O fim das palhaçadas litúrgicas

Esta é uma boa notícia em tempo de crise. O diretor do Secretariado Nacional da Liturgia, o Pe. Lourenço Ferreira, declarou, na sua intervenção de encerramento do 42º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que as celebrações interessadas no espetáculo são contrárias ao espírito da liturgia e concretizou.

(…) “As celebrações de bonecos e palhaços em movimento têm os dias contados, porque não procedem nem conduzem a Cristo crucificado” e os cânticos que servem para “divertir o pessoal” acabam “por espantar os fiéis”.

(…) “A mensagem de Fátima resume o espírito da liturgia: penitência e oração. Ambas devem andar juntas. Os problemas e as dificuldades da prática litúrgica podem resumir-se à difícil convivência entre a penitência e a oração”.

(in Ecclesia, 29/07/2016)

A notícia não explica, contudo, como poderá proceder a hierarquia da Igreja Portuguesa para impedir que aconteçam essas palhaçadas. Esperemos o discurso não seja uma mera intenção académica porque, infelizmente, a tendência para se fazer do Santo Sacrifício da Missa um espetáculo divertido e atrativo ganhou contornos de epidemia, e não é só em Portugal.

As palhaçadas e outros abusos, com diferentes graus de gravidade, encontram-se um pouco por todo o lado, passando pelos vários níveis da hierarquia eclesiástica.

Às vezes é mesmo assim, ao cair, precisamos de bater bem no fundo para percebermos a gravidade da nossa queda, mas estamos sempre a tempo de nos levantarmos.

E já agora podemos colocar uma questão: para quando é que o Motu Proprio “Summorum Pontificum” de Bento XVI será finalmente aplicado em Portugal? Não terão os fieis portugueses também o direito de escolher o rito através do qual desejam participar na Santa Missa? Parece que esta questão vai continuar ainda sem resposta.

 

Basto 8/2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s