Francisco agradece apoio do ex-frade marxista Leonardo Boff

Leonardo Boff, o ex-sacerdote brasileiro, ativista de Esquerda e ideólogo da chamada “teologia da libertação”, anteriormente condenado pela Congregação para a Doutrina da Fé por causa das suas posições heréticas e reacionárias, escreveu ao Santo Padre para lhe manifestar o seu apoio contra os “membros conservadores do governo Trump, articulados com grupos conservadores e até reacionários da Igreja Católica estadounidense, liderados pelo Card. Viganó”. Em resposta, o Santo Padre enviou-lhe também uma carta, agradecendo-lhe pessoalmente esse apoio.

Dr. Leonardo Boff

Querido hermano,

Gracias por tu carta enviada tràmite el P. Fabiàn.
Me alegrò recibirla y te agradezco la generosidad de tus comentarios.

Recuerdo nuestro primer encuentro, en San Miguel, en una reuniòn de la CLAR, allà por los anios 72-75. Y luego te seguì leyendo algunas de tus obras.

Por estos dìas estaràs cumpliendo 80 años. Te hago llegar mis mejores augurios.

Y, por favor, no te olvides de rezar por mì. Lo hago por vos y tu Senora [1].
Que Jesùs te bendiga y la Virgen Santa te cuide.

Fraternalmente.

Francisco

(Carta do Papa Francisco a Leonardo Boff; in leonardoBOFF.com, 17/12/2018)

[1] Referência à “teóloga” e ativista de Esquerda Márcia Monteiro da Silva Miranda.

boff2.jpg
Márcia Miranda e Leonardo Boff junto da ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff.

A “sua senhora”, de acordo com a Folha de São Paulo, é uma mulher casada e mãe de seis filhos com quem Boff, quando era ainda frade franciscano, manteve uma secreta relação amorosa ao longo de 12 anos. Após a dispensa dos votos e o abandono do convento, o ex-sacerdote assumiu publicamente a sua ligação amorosa com Márcia Miranda, definindo-a como “uma relação pós-moderna”, em que a senhora visita o seu apartamento “pelo menos duas noites por semana […] e alguns fins-de-semana”, nos restantes dias, Boff “vive como num mosteiro”.

boff.jpg
Genézio Darci Boff (mais conhecido como Leonardo Boff) in Religión Digital, 17/03/2013.

Leonardo Boff, um dos maiores representantes da teologia da libertação, após décadas de censura durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI, sente-se agora reabilitado pelo Papa Francisco, a quem considera “um dos nossos”.

Basto 12/2018

8 thoughts on “Francisco agradece apoio do ex-frade marxista Leonardo Boff

  1. Eis acima trinca de 3 imundicies ideológicas, escorias da humanidade, fabricantes de multidões de marginalizados, cada vez mais detestados e desdenhados no mundo, como pertencentes à peste virulenta nomeada comunismo, como a maior exportadora de miseraveis no tempo atual, a famélica e comunizada Venezuela!

  2. Custa-me ouvir de alguém todos esses adjectivos depreciativos, para irmãos que, no fundo, estão em sofrimento e que, para todos os efeitos, são vítimas de graves injustiças. Mesmo que não gostemos da ideologia Comunista, devemos respeitar o seu sofrimento. Já disse aqui, que os extremos se tocam e, por isso, os fundamentalismos, venham eles de onde vierem, não fazem bem a ninguém! Como Cristãos, temos obrigação de minimizar esse sofrimento, tentando compreender o porquê dessas revoltas e fazer tudo o que pudermos, para provar que somos diferentes e que, sendo filhos do mesmo Deus, estamos obrigados a partilhar e a ajudar essas pessoas, em todas as circunstâncias! “Jesus estava sempre, do lado dos mais frágeis”…..
    O mal desses agitadores políticos é que apelam à violência porque, em parte, até dizem verdades!
    Marquemos a diferença e não usemos as mesmas armas, para não perdermos a razão!

