Como se explica a presença do cardeal D. Martínez Sistach na última reunião da Conferência Episcopal Portuguesa?

Esta foi a pergunta que quase ninguém fez… Martínez Sistach é arcebispo emérito de Barcelona, portanto espanhol, da Catalunha. A sua presença na 190ª sessão plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, em novembro do ano passado, teria de ter um propósito.

libro.de.sistach
Livro do Cardeal Martínez Sistach

E refletiremos sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia e o melhor modo de a receber e aplicar entre nós, a bem do matrimónio e da família. Neste ponto contaremos com a preciosa contribuição do Cardeal Lluís Martínez Sistach, arcebispo emérito de Barcelona, reputado pastor e canonista.

(D. Manuel Clemente, Discurso de abertura da 190ª Assembleia Plenária da CEP, 07/11/2016)

Ou seja, o cardeal D. Martínez Sistach estava em missão. Era necessário explicar aos mais incrédulos bispos portugueses como é possível conciliar as “situações irregulares”, vulgo o adultério, com a Sagrada Comunhão. Conceituado canonista, adepto da nova misericórdia, ele era o homem indicado. Entende tanto daquilo que até publicou entretanto um livro, um manual para ajudar aqueles que têm mais dificuldade em aplicar a nova misericórdia do Papa Francisco a partir das diretrizes da controversa exortação apostólica.

Se o interessado, em consciência e diante de Deus, constata haver alguma circunstância que faz com que à situação objetiva do pecado não lhe corresponde imputabilidade subjetiva grave, pode ter acesso aos sacramentos.

[…]

A Amoris Laetitia não admite os divorciados recasados aos sacramentos porque o Papa não fala de categorias mas sim de pessoas, de modo que precisa de ser feito, em cada caso, o processo de discernimento, para ver se pode, ou não pode, em cada caso.

(D. Martínez Sistach in Periodista Digital, 08/02/2017)

Como dizem os espanhóis: No cremos em brujas pero que las hay, las hay!

É incrível mas ainda nem quatro anos passaram desde que Francisco escandalizou, pela primeira vez, os fieis católicos com a sua obsessão papal de conciliar o adultério com a Sagrada Comunhão à escala global. A princípio, a incredulidade geral fez-nos pensar que não tínhamos entendido bem as suas tímidas e ambíguas declarações, os jornalistas estavam obviamente a exagerar, a desinterpretar as suas palavras. Depois seguiu-se a fase de adaptação das mentes católicas ao aberrante sacrilégio. Finalmente chegou a confirmação papal, já de forma aberta, descarada e por escrito, mas poucos foram aqueles que ficaram escandalizados. Acabaram por se adaptar rapidamente à “nova pastoral” e à respetiva doutrina, ou então andam a dormir!

Agora estamos já numa fase avançada da implementação do sacrilégio à escala universal. O adultério foi legitimado pela Igreja Católica em tantos países como Malta, Itália, Alemanha, Argentina, Filipinas, Espanha, entre outros… O Santo Padre até deu liberdade às Conferências Episcopais para adaptarem o sacrilégio aos gostos e às sensibilidades locais.

Para quem sente ainda dificuldades em aderir a esta nova pastoral, para quem tem ainda reminiscências doutrinais de outras épocas ou até mesmo pudor perante a aplicação desta loucura, começam agora a surgir os primeiros manuais, cuidadosamente elaborados, que facilmente ajudarão a ultrapassar essas e outras questões que “paralisam”…

Parece que o mundo, de repente, ficou ébrio com tanta misericórdia. Cuidado com a ressaca!

Regressando ao nosso país, durante esta semana, os bispos portugueses encontram-se no seu retiro quaresmal, em Fátima, e necessitam das orações dos portugueses para que o dogma da Fé sempre se conserve em Portugal.

Basto 3/2017

3 thoughts on “Como se explica a presença do cardeal D. Martínez Sistach na última reunião da Conferência Episcopal Portuguesa?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s