Hino oficial da visita do Papa a Fátima – um “hino pop” para um “Papa pop”

cartaz.papa.fátima
Cartaz oficial da vista papal a Fátima (nota-se logo à primeira vista uma ausência de elementos gráficos que possam ferir sensibilidades, algo a que, infelizmente, já nos vamos habituando)

O Santuário de Fátima divulgou ontem o hino oficial para a visita do Papa Francisco a Fátima, publicando um videoclipe produzido pela Agência Ecclesia. Intitula-se “Deus em mim”. A letra é do Pe. José Tolentino Mendonça, a música de João Gil e as vozes pertencem ao grupo Vocal Emotion.

Fiquei muito contente quando me disseram que construísse uma letra em torno de um refrão estabelecido, que tem a ver com a proposta do centenário e com a visita do Papa Francisco: “Com Maria, peregrino da esperança e da paz”. Essas seriam as palavras centrais.

Eu só teria de contar como é que se chega a elas; como é que dos múltiplos caminhos, pertenças e procuras (ou não-pertenças ou não procuras) descobrimos, no fundo do coração, que uma das experiências mais vitais que Fátima proporciona é a possibilidade de nos descobrirmos peregrinos.

(Pe. José Tolentino de Mendonça in Agência Eccleisa, 12/03/2017)

Esta música não é só para as pessoas de Igreja, como se costumam denominar, mas é para toda a gente. É para crentes, é para não crentes, é para pessoas que gostem de música – que eu acho que abrange todos e todas as culturas.

Não somos propriamente um grupo de pessoas que estão juntas por razões católicas, mas pela música.

(João Eiró, membro dos Vocal Emotion, in Rádio Renascença, 12/03/2017)

Um “hino pop”, como lhe chamou a emissora católica portuguesa, para receber um “Papa pop”, como é considerado pelo mundo.

capa.papa.rolling.stone
Capa da revista Rolling Stone de fevereiro de 2014 (revista de cultura rock)

 

capa.papa.rolling.stone2
Rádio Vaticano, 09/03/2017 (destaque dado à recente capa da edição italiana da revista Rolling Stone)

No exemplar, que está nas bancas nesta quinta-feira, a Rolling Stone destaca que o Papa que veio do sul do mundo “conquistou a todos os jovens com suas palavras de atenção pelos últimos e pelos mais pobres, com seus gestos próximos das pessoas comuns, com sua atitude decididamente popular. É pop!

A revista assinala ainda que o Papa está “de acordo com nossos tempos”.

(in Rádo Vaticano, 09/03/2017)

O Santuário de Fátima divulgou, também ontem, a página oficial da viagem do Papa a Fátima: papa2017.fatima.pt.

Basto 3/2017

8 thoughts on “Hino oficial da visita do Papa a Fátima – um “hino pop” para um “Papa pop”

  1. O ritmo desse hino para a visita do Papa Francisco à Fatima 2017 é um ritmo pop que, para uma música profana ficaria muito bom, mas, para uma homenagem à N. Sra. de Fátima, ainda mais no contexto dos seus 100 anos de aniversário, acho que ficou pop demais.

    Comparando esse hino com o hino oficial da visita de Bento XVI em 2010, o hino de Bento XVI é incomparavelmente melhor, pois tem um estilo sacro; diferença essa que ressoa no estilo de pontificado de cada um dos papas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s