Papa Francisco nega o dogma da Imaculada Conceição

Durante a audiência geral do passado dia 21 de dezembro, enquanto se referia ao presépio, o Santo Padre negou subtilmente a Imaculada Conceição de Maria.

Catecismo da Igreja Católica:

491. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, «cumulada de graça» por Deus (139), tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma da Imaculada Conceição, procla­mado em 1854 pelo Papa Pio IX:

«Por uma graça e favor singular de Deus omnipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição» (140).

(In Vatican.va, 2018)

Basto 12/2018

24 thoughts on “Papa Francisco nega o dogma da Imaculada Conceição

  1. Penso que neste pequeno extracto, podemos estar perante um lapso de linguagem (quero crer) ou de comunicação. Quando o Papa Francisco diz que, apesar de toda a alegria, antes, nada foi fácil, porque não se nasce Santo… quero acreditar que se refere às lutas de todos os dias e ao SIM constante que todos os Cristãos devem dar a cada momento, para ser fiéis à Vontade de Deus! Mesmo sendo concebida Imaculada, Nossa Senhora, penso que, até certa altura, não sabia e, mesmo assim, manteve-se pura e obediente em todas as provações. Já S. José fez-Se Santo “por Si Mesmo”, obedecendo, também, mas somente, com a Sua humanidade, o que não quer dizer, que não estivesse totalmente dependente e unido a Deus, por opção!
    Mais uma vez lamento a não divulgação da Obra de Maria Valtorta —O EVANGELHO COMO ME FOI REVELADO— onde Nossa Senhor frisa bem isso. Ela refere-se a S. José como o SANTO! Aquele que Se fez por Si, obedecendo em tudo, enquanto Ela tinha sido preservada … o que, no Seu entender, Lhe facilitou um pouco as coisas, mesmo tendo sido provada até à última! Jesus desabafa, nessa mesma Obra, que Satanás tentou tanto, tanto a Sua Mãe, durante o tempo em que Ele esteve no sepulcro, que o Seu sofrimento fez com que adiantasse a hora da Sua Ressurreição, pois, já não podia aguentar mais, a Sua angústia! Mas Ela manteve-Se sempre fiel!
    Espero que seja esta a INTENÇÃO da mensagem do Papa Francisco. Ainda QUERO ACREDITAR que as coisas não estão tão mal, como parecem!

    • O papa tem esse lapsos que já devia ter corrigido. São muitos lapsos heréticos ao longo do seu governo. Ele está lendo. Portanto, já sabia o que estava falando.
      Ele fala e Quando os fiéis partem pra cima, aparece alguém do Vaticano com conversa dizendo: ” nao foi bem isso que ele quis duzer”.
      Parece os políticos do Brasil que aprontam e diante da justiça dizem que não sabem de nada, que não foi bem assim, etc.
      Essa papa é cheio de contradições. Aliás, sua eleição, é suspeita de fraude.

  2. Mas eu concordo plenamente, se a intenção das suas palavras forem essas. Só que, talvez, ele se refira ao nosso processo de Santificação… Como ele é tão ambíguo, eu ainda quero ACREDITAR, que não é tão mau como parece!

    Tudo isto é MAU DEMAIS, para ser verdade!
    – DEUS NOS AJUDE A NÃO SER INJUSTOS!

  3. A penúltima frase: “Mas não pensemos que para eles foi fácil…”
    A última: “Santos não nascem, eles se tornam assim, isso também se aplica a eles”

    Aquela frase está certa…certíssima, porque não foi nada fácil. Esta última é “uma meia verdade…”porque conclui-se que, também se aplica a Ela, no dizer do Santo Padre, quando, apenas é aplicável a S. José. Com que intenção?, não sabemos nem podemos julgar o interior de ninguém.
    Mas que a frase é herética, isso é!!Temos o dever de “julgar” porque são actos exteriores.
    O mais grave de tudo é esta subtileza de linguagem que engloba os dois, S. José e a Imaculada Virgem Maria.
    Esta matéria não pode ser explicada assim. Necessita de ser focada a diferença entre um e o outro. Porque S. Jose é como um de nós que, também nos podemos tornar santos (Deus queira).
    Nossa Senhora é completamente diferente… Há uma frase lindíssima que diz: “ Deus juntou todas as águas e fez o Mar; juntou todas as Graças e fez Maria. Ela é a Cheia de Graça, isto é, em plenitude!! A plenitude da Graça é a Santidade

    O Grande mérito, durante a Sua Vida, de Nossa Senhora, foi a Sua Fé Heróica de, onde resultaram, também todas as outras virtudes. Ela foi terrivelmente provada na Sua Fé!!! As virtudes, sim foram adquiridas por Ela, na Sua perseverança…Ela colaborou com as Graças, não desperdiçou nenhuma e aceitou-as, dócil ao Espírito Santo.
    Mas nasceu Imaculada, livre de toda a mancha, sim. Por isso não se tornou santa, porque Ela sempre o foi, desde o momento em que foi concebida. Quem disser o contrário comete heresia.

