Papa Francisco assume em Fátima a personificação do “bispo vestido de branco”

E vimos numa luz imensa que é Deus: “algo semelhante a como se veem as pessoas num espelho quando lhe passam por diante” um bispo vestido de branco “tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”.

(Excerto do 3º Segredo de Fátima in Sítio Oficial do Vaticano)

Bispo vestido de branco
Cena do filme “O 13º Dia: Um Milagre em Fátima”, 2009
O Vaticano publicou antecipadamente um livreto com todas a orações das celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco no Santuário de Fátima. Numa das orações do rito introdutório, o Papa assume-se, na primeira pessoa, como “bispo vestido de branco”, numa alusão clara à figura central do 3.º Segredo de Fátima.
Orações presididas pelo Papa Francisco
Orações do Papa Francisco para os dias 12 e 13 em Fátima – Sítio Oficial do Vaticano
Il Santo Padre:
Salve Mãe de Misericórdia,
Senhora da veste branca!
Neste lugar onde há cem anos
a todos mostraste
os desígnios da misericórdia do nosso Deus,
olho a tua veste de luz
e, como bispo vestido de branco,
lembro todos os que,
vestidos da alvura batismal,
querem viver em Deus
e rezam os mistérios de Cristo
para alcançar a paz.
(Orações do Papa Francisco para os dias 12 e 13 in Sítio Oficial do Vaticano)

Que “desígnios de misericórdia” eram esses? Estaria Nossa Senhora a referir-se a esta nova misericórdia do Papa Francisco que prescinde da contrição e nada condena, a não ser o catolicismo? Teria a Igreja demorado 100 anos para perceber finalmente a mensagem de conversão de Fátima? É difícil aceitar que os sacrifícios dos pastorinhos se destinassem à obtenção da “conversão” dos pastores de modo a aceitarem as relações adúlteras, práticas homossexuais e outras exclusões que impediam a acesso à Sagrada Comunhão. Isso não faz sentido!

Mas voltando ao “bispo vestido de branco” do 3.º Segredo, admitindo que ele seja mesmo o Papa Francisco, e dado que a profecia não se concretizou ainda nos papas anteriores, quem serão os outros personagens que, com ele, sobem a mesma “escabrosa montanha” da santidade e do martírio?

«Vimos vários outros bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande cruz, de tronco tosco, como se fora de sobreiro como a casca.»

«Chegando ao cimo do monte, prostrado, de joelhos, aos pés da cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe disparavam vários tiros e setas e assim mesmo foram morrendo uns após os outros, os bispos, os sacerdotes, religiosos, religiosas e várias pessoas seculares. Cavalheiros e senhoras de várias classes e posições.»

(Excertos do 3.º Segredo de Fátima in Sítio Oficial do Vaticano)

Quem são essas pessoas que, tal como o Santo Padre, se encontram no difícil caminho da “grande cruz de tronco tosco”? Quem serão esses futuros santos?

Bispo vestido de branco2
Excerto do 3.º Segredo de Fátima publicado no ano 2000 Sítio Oficial do Vaticano

O tema da identidade do “bispo vestido de branco” do Segredo de Fátima é bastante pertinente e inconclusivo, foi bom que o Santo Padre o tivesse relançado. Os próprios pastorinhos não estavam completamente certos da sua identidade no momento inicial da visão que Nossa Senhora lhes proporcionou. Eles tiveram o “pressentimento” de que seria o Santo Padre, mas porquê apenas o “pressentimento”? Nenhum outro elemento da Igreja Católica ou da sociedade civil se veste de forma tão distinta e singular como o Vigário de Cristo na Terra. Ou será que o Segredo de Fátima profetiza um momento histórico de uma obscuridade tal que até a figura do Santo Padre se torna difícil de identificar?

Basto 5/2017

6 thoughts on “Papa Francisco assume em Fátima a personificação do “bispo vestido de branco”

    • Realmente interessante Romão, embora sem novidades. O Cardeal Muller está numa posição muito delicada mas dá a impressão de que a realidade ultrapassa-o completamente. É como se fosse um bombeiro que continua calmamente a deitar água com um pequeno balde de jardim num incêndio descontrolado que já tomou proporções catastróficas…

  1. Obrigado por partilhar no blogue o desdobrável do apelo à conversão.

    No segredo a parte do espelho pode ser uma referência a dois Papas. Curiosamente aqui no blogue na imagem que tem o Papa com o Papa Emérito dá essa ideia que o Papa está junto a um espelho.

    E se a escabrosa montanha com a grande cruz de tronco tosco não for uma referência ao caminho de santidade mas sim à apostasia? A montanha é escabrosa por não ter a beleza de Deus e no cimo a Cruz é de tronco tosco por já não ser a Cruz da vitória de Deus.
    Algo como uma montanha escabrosa e de aspecto tosco como a casca de sobreiro recordo-me da escultura da sala Paulo VI no Vaticano. Este aspecto também o temos visto em palavras, encontros e gestos.

    • Pessoalmente não concordo com essa interpretação Francisco. A cruz é sempre símbolo de santidade, do verdadeiro caminho de Cristo e portanto da sua Igreja. O aspeto tosco pode ter a ver com o caminho escabroso (impopular, de perseguição, das catacumbas) que, num futuro porventura próximo, a verdadeira Igreja será obrigada a seguir fora da sua grandeza institucional do passado, culminando no martírio de muitos, incluindo de um “Santo Padre”. A referência a um espelho penso que representa a claridade, a certeza na identificação desse personagem central do segredo, o Santo Padre.

      Convém lembrar contudo que isto são meras especulações, nem poderia ser de outra maneira, no entanto devemos sempre tentar interpretar os sinais à nossa volta com a necessária prudência.

      Nenhuma pessoa viva deverá conhecer tão bem o segredo de Fátima como o Santo Padre Bento XVI e, em 2013, quando abdicou do trono papal, deixou-nos aquilo que parece ser uma pista interessante:
      “O Senhor chama-me a subir ao monte”
      http://www.news.va/pt/news/o-senhor-me-chama-a-subir-ao-monte-e-a-dedicar-me

      Que Deus o proteja porque, mesmo em silêncio, parece que continua a ser o maior obstáculo aos tradicionais inimigos da Igreja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s