Os “dubia” portugueses…

A palavra dubia, plural de dubium, do latim, pode traduzir-se para “dúvidas”. Quando há dúvidas procura-se o esclarecimento junto de quem tem autoridade para o fazer. Em matéria de Fé e moral, essa autoridade pertence ao Papa, cuja função primordial é confirmar os seus irmãos na Fé.

De facto, o Sucessor de Pedro, ontem, hoje e amanhã, sempre está chamado a «confirmar os irmãos» no tesouro incomensurável da fé que Deus dá a cada homem como luz para o seu caminho.

(Papa Francisco, in Carta Encíclica Lumen Fidei, 29 de junho de 2013)

A conhecida carta dos dubia, datada de 19 de setembro de 2016, é um pedido formal de clarificação, dirigido ao Sumo Pontífice, relativo a algumas ambiguidades suscitadas pela leitura da exortação Amoris Laetitia. O objetivo desse zeloso e humilde pedido de esclarecimento seria a confirmação dos cristãos na Fé, travando a atual proliferação de interpretações erradas e anti-cristãs emanadas do referido documento papal. Seria…

Até hoje, o Santo Padre ainda não respondeu ao pedido de esclarecimento dos quatro cardeais, facto que os levou a enviar uma nova carta acompanhada de um pedido de audiência. Neste compasso de espera, um dos quatro cardeais signatários dos dubia acabou por falecer. E enquanto o Santo Padre não responde, multiplicam-se os sacrilégios cometidos contra a Sagrada Eucaristia, com o apoio ou a conivência silenciosa de uma grande parte da Igreja Católica. Só Deus sabe quando é que esta onda de apostasia poderá parar.

E Portugal, como é que fica no meio de todo este marasmo? Mais de um ano depois da publicação da controversa exortação apostólica, a comunicação social têm dado conta de alguma diversidade hermenêutica entre o clero lusitano, não obstante, a Igreja Portuguesa ainda não tomou uma posição oficial sobre a matéria. Estará à espera dos esclarecimentos do Santo Padre?

Estaremos perante um caso de dubia dos bispos portugueses?

Se assim for, um eventual desinteresse do Santo Padre pelos dubia poderá até nem ser necessariamente mau para Portugal!

Basto 7/2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s