Palavra do ano: “pós-verdade”

A expressão “pós-verdade” foi a escolhida pela Oxford Dictionaries como a palavra do ano de 2016.

post-truth2
Oxford Dictionaries

 

Depois de muita discussão, debate e pesquisa, a Palavra do Ano de 2016 da Oxford Dictionaries é “pós-verdade” – um adjetivo definido como “relacionado ou denotando circunstâncias nas quais factos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e crença pessoal.

(Oxford Dictionaries, 2016)

De acordo com os dados apresentados, a expressão, até então periférica, começou a ganhar centralidade editorial em meados de abril, surgindo, desde então, cada vez mais frequentemente na comunicação social, nomeadamente, em matérias políticas.

post-truth
Oxford Dictionaries

Este termo aplica-se sobretudo à prevalência de um determinado tipo de discurso político e social, próprio de uma “sociedade pós-verdade” que vive numa nova “era pós-verdade” e desvaloriza a verdade. Estará a Igreja Católica imune a esta onda social? Será que a Verdade suprema, perene e sublime, não tem sido também secundarizada perante tantos “apelos à emoção” e à subjetividade da “crenças pessoais”?

A escolha da Oxford Dictionaries é também bastante pertinente para o âmbito religioso, nomeadamente neste ano de 2016, quando os católicos se debatem perante a popularidade de um novo entendimento pós-verdadeiro da Misericórdia de Deus. A este, juntam-se também alguns grandes chavões de pregação mediáticos como: acompanhamento, discernimento, integração, acolhimento, entre outros, cuja semântica agora imposta, em tantos casos, difere radicalmente daquela que prevaleceu durante dois milénios… Não será isso a pós-Verdade Cristã?

O momento que vivemos é um desafio constante e violento para as nossas mentes e para as nossas almas, o qual exige de nós uma força sobrenatural. É como se tivesse passado por nós um turbilhão que deixou tudo fora do lugar, tudo desarrumado: padrões, leis, conceitos, princípios, crenças, sensibilidades, enfim, tudo… Quem é que consegue resistir a esta loucura?

Se perdermos o juízo, salvemos ao menos a nossa Fé!

 

Basto 12/2016

3 thoughts on “Palavra do ano: “pós-verdade”

  1. Dentro de pouco tempo conheceremos a palavra do ano em Portugal:

    Eu aposto na palavra “geringonça”, contudo gostaria de aumentar o seu âmbito não apenas ao ano de 2016 mas às últimas 4 décadas anos para caracterizar os desígnios da nação portuguesa na era democrática, olhando para as expectativas e para os resultados ou para falta destes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s