O “milagre” de São Januário não se realizou

Mau presságio em Nápoles…

Na passada sexta-feira, dia 16 de dezembro, na tradicional cerimónia religiosa em memória da intercessão de São Januário em 1631 para salvar Nápoles das lavas do Vesúvio, o sangue não se liquefez dentro da ampola do relicário. Este facto representa um mau agouro na tradição napolitana. Normalmente, o sangue de São Januário, que se encontra no estado sólido, liquefaz-se três vezes por ano. Para além da data referida, o milagre costuma ter lugar também no dia de São Januário, a 19 de setembro, e na véspera do primeiro domingo de maio, quando se recorda a primeira transladação do seu corpo.

Esta tradição tem cerca de 600 anos. O jornal italiano La Stampa informou que o sangue de São Januário não se liquefez pela primeira vez em 36 anos. De acordo com a informação do mesmo jornal, as últimas vezes em que isso aconteceu coincidiram com catástrofes locais, nacionais ou internacionais, concretamente:

  • 1939 – iníciou-se a Segunda Guerra Mundial
  • 1940 – Itália entrou na Segunda Guerra Mundial
  • 1943 – começou a ocupação nazi na Itália
  • 1973 – Nápoles sofreu uma epidemia de cólera
  • 1980 – o sismo de Irpinia sacudiu violentamente o sul da Itália

 

Não deixa de ser um sinal interessante que acontece a poucos meses do centenário das aparições de Fátima…

Basto 12/2016

2 thoughts on “O “milagre” de São Januário não se realizou

  1. Anderson 23 de Dezembro de 2016 / 12:03

    Católicos não devem acreditar em magias e superstições… E isso aí seria o que?!? Superstição pura! Hipocrisia, a gente vê por aqui.

    • Basto 23 de Dezembro de 2016 / 13:04

      Não conheço suficientemente este “milagre” para poder formar uma opinião sobre o assunto, daí a utilização de aspas quando lhe chamei milagre. Admito, contudo, que acho este fenómeno bastante interessante, o qual deve ser observado sem qualquer tipo de obsessão ou fanatismo. Com esta publicação, não fiz mais do que reportar aqui o sucedido, seria mais hipócrita se fizesse de conta que não reparei nesse com interesse nesse acontecimento!

      Compreendo a sua preocupação Anderson, mas sinceramente estou convencido de que os Católicos têm problemas bem maiores do que esse…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s