Magos do Oriente e do Ocidente

magos-vasco-fernandes

O quadro da “Adoração dos Reis Magos” pintado por Vasco Fernandes e Francisco Henriques na primeira década do séc. XVI é considerado a primeira representação gráfica de um nativo do Continente Americano na arte ocidental. Neste quadro da Sé de Viseu, Baltazar, o segundo rei mago, é personificado por um índio brasileiro elegantemente vestido.

Os três reis magos, na língua inglesa, são também conhecidos como os três wise men, ou seja, homens sábios. São sábios porque estavam atentos e souberam encontrar Deus quando Ele se manifestou. Interpretaram corretamente os sinais e vieram do Oriente para O adorar.

Em todas as épocas há homens sábios e humildes a quem Deus se revela para que venham adorá-Lo, não só do Oriente mas também do Ocidente e de todos os quadrantes da Terra.

Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. (Mt 2, 10-11)

Ouro para o Rei, incenso para o Deus e mirra para o Cristo, o Ungido de Deus. O terceiro presente é aquele que mais nos obriga a pensar e a meditar, se tivermos em conta os usos que aquela substância resinosa e aromática tinha naquele tempo.

 

Basto 1/2017

2 thoughts on “Magos do Oriente e do Ocidente

  1. Não conhecia essa representação dos reis magos, sendo um deles representado como índio brasileiro. Gostei dessa representação. É uma expressa de uma grande fé, pois demonstra que também os índios são chamados ao conhecimento e à fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, ao contrário do que dita o politicamente correto hoje em dia.

    • É um quadro verdadeiramente bonito do nosso mestre Grão Vasco que honra, desta forma, os nativos brasileiros. Por outro lado, como você explicou, esta peça de arte mostra o verdadeiro sentido verdadeiro da evangelização, a cristianização. A evangelização deve respeitar a diversidade cultural dos povos mas não pode abdicar da supremacia de Cristo, o único Deus, assim como a Sua doutrina, a Sua Verdade que se identifica com Ele. Ligeiramente diferente da política vaticana dos nossos dias…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s