Carta aberta ao Cardeal Müller sobre Martinho Lutero

carta.aberta.pewsitter1
Carta Aberta ao Cardeal Müller sobre Martinho Lutero – PewSitter.com

7 de março de 2017

É indiscutível que nos últimos tempos a figura histórica de Martinho Lutero sofreu uma notável reabilitação. Anteriormente excomungado, Lutero tem sido agora recomendado aos fiéis como uma “testemunha do Evangelho”. A sua estátua foi fotografada no Vaticano, que também emitiu um selo comemorativo da Reforma, e o próprio Santo Padre elogiou o caminho pessoal de Martinho Lutero e a Reforma Protestante por ele iniciada

No entanto, a excomunhão de Lutero não foi levantada; ele continua considerado um herege formal e as suas opiniões teológicas estão em contradição com a verdade que a Igreja Católica defende. Lutero rejeitou a autoridade do Papado, o perdão dos pecados através da Confissão e a doutrina da transubstanciação, entre muitas outras coisas. Ele não recuou nessas opiniões, nem recuou a igreja por si fundada. Como é possível aos católicos receberem a Eucaristia em comunhão com os membros da Igreja de Lutero, quando Lutero repudiou a autoridade sacerdotal pela qual a Eucaristia é obtida?

Esta sondagem foi realizada no nosso portal, PewSitter.com. Fundado em 2006, PewSitter é um dos mais antigos e maiores portais agregadores de notícias católicas na Internet. Reunimos e analisamos semanalmente milhares de histórias provenientes de fontes católicas nacionais e internacionais, e publicamos centenas no nosso portal para manter os nossos leitores informados. O Santo Padre, como vimos na preparação para o próximo Sínodo de 2018, congratula-se com as perspetivas dos fiéis. Realizamos, portanto, uma consulta junto dos nossos leitores, perguntando se acreditam que é possível um herege excomungado ser um testemunho do Evangelho; recebemos quase 1000 respostas. Dos 949 questionados, 95% ou 910 não acreditam que seja possível. A nossa metodologia não permite que os indivíduos possam votar várias vezes e, portanto, os resultados podem ser considerados uma amostra justa. Os resultados seguem em anexo.

sondagem
PewSitter.com

Os resultados da nossa sondagem revelam claramente que uma grande percentagem de católicos estão confusos sobre a contradição entre a condição de Lutero como um herege excomungado e a sua reabilitação simultânea como uma “Testemunha de Esperança”. Dada esta situação, parece prudente, senão mesmo necessário, que uma explicação seja fornecida pela Santa Sé sobre como essas duas posições contraditórias podem coexistir em simultâneo. Além disso, é nosso entendimento que os pronunciamentos do Concílio de Trento são infalíveis no que diz respeito a estas questões relativas a Lutero. Neste sentido, a posição da Igreja não pode ser rescindida ou revertida.

As posições contraditórias da Igreja sobre Lutero – tememos – estão a afetar a sua autoridade moral: escandalizam os fiéis católicos e confundem outras pessoas de boa vontade. A claridade é necessária nesta questão. Solicitamos respeitosamente que a Congregação para a Doutrina da Fé forneça uma explicação que resolva esta aparente contradição.

Teremos o prazer de publicar a vossa resposta, na esperança de que ela promova a educação dos nossos leitores – e a sua compreensão nesta questão.

Saudações,

James Todd

Fundador do Pewsitter.com

A edição original deste texto foi publicada pelo PewSitter.com a 7 de março de 2017. Tradução: odogmadafe.wordpress.com

Nota da edição: o conteúdo do texto acima é da inteira responsabilidade do seu autor, salvo algum eventual erro de tradução. Sempre que possível, deve ser lido na sua edição original.

Basto 3/2017

One thought on “Carta aberta ao Cardeal Müller sobre Martinho Lutero

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s