Via mexicana para o casamento gay

nuncio-mexico
El Universal, 25/10/2016

O México, um país tradicionalmente católico, vive atualmente um período de grande contestação social depois de o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, no passado mês de maio, ter anunciado a legalização do “casamento homossexual”. Dois meses depois, em julho, o Papa Francisco nomeia o bispo italiano D. Franco Coppola como o novo núncio apostólico no México. Logo no seu primeiro dia de funções, o núncio papal demarcou-se dos protestos da sociedade católica daquele país para propor, em alternativa, uma “via mexicana” de compromisso entre a posição católica e o lobby gay.

Mas serão, por acaso, as leis humanas – a Declaração Universal dos Direitos Humanos – mais importantes que a Lei de Deus? Fica a questão no ar…

O representante da Santa Sé no México chega mesmo a citar o Santo Padre para defender a sua “via mexicana” de compromisso entre o catolicismo e o lobby gay.

nuncio-mexico2
El Sol de México, 11/11/2016

A partir da leitura dos jornais, podemos já deduzir algum sucesso pastoral deste novo núncio papal no México, dada a missão a que se propunha cumprir.

 

Basto 11/2016

One thought on “Via mexicana para o casamento gay

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s