O Santuário de Fátima – Memorial da Presença de Deus

O desenvolvimento dos meios de telecomunicação tornou hoje possível o contacto direto, fácil e acessível entre todas as pessoas que se encontram espalhadas pelo mundo. Se existe de facto um momento diário em que a nação portuguesa está unida em torno de um propósito comum, esse momento é aquela meia hora, ao final do dia, em que é transmitida a recitação do Terço, a partir do Santuário de Fátima.

Mais de um milhão de pessoas do mundo inteiro, todos os dias às 18:30 (15:30 em Brasília), fixam a sua atenção no lugar das aparições, em Fátima, para rezarem o Terço e meditarem nos mistérios do Rosário. São milhares de casas de família, lares de terceira idade, instituições religiosas, automóveis em circulação e até estabelecimentos comerciais que, àquela hora, se desligam do mundo para, em uníssono, através da rádio, da televisão ou da Internet, participarem na recitação do Terço à Virgem de Fátima.

Seria inverosímil pensar neste fenómeno como algo meramente português, apesar de partir do epicentro religioso de Portugal. Basta acompanhar a transmissão do Terço durante dois ou três dias consecutivos para se constatar a diversidade de sotaques aí presentes. As vozes orantes são emitidas em todas pronúncias nativas das várias nações da lusofonia e, também, com os sotaques de tantos que aprenderam o português como língua estrangeira. A dimensão multinacional desta oração ganha uma escala universal nas noites em que se reza o Terço Internacional, em que o português é apenas uma das várias línguas alternadas na récita desta oração profundamente católica.

Rezar o Terço em direto com o Santuário de Fátima, em união com os irmãos espalhados pelo mundo, é uma forma espiritualmente gratificante de se viver todos os dias a mensagem de Nossa Senhora.

Basto 2/2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s