O Papa confirma que, na sua viagem a Portugal, em maio de 2017, irá “só a Fátima”, resistindo assim à insistência do Patriarca de Lisboa que desejava que, pelo menos, aterrasse no aeroporto de capital, dada a proximidade de Fátima. O voo papal rumará então diretamente à base aérea de Monte Real, no distrito de Leiria.
“Eu quero ir a Fátima, só a Fátima, ver a Senhora.”
(Papa Francisco ao Patriarca de Lisboa, a 20 de novembro de 2016, in Agência Ecclesia, 22/11/2016)
O Santo Padre, desde muito cedo, mostrou uma grande devoção pela “Senhora”, particularmente pela Senhora desatanudos, cuja popularização universal se deve essencialmente a ele.
Portugal é a terra de Nossa Senhora, são tantos os santuários marianos plantados neste último pedaço da Europa que seria difícil traçar um roteiro papal com os sítios a visitar. Se calhar foi mesmo isso que levara o Santo Padre a optar por ficar apenas por ali, apesar da persistência das autoridades civis e religiosas e da conhecida vontade popular.
A vaticanista portuguesa Aura Miguel explica aquilo que afirma ser o “critério” do Papa nas viagens apostólicas dentro do velho continente:
Todos nós temos os nossos critérios e o Santo Padre lá terá também os seus…
Basto 11/2016
É oficial, o Vaticano confirmou à Presidência da República a presença do Papa Francisco em Fátima nos dias 12 e 13 de maio.
http://observador.pt/2016/12/15/papa-francisco-vai-estar-em-fatima-a-12-e-13-de-maio/
O Bispo de Leiria-Fátima está profundamente feliz com a notícia.