aparições não foram ainda oficialmente aprovadas pela Igreja, do mesmo modo que não foram reprovadas. Como suscitam alguma controvérsia, recomenda-se sempre alguma prudência, no entanto, convém lembrar que Fátima, quando juntou várias dezenas de milhares de pessoas na Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, não devia ser menos controversa.

Apesar das numerosas aparições registadas, a mensagem de Garabandal é bastante curta, tudo o resto são revelações privadas que se prestam a interpretações variadas e também a algumas confusões.

Mensagem de Garabandal

18 de outubro de 1961

Temos de fazer muitos sacrifícios, muita penitência, visitar o Santíssimo Sacramento com frequência, mas antes temos de ser muito bons e se não o fizermos, virá sobre nós um castigo. A taça está a encher-se e se não mudarmos virá sobre nós um castigo muito grande.

 

18 de junho de 1965

Em virtude da minha mensagem de 18 de Outubro não ter sido cumprida nem dada a conhecer ao mundo, advirto-vos, pois, que esta é a última. De inicio, a taça estava a encher, agora está a transbordar. Muitos cardeais, bispos e sacerdotes estão no caminho da perdição e com eles vão muitas almas. Dá-se cada vez menos importância à Eucaristia. Deveis afastar a ira de Deus sobre vós com os vossos esforços. Se Lhe pedirdes perdão com a sinceridade das vossas almas, Ele vos perdoará. Eu, Vossa Mãe, pela intercessão do Arcanjo São Miguel, quero-vos dizer que vos emendeis. Já estais nos últimos avisos. Amo-vos muito e não quero a vossa condenação. Peçam-nos com sinceridade e nós vos daremos. Deveis sacrificar-vos mais. Pensai na Paixão de Jesus.

 

Principais eventos profetizados por ordem cronológica

  1. Aviso – Evento sobrenatural de escala global, visto e sentido individualmente por toda a humanidade.
  2. Milagre – Evento sobrenatural de escala local, visível apenas na zona onde se localiza a aldeia San Sebastian de Garabandal – “os doentes que se encontrarem na aldeia serão curados”.
  3. Castigo – Uma punição terrível da humanidade à escala global. Não é inevitável.

 

juizo final
Benlliure,  por volta de 1918

 

Ressonância da mensagem de Fátima

Em alguns aspetos – apesar de também se verificarem grandes diferenças objetivas – Garabandal assemelha-se a Fátima, parecendo uma continuação.

1) As aparições do Anjo precedem as da Virgem; realça-se a necessidade de penitência e o valor da Eucaristia; anuncia-se um castigo precedido de um aviso prévio, e também um milagre. Do mesmo modo, em Fátima, o anunciado castigo, que viria a ser a 2ª Guerra Mundial, foi precedido de um profetizado aviso, uma luz noturna desconhecida observada a 25 de janeiro de 1938. Também houve um grande milagre para confirmar a veracidade das aparições de Fátima.

2) A última imagem que os pastorinhos viram em Fátima, a 13 de outubro de 1917, foi a de Nossa Senhora do Carmo.

3) Várias personalidades importantes da Igreja manifestaram crédito e interesse nestas aparições, entre tantas outras, o Padre Pio de Pietrelcina, a Madre Teresa de Calcutá e Dom João Pereira Venâncio (antigo Bispo de Leiria-Fátima).

4) As aparições de Garabandal iniciaram-se em 1961, logo após a abertura do envelope do Segredo de Fátima, conforme as instruções de Nª Sª do Rosário, e imediatamente depois da recusa da Igreja Católica, na altura sob o comando do Papa João XXIII, em obedecer às instruções do Segredo.

5) O Pe. Malachi Martin, alegado conhecedor do conteúdo do Segredo de Fátima – alegação que nunca foi contestada -, afirma que a mensagem de Garabandal é “a repetição do Segredo de Fátima em versão resumida”.

 

Relevância destas aparições no momento atual

1) A Eucaristia nunca foi tão desvalorizada – a palavra mais correta é agredida – dentro da Igreja como hoje. Atualmente, através de um pretenso novo e falso conceito de misericórdia, defendido abertamente por muitos proeminentes prelados católicos, promove-se a realização de sacrilégios eucarísticos em larga escala, com a conivência da hierarquia religiosa. Já para não falar de todas as heterodoxias e abusos, cada vez mais ousados, que passaram a admitir-se nas celebrações eucarísticas a partir da década de sessenta.

2) Foi ali anunciado o número de Papas que reinariam, após a morte de João XXIII, até ao momento em que as profecias de Garabandal se concretizarão, ou seja, até “ao final dos tempos”. Se essa previsão estiver certa, a contagem termina em Bento XVI.

3) Os eventos profetizados em Garabandal ocorrerão, de acordo com a principal vidente, Conchita Gonzales, depois de um sínodo, num momento em que a Igreja viveria numa situação semelhante a um cisma.

4) A Europa entrará em tumulto, logo após o regresso do Papa de uma viagem à Rússia. A eventualidade de um Papa visitar a Rússia sempre pareceu impossível, pelo menos durante os últimos cem anos, mas hoje, com o Papa Francisco, tornou-se bastante provável.

5) Foi predito que o comunismo iria regressar e, de facto, já estamos a assistir à emergência global de uma nova forma de comunismo, disfarçada de ecologia, ao mesmo tempo que, um pouco por todo o mundo capitalista, a contestação social sobe visivelmente de tom nas ruas.

Todos estes aspetos reacendem o interesse por Garabandal, convidando-nos a manter um olho no que se passa na Cordilheira Cantábrica. No entanto, é necessário observar todo este fenómeno com alguma prudência, uma vez que estas aparições, para além de levantarem algumas questões polémicas, elas ainda não foram aprovadas pela Igreja Católica.

 

Basto 7/2016

Guardar

Guardar

2 thoughts on “E Garabandal?

  1. Bastiano, o administrador do blogue francês “O Caminho do Céu”, dedicado a Garabandal, informou no seu blogue que falou recentemente por telefone com Conchita, a principal vidente de Garabandal.
    http://lavoieduciel.canalblog.com/archives/2017/03/19/35069297.html
    O aspeto mais interessante desta informação é que Conchita terá reafirmado a profecia dos 3 Papas depois de João XXIII até ao “fim dos tempos”, desmentindo assim alguns rumores de que ela teria afinal referido 4 e não 3 Papas.
    Se a profecia estiver certa, nós estamos agora precisamente a viver o período do “fim dos tempos” anunciado em Garabandal (3 Papas: Paulo VI; João Paulo I; João Paulo II). Admitindo esta profecia, o período do “fim dos tempos” (na linguagem de Garabandal) ter-se-á iniciado com a morte de João Paulo II e está ainda a decorrer.

    Bastiano, que deverá ter hoje cerca de 66 anos, conheceu Conchita em Nova Iorque e também já se encontrou com ela em Fátima, mantendo atualmente contacto telefónico regular com a vidente desde há vários anos. Conheceu também as outras videntes e vários residentes de Garabandal, onde se desloca com alguma frequência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s