Nova dessacralização da Igreja de San Antón em Madrid

A Igreja de San Antón, em Madrid, continua a ser o espaço preferido para as atividades comunitárias dos Mensajeros de la Paz, para quem a orientação política ou ideológica são mais importantes do que o respeito pelas coisas e lugares sagrados.

Sem descurar a relevante obra social dos Mensajeros de la Paz, a verdade é que a sua atividade mais visível, e ao mesmo tempo a mais chocante, consiste em transformar as igrejas católicas numa espécie de “casa da sogra” onde quase tudo é permitido. A organização liderada pelo Pe. Ángel García Rodríguez, um misericordista radical cuja imagem está mais associada aos seus adornos vermelhos do que ao uso da batina ou da estola, parece assim confundir a caridade cristã com ideais políticos de Esquerda.

Os bispos espanhóis apoiam esta nova pastoral de dessacralização das igrejas.

Madrid, sendo a maior cidade da Península Ibérica, não deve ter carência de equipamentos coletivos com excelentes condições para a realização deste tipo de atividades sociais e comunitárias.

Basto 12/2018

8 thoughts on “Nova dessacralização da Igreja de San Antón em Madrid

  1. Parece que, agora, virou moda usar as igrejas, para eventos de toda a ordem e feitio. Mesmo não sendo sacrílegos, penso não haver necessidade e acho que deveriam ser evitados, pois, não deixa de ser um lugar Sagrado de oração: a Casa de Deus!
    Quando ensinava catequese, costumava enfatizar isso de tal maneira, que conseguia transmitir aos catequizandos, especialmente, aos mais pequeninos, dizendo-lhes que a única vez em que Jesus “perdeu a cabeça de verdade” e ficou mesmo muito mau, pegando num chicote, foi quando quiseram fazer da Casa do Seu Pai, Nosso Senhor, um covil de ladrões… profanando-a com actividades que não eram Santas!
    Assim, conseguia que eles entendessem o quanto deveriam respeitar a Casa de Deus e se comportarem com o devido respeito. Porém, hoje, não sei o que lhes poderia dizer…. Os exemplos falam por si!

    E, agora, uma pergunta: O que sentirá Jesus ao ver estes tristes espectáculos, na Sua Casa?

  2. Quando não existe sensibilidade para umas coisas, também, não pode haver para outras…. se já nem Jesus Sacramento merece “total Reverência” na Adoração, quanto mais, no resto!
    Cada vez acredito mais, que o plano passa mesmo, por dessacralizar tudo o que é SANTO e aproximar-nos do Protestantismo.

    • A ideia vai mesmo na direcção de considerar que, os “conceitos” (eu chamo-lhe Fé) que nos afastam da paz entre outras religiões são primordialmente dois: A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade e a Presença Real de Jesus na Eucaristia. A primeira, por causa dos Judeus; a segunda, muito “protestada” pelos Protestantes (o nome já diz tudo). Já para nem falar dos Muçulmanos.
      Estas atitudes nas Igrejas, espalhadas por todo o lado, (Braga também), são bastante sintomáticas…
      E como “é tudo simbólico”, não há necessidade de respeito, concluem eles, a começar pelos senhores Bispos…e…talvez?! pelo Papa, quem sabe?! Pois a postura deste não me parece de grande reverência, como tem vindo a revelar..

  3. Quando me refiro ao Protestantismo é mais na linha da dessacralização. Eles não têm Sacramentos. O Matrimónio não existe, é apenas um acto civil; a Eucaristia também não, é apenas uma reunião de irmãos onde se faz um memorial da última ceia e, acho eu, apenas, na Páscoa….
    Logo, perante isto, não há mal nenhum que haja divórcio, que a Eucaristia vire “palhaçada” e, para piorar, a Presença Real de Jesus na Hóstia Consagrada é pura invenção dos Católicos. Daí, eu não ter receio de afirmar, que só alguém nessa linha pode ter as atitudes que o Papa Francisco tem e, agora, D. Marto: recusarem-se, publicamente, contra tudo e contra todos, a ADORAR JESUS SACRAMENTADO!

    “O BISPO de Fátima, RECUSA-SE a obedecer a um apelo das Mensagens que nos mandam rezar PROSTRADOS, não de joelhos, em frente à Hóstia Consagrada!”
    É caso para redobrarmos de ORAÇÃO:…. “peço-Vos perdão para os que não CRÊEM, não ADORAM, não ESPERAM e não Vos AMAM!

  4. Este vídeo é, realmente, muito completo na sua explicação sobre o secularismo (protestantismo), na Igreja e, sobretudo, no que toca à simbologia de cada tradição abolida.
    Muitas coisas já sabia, outras , apenas, ia deduzindo. Contudo, depois de o ver, fiquei mais elucidada.
    Lembro-me perfeitamente da Missa em Latim e de levar o missal, onde havia a tradução para Português e, uma coisa é certa, não havia distracções, porque acompanhávamos cada momento, com atenção; do uso do véu, do Padre Celebrar de costas e andar sempre de batina, e a quem pedíamos a Bênção…
    Até à minha Adolescência, mais ou menos, vivi tudo isso. Depois, sem nada entender, tudo mudou!
    Confesso que na altura, gostei da “mudança”! Ver as freiras “à civil”, como dizíamos, era engraçado, pois, ninguém nos explicava a exigência que estava por detrás de cada tradição, completamente alterada!
    Acho que houve mudanças que se podem compreender, mas outras talvez tenham sido o começo do caos em que hoje nos encontramos.
    Talvez, se nos tivessem ensinado melhor o porquê de certas medidas, nunca teríamos aceitado tão levianamente o progressismo…

    • Engraçado, imaginava-a bastante mais jovem, Maria! No meu caso, como nasci já na era da chamada “Igreja Conciliar”, o que sei é o que me contam.

      Os vídeos da Teleamiga (canal de televisão católico fundado pelo candidato presidencial Dr. José Galat) são interessantes mas devem ser vistos com algumas reservas. Inicialmente, comecei por publicá-los aqui, mas depois deixei de fazer isso, por várias razões. Uma delas é o frequente recurso a fontes pouco credíveis e revelações de “videntes” obscuros, como por exemplo a dentista irlandesa que dá pelo nome de Maria da Divina Misericórdia, entre outros. No entanto, para mim, a gota de água que me fez deixar de colocar aqui os seus vídeos foi a publicação, no ano passado, de um falso segredo de Fátima como sendo verdadeiro. Fizeram-no com autoridade e sem qualquer reserva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s