Ao chegar ao seu 19.º episódio, o enredo da série “Vídeo do Papa”, produzida pela empresa argentina La Machi, torna-se cada vez mais surpreendente e imprevisível… O Santo Padre pede agora para rezarmos pelas “pessoas afastadas da Fé Cristã”.

No entanto, pelo que percebemos neste episódio, os visados das orações são os próprios cristãos!
Tendo em conta outros episódios anteriores, dá vontade de perguntar o que é a “esperança cristã” à qual se refere agora o Santo Padre? Se o cristianismo for apenas um dos “muitos modos” de “encontrar Deus”, a “nossa alegria” é a alegria de possuir uma religião igual a todas as outras… É a alegria vã de, no fundo, não possuir nada!
Nesse caso, talvez nem valha a pena preocuparmo-nos com as “pessoas afastadas da Fé Cristã” porque, pelo que diz o Santo Padre, podem sempre “encontrar Deus de muitos modos”. Talvez elas queiram procurar um outro modo diferente de “encontrar Deus”, já que é tudo a mesma coisa…

Rezemos a Jesus Cristo, Deus Verdadeiro, “em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido”.
Isto também é desta semana e é bem a propósito:
–
Basto 7/2017
Videomensagem do Santo Padre aos jovens israelitas e palestinianos, na sua esmagadora maioroia, “pessoas afastadas da Fé Cristã”. Um discurso de sete minutos onde se esqueceu do essencial: Jesus Cristo.
A falta de “esperança cristã” é a principal razão para os velhos conflitos entre estes dois povos.
Infelizmente parece uma referência à ideia de que «Jesus quer é que sejas feliz».
E esta ideia tem o risco de a podermos usar como desculpa para o pecado.
Certamente quer que sejamos felizes mas também que O sigamos e esse caminho de felicidade é exigente e em união com Deus.
“E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim.”
“A Eucaristia é o Sacramento de Deus que não nos deixa sozinhos no caminho, mas se coloca ao nosso lado para nos ajudar a enfrentar a peregrinação da nossa existência, para nos indicar a direção. Não é suficiente ir em frente, é preciso saber por onde se vai!”, alertou o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes
http://www.vozdaverdade.org/mobile/link1.php?id=6512