McVatican: “¿Qué pasa?”

A multinacional americana McDonald’s, um dos maiores símbolos mundiais do capitalismo e do consumismo, acabou de inaugurar, na passada sexta-feira, um restaurante em Roma, junto à Praça de São Pedro, num edifício arrendado à Santa Sé.

Um McDonal’s abre junto à Praça de São Pedro e nem todos lovin’it (o amam – slogan comercial da empresa). O McVatican arrendará o espaço do Vaticano por 30.000 euros por mês.

Os cardeais que vivem na parte superior do edifício consideram o McDonald’s um desrespeito pelas tradições locais e a sua ementa pouco saudável e questionável. Afirmam que esse espaço deveria ser usado ao serviço dos desalojados, alguns dos quais vivem há vários anos no exterior do edifício. Alegadamente, um desses cardeais chegou mesmo a escrever ao Papa pedindo-lhe para intervir.

(Legenda do vídeo acima, da Catholic News Agency, 21/10/2016)

Tradução: odogmadafe.wordpress.com

É caso para perguntar à cúria romana: “¿Qué pasa?”

 

Basto 1/2017

3 thoughts on “McVatican: “¿Qué pasa?”

  1. Engraçado! O Papa Francisco prega tanto contra o capitalismo (e não estou defendendo o mesmo) e o McDonald é um dos símbolos do capitalismo. Não dá pra entender o que está acontecendo no Vaticano! Apenas uma suposição (ou um chute como se diz), seria uma forma de secularizar o Vaticano, tornando-o um estado com outro qualquer?!

    • Há algumas semanas atrás vi esta noticia com alguma resignação, afinal o que pode fazer um estado tão pequeno contra a exploração comercial de espaços localizados no município de Roma, ou seja, fora dos seus limites de soberania? As áreas da cidade de Roma contíguas à Santa Sé regem-se pelas leis da Republica Italiana, estão fora do alcance da administração da Cidade do Vaticano. Mas o que torna esta notícia algo absurda é que afinal o espaço, embora se situe em território italiano, é propriedade do Vaticano, que o cedeu a troco de uma renda! Portanto, não foi apenas a multinacional que encontrou ali uma oportunidade de negócio, o próprio Vaticano lucra com isso!

      • Pois é! O Vaticano está lucrando com esse aluguel. Mas será que ele precisa mesmo desse aluguel? Sinceramente economia não é o meu forte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s