Quatro graves consequências da comunhão na mão

O que disse realmente o Santo Padre Paulo VI?

63. Nem devemos esquecer que antigamente os fiéis, quer se encontrassem sujeitos à violência da perseguição, quer vivessem no ermo por amor da vida monástica, costumavam alimentar-se mesmo diariamente da Eucaristia, tomando a sagrada comunhão com as próprias mãos, no caso de faltar um sacerdote ou diácono.

64. Isto não o dizemos para que se altere, seja no que for, o modo de conservar a Eucaristia ou de receber a sagrada comunhão, segundo foi estabelecido mais tarde pelas leis eclesiásticas ainda em vigor, mas somente para todos juntos nos alegrarmos por ser sempre a mesma a fé da Igreja.

(Papa Paulo VI, Carta Encíclica Mysterium Fidei, 03/09/ 1965)

O vídeo acima é um excerto de uma conversa entre D. Athanasius Schneider e o Pe. Mitch transmitida ao vivo no canal católico americano EWTN, no dia 9 de janeiro de 2013. A nossa vénia ao Tradutor Católico.

Basto 3/2017

3 thoughts on “Quatro graves consequências da comunhão na mão

  1. [92.] Todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca ou se, o que vai comungar, quer receber na mão o Sacramento. Nos lugares aonde Conferência de Bispos o haja permitido, com a confirmação da Sé apostólica, deve-se lhe administrar a sagrada hóstia. Sem dúvida, ponha-se especial cuidado em que o comungante consuma imediatamente a hóstia, na frente do ministro, e ninguém se desloque (retorne) tendo na mão as espécies eucarísticas. Se existe perigo de profanação, não se distribua aos fiéis a Comunhão na mão.

    (Instrução Redenptionis Sacramentum, Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 25/03/2004)

    http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccdds/documen/rc_con_ccdds_doc_20040423_redemptionis-sacramentum_po.html

  2. O clero da «igreja católica romana» não me merece nenhuma confiança.
    Eles até pretendem mandar em deus, quando consagram a hóstia e fazem dela um deus.
    Ora isto é idolatria descarada, que muita gente nem se apercebe.
    Fugi das suas ciladas!!!!

    • Caro Manuel, sou obrigado a concordar consigo a respeito do perigo das “ciladas”, mas, com o devido respeito que me merece, tenho o dever de aconselhá-lo a fugir da cilada em que se meteu e o leva a dizer essas coisas blasfemas contra o Santíssimo Sacramento.

      Uma grande parte do clero católico pode ter muitos defeitos, principalmente nesta época obscura em que vivemos, mas a Igreja Católica Romana, apesar de tudo, continua a ser a única fundada pelo próprio Deus, Jesus Cristo. O mesmo Deus Verdadeiro que hoje está presente na Sagrada Eucaristia (contrariamente ao que lhe incutiram em alguma dessas ciladas). Fora da única Igreja de Cristo não há salvação. Se lhe ensinaram uma doutrina diferente desta – acredite Manuel – foi enganado. Fuja dessa cilada enquanto pode!

      Atualmente existe um elevado número de seitas com uma diversidade de crenças e práticas que agradam a quase todos os gostos e são elas que nos armam as tais ciladas. No seu caso, não sei em qual delas acabou por cair… Invoque humildemente a graça de Deus e para que Ele o possa ajudar a fugir dessa cilada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s