A festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto celebra-se a 20 de fevereiro, coincidindo com o aniversário da morte da Jacinta.
As três crianças de Fátima ofereceram-se pela conversão dos pecadores, orando e sacrificando-se por eles até ao limite das suas possibilidades. Não o faziam de forma estoica, pelo contrário, uniam o seu sofrimento ao sofrimento redentor de Cristo, em sigilo, em silêncio, sem qualquer tipo de publicidade, com profundo amor.
Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente, ao Altíssimo, orações e sacrifícios.
(Anjo aos pastorinhos em 1916, II Memória da Ir. Lúcia redigida em 1937)
A Quaresma, que começa na próxima semana, é um tempo propício às obras de misericórdia, de misericórdia verdadeira, como fizeram os pastorinhos.
–
Basto 2/2017
Eu reparei que os beatos Francisco e Jacinta não estão no calendário litúrgico do Brasil. Uma pena! A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) precisar rever alguns dos seus conceitos litúrgicos. :´-( Ainda bem que o Padre Paulo Ricardo tem consciência de que o Brasil participa da mesma herança espiritual de Portugal (agora me foge uma expressão melhor). 🙂
Talvez venham a ser incluídos depois da sua canonização.
Bom pensamento! Esperamos que sim. 🙂