Fez hoje oito dias que a procissão do Ecce Homo voltou a percorrer as ruas da maior cidade dos Açores, como sempre, no quinto domingo depois da Páscoa. Este ano, as celebrações foram presididas pelo bispo da diocese americana de Fall River, o brasileiro D. Edgar da Cunha. O convite deve estar relacionado com o facto de haver uma grande comunidade açoriana nessa região dos Estados Unidos da América.
A capela do Coro Baixo da igreja do Convento da Esperança, em Ponta Delgada, é um lugar particularmente notável pelo asseio que ostenta em qualquer altura do ano, mas por estes dias de festa vale mesmo a pena dar uma espreitadela para apreciar os magníficos arranjos florais. Eles são, em si, uma bela oração ao Senhor das ilhas.
–
Basto 5/2017
Esta música do Rodrigo Leão exprime bem o sentimento do povo açoriano. Por um lado, a simplicidade, a candura, a beleza e o mistério presente naquela região insular e, por outro, a saudade de todos aqueles que estão espalhados pelo mundo, principalmente em Portugal Continental, EUA e Canadá.