  3. Uê, Maria, condoendo-se pelos comunistas, são irmãos nossos – que isso? São demonios encarnados, abortistas, possuem odio à Igreja católica, além de comunonazifascistas-NOM-tributarios da Maçonaria!
    “Os comunistas, socialistas e niilistas são uma peste mortal que como a serpente e introduzem por entre as articulações mais íntimas dos membros da sociedade, e a coloca num perigo extremo”. Leão XIII – QAM.
    Ante V II, certamente conhece varias exortações apostólicas contra o pestífero comunismo e exclusão da Igreja até mesmo a quem o apoiar, como eleitores sabendo das duras penas por os elegerem!

  4. Me envergonha o fato de Boff ser catarinense. Este cidadão assim como o apóstata Frei Beto fazem parte dos tentáculos do PT, há vídeos deles chorando a porta da prisão em Curitiba-PR, onde se encontra encarcerado o maior corrupto de nossa história, o ex-presidente Lula. A teologia da libertação fez estragos catastróficos na Igreja católica aqui no Brasil, e infelizmente continua viva, batalhando pela ideologia comunista. Nas eleições de 2018, os evangélicos e católicos em peso votaram em Jair Bolsonaro, mas enquanto os evangélicos seguiram a orientação de seus pastores, os católicos o fizeram contrariando a maioria dos padres e bispos!

  5. Acredito que todas as acções, que relatam nos vossos comentários, sejam verdadeiras. Porém, o que faz com que Deus não nos permita julgar é precisamente o não sabermos toda a sua história de vida. Pessoas que viveram sempre miseravelmente, sem qualquer possibilidade de progredir na vida, a quem sempre exploraram, sem o mínimo para sobreviver, como podem ser boas? Também as há, mas normalmente, violência gera violência!…
    Por tudo isso, Jesus pregou e testemunhou o Amor aos inimigos, preconizando a verdadeira Fraternidade, alicerçada na Sua Misericórdia… Aí sim, aceito a Misericórdia; aquela ajuda o outro a crescer, a encontrar saída para os problemas, através do Caminho do Bem e, com a colaboração de todos os irmãos, consegue melhorar as suas vidas, em todos os sentidos. Se não aprendermos a PARTILHAR com Amor, acabamos por ter que partilhar à força, porque o roubo, a criminalidade , o terrorismo avançam a olhos vistos!
    Não defendo Ideologias políticas e muito menos políticos, apenas defendo “irmãos” que sofrem todo o tipo de INJUSTIÇAS e aos quais somos OBRIGADOS a socorrer!

  6. Quanto ao video do Papa Francisco em que ele afirma que a maioria dos casamentos são nulos, tem a sua lógica, mas não com os argumentos que ele apresenta. Nunca, em tempo algum, os jovens usufruíram de tanta “liberdade”, para se poderem conhecer, como agora! Também acredito, que o investimento é feito em todos os sentidos, menos naquele que os deve responsabilizar para uma vida a dois, até que a morte os separe, incluindo os filhos, que não pediram a ninguém para nascer e que, por isso, têm o DIREITO de NASCER e SER CRIADOS, numa Família, minimamente estruturada. Ora, penso haver muita DEMAGOGIA na explicação de Sua Santidade! A minha mãe sempre me ensinou, que a VIDA não é como queremos, mas é como é e que, com a Graça de Deus, vamos aceitando o que nos está reservado ou aparece; e, se não for assim, como se consegue CONSTRUIR o que quer que seja? O Homem é por NATUREZA inconstante e insatisfeito o que O leva a querer mudar a toda a hora, se não houver Princípios ou Convicções que O demovam! Então, como Deus sabe bem “do que a casa gasta”, deu-no-Los e convidou-nos a vivê-Los em liberdade, mas sujeitando-nos às consequências, se a nossa opção for a contrária.
    Alguém pode adivinhar o futuro? A Vida é uma caixinha de surpresas… Logo, é nos momentos difíceis que o CRISTÃO deve mostrar a DIFERENÇA! Como foi a vida de Nossa Senhora e S. José? Foi fácil? Alguém me disse um dia que, se Nossa Senhora tivesse sabido, o que o SEU SIM implicaria…. (raciocinando humanamente) talvez, tivesse pensado duas vezes….Mas aí, entra a anulação com a ajuda Divina, pela oração, em favor de UM BEM MAIOR! Não é com o mudar o nome às coisas, que a FAMÍLIA é protegida! (situações irregulares, nulidades… e, entretanto a desgraça continua, com os meus, os teus e os nossos.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s