Santa Maria Mãe de Deus

mog-bradford

Hoje é o dia da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, a Theotókos (palavra grega utilizada pelas igrejas católicas orientais e pelas igrejas ortodoxas). “Mãe de Deus” é o mais glorioso de todos os títulos atribuídos a Nossa Senhora. A Maternidade Divina da Virgem Maria é um dos quatro dogmas marianos, tendo sido proclamado, no ano 431, pelo I Concílio de Éfeso.

Na Igreja Católica de Rito Latino, a festa da “Maternidade da Santíssima Virgem Maria” começou por ser celebrada inicialmente em Portugal, desde 1914, no dia 11 de outubro. Em 1931, no 15º Centenário do I Concílio de Éfeso, o Papa Pio XI universalizou esta celebração a toda a Igreja, instituindo-a como Festa Litúrgica, assinalada no calendário católico a 11 de outubro. A revisão litúrgica levada a cabo em 1969 transferiu-a para o tempo litúrgico do Natal, sendo agora festejada no dia 1 de janeiro de cada ano.

O dia 1 de janeiro é também, desde 1968, o Dia Mundial da Paz. Esta ideia partiu do Papa Paulo VI, tendo sido transmitida ao mundo numa carta publicada no dia 8 de dezembro, na solenidade da Imaculada Conceição, de 1967.

 

Basto 1/2017

7 thoughts on “Santa Maria Mãe de Deus

  1. Viva à Mãe de Deus e nossa! Que ela obtenha uma maior misericórdia de Deus para nós nesse ano de 2017 que se inicia.

    Desejo-lhe um Feliz Ano Novo, Basto!

    Ah, belíssimo concerto do Mons. Marco Frisina. 🙂

  2. Queria partilhar uma mensagem de Ano Novo tirada do Diário de Santa Faustina.

    “Saúdo-te, Ano Novo! […] Eis que hoje, com vontade amorosa, submeto-me inteiramente à Vossa santa vontade, ó Senhor, e aos Vossos mais sábios desígnios, que são sempre para mim os mais amorosos e cheios de misericórdia, embora, muitas vezes não os possa compreender nem penetrar. Mestre meu, eis que Vos entrego totalmente o leme da minha alma; conduzi-a Vós mesmo segundo os Vossos divinos agrados. Encerro-me no Vosso Coração compassivo, que é um mar de misericórdia insondável.” (Diário de Santa Faustina Kowaska nn. 1449-1450)

    Welcome New Year
    Diary 1449-1450

    Welcome New Year. So today I submit myself completely and with loving consent to Your holy will, O Lord, and to Your most wise decrees, which are always full of clemency and mercy for me, though at times I can neither understand nor fathom them. O my Master, I surrender myself completely to You, who are the rudder of my soul; steer it Yourself according to Your divine wishes.

  3. Queria partilhar mais uma coisa. É uma linda oração que recebi por e-mail e merece ser divulgada, tão belo e desejável é o que ela pede.

    ORAÇÃO A JESUS E MARIA NO DIA 1º DO ANO

    Sem dúvida, Vós, Jesus, e vós, Maria, quereis que amemos aquilo que Vós amais. Por isso, bom Filho, rogo-Vos, pelo afeto com que amais vossa Mãe, que me concedais amá-La como Vós a amais e como desejais que eu a ame. E vós, boa Mãe, obtende-me a mesma coisa a respeito do vosso Filho.
    O que peço está bem dentro da vossa vontade. Por que fariam os meus pecados que isso não esteja no vosso poder?
    Amador misericordioso dos homens: Vós chegastes a amar até à morte os que eram vossos réus; podereis indeferir os que vos pedem amor a vossa Mãe?
    Ó Mãe deste nosso amador, que O levastes no ventre e lhe destes o leite, não poderíeis ou não quereríeis alcançar-nos o seu amor? Que o meu espírito vos venere como mereceis; que o meu coração vos ame como é justo; que a minha alma vos prefira como convém; que vos sirva o meu corpo como é devido, e nisto se empregue a minha vida, de modo que eternamente possa eu cantar: Bendito o Senhor para sempre, amém.

    Santo Anselmo de Canterbury

Deixe uma Resposta

