Pedidos de nulidade matrimonial disparam na diocese da Guarda

A diocese da Guarda registou um aumento exponencial nos pedidos de nulidade matrimonial durante o ano passado, de acordo o sr. Pe. Carlos Helena, atual vigário judicial. O número de pedidos aumentou de uma média de 2 a 3 por ano para um total de 13 no ano passado. Os números agora apresentados durante Jornadas de Formação do Clero da Diocese da Guarda, que decorreram no Seminário da Guarda a 2 e 3 de fevereiro, corroboram os dados publicados pelo jornal Público quando ainda faltava mais de um mês para o final do ano.

diocese-da-guarda
Diocese da Guarda

[O Pe. Carlos Helena] acrescentou que “há mais processos com possibilidades de serem aceites, inclusive como processos breves”. O padre Carlos Manuel Helena explicou que “temos bastante gente a recorrer ao Tribunal Eclesiástico”, dizendo que “a publicidade que a televisão fez”, sobre a facilidade na introdução dos processos “produziu efeitos”.

(in sítio oficial da Diocese da Guarda)

diocese-da-guarda2
Agência Ecclesia, 10/02/2017

O motu proprio do Papa Francisco Mitis Iudex Dominus Iesus, que simplificou os processos e universalizou o acesso aos pedidos de nulidade matrimonial, entrou em vigor a 8 de dezembro de 2015, no dia da Imaculada Conceição de Maria. Desde então, disparou o número de católicos que procuram esta solução pastoral para os seus casamentos.

Basto 2/2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s