Bispo mais jovem do mundo é ucraniano

Enquanto uma grande parte do Ocidente, cheio da “nova misericórdia”, concentra todos os seus esforços a tentar encontrar formas de integrar o adultério, o homossexualismo, o luteranismo, a teologia da libertação e outros exotismos na nova pastoral da Igreja, o Leste continua a evidenciar uma grande vitalidade. No passado dia 21 de junho, na Ucrânia, foi ordenado o novo bispo católico de Rito Latino, D. Edward Kava, que, com apenas 39 anos de idade, é hoje o mais jovem bispo católico do mundo.

novo.bispo.ucrânia
D. Sviatoslav Shevchuk, líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana, na Basílica Latina Metropolitana de Lviv, na Ucrânia, dá a sua bênção ao novo bispo ucraniano de Rito Latino, in  sítio oficial da Igreja Greco-católica Ucraniana, 22/06/2017

 

Eu acho que toda a Igreja Católica na Ucrânia se sente hoje amada. Este evento, que se realiza hoje em Lviv e que terá lugar em Kiev no sábado, faz-nos sentir que se abriu uma nova página na história da Igreja Católica na Ucrânia. A página que será marcada pelo amor. O amor não é apenas de Deus para nós, mas o amor fraterno entre nós, entre os dois pulmões da Igreja – o Oriental e o Ocidental”, afirmou o Patriarca da Igreja Greco-Católica Ucraniana.

(Sua beatitude, D. Sviatoslav Shevechuk insítio oficial da Igreja Greco-católica Ucraniana)

São palavras sábias, estas do líder da maior igreja católica oriental. Os dois “pulmões” fazem parte do mesmo corpo, neste caso a Igreja Católica, não pode estar um dentro outro fora. O ecumenismo jamais será verdadeiro se “confiar em Buda” e outras divindades pagãs. O ecumenismo verdadeiro deve procurar a unidade em torno da Fé verdadeira, trazendo para dentro da única Igreja fundada por Cristo todos aqueles que se encontram afastados. A conversão e o proselitismo são, deste modo, incontornáveis.

Igreja Católica significa Igreja Universal, inclui diferentes ritos e tradições, mas possui uma única Fé e uma única moral inegociáveis porque foram reveladas pelo próprio Deus.

Basto 6/2017

2 thoughts on “Bispo mais jovem do mundo é ucraniano

  1. É bem verdade, se não for com a integridade da Fé e da moral deixa de ser católica.

    É pena a sugestão de uma diversidade como se isso não resultasse no abandono do catolicismo, aqui:
    http://rr.sapo.pt/noticia/87230/congresso_pensar_fatima_sugere_maior_abertura_ao_mundo_nao_catolico
    “Defendendo que devemos também manifestar “uma certa capacidade de autocrítica no sentido de perceber que há determinadas manifestações nossas ou expressões que porventura podem não ser entendidas pelos outros”, o docente da UCP rou que devemos entender “que o caminho da unidade é um caminho na diversidade, não é a multiplicação da Igreja católica em todas as suas formas”. ”
    Está longe de Fátima esta forma de pensar… e isto num congresso “Pensar Fátima”.

    Em contraponto vamos vendo outros sinais, estes bons:
    http://www.vozdaverdade.org/site/index.php?id=6512&cont_=ver2
    “A Eucaristia é o Sacramento de Deus que não nos deixa sozinhos no caminho, mas se coloca ao nosso lado para nos ajudar a enfrentar a peregrinação da nossa existência, para nos indicar a direção. Não é suficiente ir em frente, é preciso saber por onde se vai!”, alertou o Bispo Auxiliar de Lisboa, no término da procissão e antes da tradicional bênção.

    • É curioso que, apesar de o mundo inteiro estar com os olhos postos em Fátima à espera de uma resposta concreta para a atual crise da Igreja, é precisamente a partir de Fátima que surgem algumas das maiores excentricidades da Igreja Portuguesa…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s