Ad Orientem

ad orientem
Carreño de Miranda, séc. XVII (vista parcial)

 

O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, voltou ontem a incitar todos os padres católicos a celebrarem as Missas Ad Orientem, ou seja, de costas para o povo e olhos postos no altar. Desta vez foi mais longe, pedindo que houvesse uma preparação de modo a que essa alteração possa entrar em vigor já nas Missas celebradas a partir de 27 de novembro, primeiro Domingo do Advento.

Cardinal_Robert_Sarah
Cardeal Robert Sarah (Foto de Salefran)

Pode parecer um pedido estranho, mas está a sugerir apenas que os padres voltem a adotar a mesma prática de sempre na celebração da Santa Missa. É a ordem natural das coisas. O Cordeiro de Deus é imolado no altar e nós prostramo-nos perante a Sua presença, em reverência, primeiro o padre e depois o seu povo. É do “oriente litúrgico” que vem a Luz.

Trata-se de olhar todos juntos para a abside que simboliza o oriente onde está o trono da cruz do Senhor ressuscitado.

Com esta maneira de celebrar, experimentaremos, também com o corpo, a primazia de Deus e da adoração. Compreenderemos que a liturgia se trata em princípio de nossa participação no sacrifício perfeito da cruz.

[…]
Com frequência, o sacerdote já não celebra o amor de Cristo através do seu sacrifício, mas um encontro entre amigos, uma partilha, um momento fraterno. Ao procurar inventar liturgias criativas ou festivas, corremos o risco de um culto muito humano, à altura de nossos desejos e das modas do momento.

(Cardeal Sarah a 23/05/2016)

Esta exortação do Cardeal Sarah refere-se, evidentemente, à celebração da Missa na sua  Forma Ordinária do Rito Romano, uma vez que a Forma Extraordinária, a Missa Tridentina, é sempre celebrada Ad Orientem.

– Ganhem coragem senhores Padres, aceitem este desafio!

 

Basto 7/2016

3 thoughts on “Ad Orientem

  1. O Papa Francisco modificou a composição da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos através da nomeação de 27 novos membros.

    http://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2016/10/28/0775/01733.html#me
    https://www.lifesitenews.com/news/vatican-steers-congregation-for-divine-worship-to-the-left-with-new-appoint

    Os jornais católicos acreditam que esta remodelação irá isolar o Cardeal Sarah na reforma da reforma da – digamos assim – que este cardeal vinha a tentar fazer, dado o elevado número de modernistas que constam nesta lista. Desde que ocupara o cargo de Prefeito para aquela importante congregação pontifícia, o Cardeal Sarah tem vindo a tentar corrigir erros e excessos cometidos na liturgia devido a interpretações erróneas do que fora aprovado no Concílio Vaticano II.

    Muita gente acredita que Sarah fora um erro de ‘casting’ do Papa Francisco…

  2. Em resposta à proposta do Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no passado mês de dezembro, o Cardeal Burke anunciou que, a partir de agora, no Santuário de Nª Sª de Gadalupe, em La Crosse, Wisconsin (EUA), as missas passarão a ser celebradas “ad orientem”.
    http://www.guadalupeshrine.org/cardinal-burke-announces-offering-of-the-holy-mass-ad-orientem

    Este santuário, onde a Eucaristia é celebrada diariamente pelos Franciscanos da Imaculada, foi fundado pelo Cardeal Raymond Burke. A sua construção iniciou-se a 13 de maio de 2004.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Shrine_of_Our_Lady_of_Guadalupe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s