Papa Francisco denuncia ordens “restauracionistas” cheias de jovens

lifesitenews-09-02-2017

Por Pete Baklinski

ROMA, 9 de fevereiro, 2017 (LifeSiteNews) – O Papa Francisco afirmou que o surgimento de novos institutos religiosos que atraem muitas vocações religiosas o “preocupam” porque muitas vezes promovem “rigidez”. Francisco acusou as novas ordens religiosas tradicionais de serem “pelagianas”, que desejam regressar ao ascetismo e à penitência.

Numa referência óbvia aos Legionários de Cristo, apelidou os jovens das ordens tradicionais de “soldados que parecem prontos para fazer qualquer coisa pela defesa da e da moralidade, e logo aparece algum escândalo envolvendo o fundador [masculino ou feminino].”

“Então não ponham esperanças no aparecimento massivo e repentino desses institutos,” acrescentou.

Quando me dizem que uma congregação que atrai tantas vocações, confesso que me preocupa,” disse ele durante a reunião à porta fechada com 140 superiores gerais de ordens e congregações religiosas masculinas que teve lugar no dia 25 de novembro. O texto da não programada sessão de perguntas e respostas foi publicado esta semana pelo importante jornal italiano Corriere della Cera.

Questionado sobre como lançar os corações dos jovens para a causa do Evangelho, o Papa focou-se na formação dos “seminaristas e futuros sacerdotes.”

Francisco afirmou que, na formação dos sacerdotes, a “lógica do preto e branco” que “pode conduzir à casuística abstrata” deve ser evitada.

“Discernimento, por sua vez, significa avançar através do cinzento da vida segundo a vontade de Deus. E a vontade de Deus deve ser encontrada de acordo com a verdadeira doutrina do Evangelho e não na rigidez de uma doutrina abstrata,” disse ele.

Questionado acerca do que deveria ser feito em relação ao decrescente número de vocações para sacerdócio, o Papa respondeu que, assim como o declínio o “preocupa, também está preocupado com o surgimento de novas ordens religiosas tradicionais.

“Algumas são, diria, restauracionistas: parecem oferecer segurança mas, em vez disso, oferecem apenas rigidez,” afirmou.

“Quando me dizem que há uma congregação que atrai tantas vocações, devo confessar que me preocupo. O Espírito não segue a lógica do sucesso humano: funciona de outra maneira. Mas eles dizem-me que há tantos jovens preparados para fazer qualquer coisa, que rezam muito, que são verdadeiramente fiéis. E eu digo para comigo: Maravilhoso: veremos se é o Senhor!.”

As ordens tradicionais não apenas preocupam o Papa Francisco. Logo nos primeiros meses depois de se tornar Papa em março de 2013, Francisco agiu rapidamente para desmantelar completamente a florescente congregação dos Frades Franciscanos da Imaculada. A ordem que promoveu a missa em latim foi uma das mais fiéis de todas as novas ordens religiosas católicas, especialmente no que se refere à sua dedicação pró-vida. A atitude papal surpreendeu os fiéis católicos.

Em 2015, o Papa advertiu os bispos contra a ordenação de seminaristas “tradicionalistas“, afirmando que isso era como a colocar uma “hipoteca sobre a Igreja.”

Em 2012, sob Bento XVI, o Vaticano estava em processo de reforma do grupo ativista de freiras e irmãs americanas por causa da sua “mentalidade secularista [e] espírito feminista“. Depois de Francisco assumir as rédeas da Igreja, o processo concluiu-se com o envio de uma “mensagem positiva” a esse grupo de freiras.

Durante a sessão de perguntas e respostas de novembro, Francisco admitiu também que há “corrupção no Vaticano“, mas ele está contudo “em paz” pela “graça de Deus”.

A edição original deste texto foi publicada pelo LifeSiteNews a 9 de fevereiro de 2017. Tradução: odogmadafe.wordpress.com

Nota da edição: o conteúdo do artigo acima é da inteira responsabilidade do seu autor, salvo algum eventual erro de tradução. Sempre que possível, deve ser lido na sua edição original.

Basto 2/2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s