  4. Amigos, salve Maria. Sou sedevacantista, mas penso que o Fraticelli neste caso não negou nada aí, gente, ele apenas se referiu genericamente a luta dos santos no dia a dia (a santidade não se adquire com facilidade), e o fez enquanto falava da Sagrada Família. Uma heresia só pode ser cometida quando a pessoa aborda a questão “ex-professo” e o faz negando ou duvidando da fé católica, caso contrário o que esta pessoa diz pode receber várias classificações teológicas (como por exemplo “sabor de heresia” ou “ofensiva a ouvidos pios”, etc)….sugiro que repensem este tipo de publicação exagerada, que pode afastar pessoas da verdade conhecida, ao invés de atraí-las. Ah, e para que não restem dúvidas: a sé está vacante!

    • Caro Sandro de Pontes. Pois, exactamente! É por isso que as “meias verdades” são piores que as mentiras. Repare na confusão e desconfiança, geradas, pelas suas (dele) palavras. Se a heresia fosse descaradamente exposta, com todas as letras, não haveria mais dúvidas. O Papa tornar-se-ia herético e ponto final. Assim ficamos sempre neste “chove e não molha”.
      Também não me parece que a “Sede esteja vacante…”, apesar dos variadíssimos, erros cada vez mais evidentes do Vaticano II. Enquanto não provarem que os conclaves foram viciados ou fraudulentos, ninguém pode afirmar que um Papa não o é.
      Se temos maus pastores, a culpa também é nossa porque não rezámos nem fizemos penitência. Tudo isto é fruto do pecado de TODOS. Quem sabe se utilizássemos o método dos ninivitas?!

      • Prezada Maria, salve Maria e bom dia.

        Mas Francisco tem heresias manifestas, como aquela naquele vídeo onde ele diz que as pessoas encontram Deus por meio de muitas religiões. Até a recente negativa da pena de morte feita por ele é considerada por muitos teólogos como heresia.

        E sim, a sede está vacante: aquilo que os papas conciliares fizeram e disseram de 1962 não pode ser feito e nem dito por um papa católico, que governa a Igreja protegido pelo Espírito Santo.

        Atenciosamente,

  5. Apesar de “querer” acreditar que a intenção foi a de nos alertar para o nosso processo de Santificação que, à partida, não é nada fácil, também concordo, que o Papa Francisco, ou quem lhe escreve os textos, parece querer, deixar sempre, tudo em aberto! Assim, dá para todos os lados!
    E, neste assunto, também já tive as minhas suspeitas. Quando houve o primeiro terramoto em Itália, no princípio do seu Pontificado, a Canção Nova convidou-nos a rezar o terço pelas vítimas, em directo, com o Papa. A sua postura foi a mesma que presenciamos diante do Santíssimo Sacramento: em pé, apenas rezou as avé Marias dos mistérios, as Glórias e o Pai Nosso; nem uma jaculatória a Nossa Senhora (todos sabemos qual… Ó Maria” concebida sem pecado”….) e, muito menos, a que o Anjo pediu em Fátima: Ó meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do” fogo do Inferno”… Chocou-me a sua frieza e a pobreza daquele Rosário… Isto, para não julgar as suas intenções que parecem, a toda a hora, quererem AFIRMAR-SE pela negativa, pois, contrariam sempre o mais usual, procurando transmitir algo que vai contra tudo e contra todos, principalmente os que têm uma Fé tradicional!

    • Esses comentários sobre a igreja, o papa e o seu pontificado, está mais pra futebol do que pra grande obra de Deus. Cada um (a) quer dizer como o treinador deve fazer é se tornam treinadores… Só tem um treinador e esse foi escolhido pelo Espírito Santo, em conclave. O demônio, o qual vocês seguem, está colocando na cabecinha de vocês o contrário. Ainda há tempo, convertam-se e rezem pela igreja e pelo legítimo pontificado do papa Francisco…

      • Convertam-se a quê? À nova doutrina de Francisco? E o que fazemos com a anterior, a de Cristo e dos restantes papas? Tenha cuidado Renato porque o demónio costuma confundir as almas.

        Esta é para si e para os seus “treinadores”, porque a Verdade de Cristo não é futebol:
        «Estou admirado de que tão depressa vos afasteis daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirdes outro Evangelho. Que outro não há; o que há é certa gente que vos perturba e quer perverter o Evangelho de Cristo. Mas, até mesmo se nós ou um anjo do céu vos anunciar como Evangelho o contrário daquilo que vos anunciámos, seja anátema. Como anteriormente dissemos, digo agora mais uma vez: se alguém vos anuncia como Evangelho o contrário daquilo que recebestes, seja anátema.» (Gl1, 6-9)

  6. Quem diz “Lutero, testemunho do Evangelho”, Islã, religião de paz, em seu discurso em Villvicencio, Colombia “A menção das mulheres – nenhuma das referidas na genealogia pertence à hierarquia das grandes mulheres do Antigo Testamento – permite-nos uma abordagem especial: na genealogia, são elas que anunciam que, pelas veias de Jesus, corre sangue pagão, que recordam histórias de marginalização e sujeição” e mais similares tão conhecidas de todos, nada há de se reparar!
    Nossa Senhora, concebida sem a mancha do pecado original, foi preservada de todo nosso dualismo bem-mal, muito mais nós tendenciosos para esse, portanto, dela não provinha a menor imperfeição, essa e muito mais fragilidades inerentes a nós decaídos, nela excetuadas.
    Assim sendo, as acusações a ela se comparadas a pronunciamentos heréticos e tendenciosos de anti mariólogos, são maldosos e improcedentes, a começar, por ex., do contradizente a esses maus e/ou tendenciosos intérpretes: “EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO”!

    • Prezado Basto, bom dia. Salve Maria, meu caro amigo.

      Infelizmente o tradicionalismo fez o “favor” de demonizar o sedevacantismo no mundo inteiro. Porém, caso deseje, eu posso te mostrar, com muita tranquilidade, que não existe nada de censurável no sedevacantismo e que esta posição é tão somente decorrente do direito divino que os cristãos tem de não se submeter a hereges. Aliás, esta é a mais elementar doutrina católica e é incrível que católicos com grandes conhecimentos doutrinais a neguem e a rejeitem desta forma. Realmente incrível!

      Demonstro-te também, com muita tranquilidade, caso você deseje, que a noção de Papado transmitida pelo tradicionalismo é contrária ao que foi definida pelo Concílio Vaticano I e a todos os ensinamentos papais que tratam do assunto. É contrária também aos ensinamentos dos santos doutores e dos teólogos aprovados pela Igreja nos últimos dois mil anos.

      Basta você desejar, e com todo respeito e mansidão, te mostrarei o que a Igreja Católica ensina sobre o Papado e sobre o restante. Pode ser por aqui ou pode ser pelo zap. Se desejar, me adicione: (35) 9 9112 62 82

      Abraços,

      Sandro de Pontes

      • Obrigado pela disponibilidade Sandro, mas, sinceramente, penso não me iria oferecer um único argumento que eu ainda não conhecesse, alguns dos quais até considero bastante pertinentes. Leio diariamente páginas e blogues de orientação sedevacantista que entendo como boas fontes de informação, mas discordarei sempre relativamente a esse ponto.

  7. Como diz o ditado.: Pra quem sabe ler, 1 pingo é…, e, “quem tem ouvidos para ouvir, ouça”!
    Francisco falou claramente que A Santíssima virgem Maria, a mãe dO Deus, que se colocou aos seus cuidados, e que estava na simplicidade daquele humilde lugar, nasceu manchada.!!! Meu 💔 está rasgado de dor por isso, e por tudo mais… Socorrei nos, Mãe, imaculada!

  8. Mensagem de Jesus ao Padre Ottavio Michellini, em 25/7/75:

    “Da relação existente entre Deus, Uno e Trino, e minha Mãe, derivam factos sublimes, únicos, que não se podem repetir:
    – a sua maternidade inseparável da sua virgindade;
    – a sua Imaculada Conceição;
    – a sua isenção da corrupção da carne;
    – a sua Assunção e a sua Realeza acima de todas as potestades do Céu e da Terra;
    – o seu poder sobre as próprias forças do Inferno que, no fim, vencerá definitivamente
    .
    Os homens, na sua presunçosa suficiência, não vêem a grandeza e o poder de minha Mãe, que é também sua Mãe. Não escutaram os seus apelos maternos
    Os homens, se se dirigissem a Ela, arrependidos, se lhe rezassem, poderiam evitar a avalanche que os ameaça e que já está em movimento
    Ébrios de prazeres e de bens materiais, vivem, pelo contrário, mergulhados na escuridão como se não existisse Deus e como se não existisse minha Mãe
    Os homens, e até muitos dos meus ministros, não compreenderam, porque não aprofundaram, o amor sem medida da sua Mãe do Céu.
    Se o tivessem compreendido e se tivessem correspondido, quantos males seriam evitados aos indivíduos e aos povos; como teria sido serena para todos a peregrinação nesta Terra!”

    ( Da obra JESUS AOS SEUS SACERDOTES E FIÉIS – Vol. I – Associação Tudo Instaurar em Cristo)

  9. Nossa Mãe Santíssima nasceu imaculada. Preservada do pecado original. Talvez nos tenhamos acostumado demais a identificar imaculada e santa. Imaculada? Sim! Um dom que recebeu desde sua concepção. Santa? Sim! Mas pela resposta que deu a seu dom. A santidade é um encontro entre dom e resposta. Assim, ser imaculada e ser santa são duas glórias, não apenas uma. E nossa mãe teve as duas.
    Me sinto até bobo ao dizer o que vou dizer agora: o Papa está certo! Quase uma redundância.

    • Se o Papa está certo? Pode ser que sim que queira dizer, exactamente o que Eno Filho descreveu!

      Então há um sério problema, com Francisco: Expressa-se muito mal, baralha e confunde, a maioria, com falta de clareza, o que não deixa de ser grave para um Pastor…E mais, isto é recorrente…além de não dar respostas às legítimas dúvidas que vão surgindo, causadas pelo seu discurso ambíguo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s