Frases que nos fazem pensar: Ricardo Araújo Pereira

 “Costuma dizer-se que o futebol parece uma religião… m.rapNeste caso é a religião que parece um futebol!”

(Ricardo Araújo Pereira, humorista)

 

Contexto da frase:

Comentário satírico à reação dos portugueses perante o anúncio de que a Jornada Mundial da Juventude do ano 2022 terá lugar em Portugal. Programa transmitido em direto no Jornal das 8, na TVI, no dia 3 de fevereiro de 2019.

Para além de todas as novas ideologias “humanistas” totalitárias que têm aniquilado tantas nações, Portugal tem ainda de sofrer o castigo da ideologia Pimba que afeta todos os quadrantes da sociedade.

Basto 02/2019

11 thoughts on “Frases que nos fazem pensar: Ricardo Araújo Pereira

    • A música pimba não é necessariamente imoral, pode ser apenas pirosa… Eu referia-me ao Pimba num sentido cultural mais alargado e não apenas a sua vertente musical de onde surgiu o nome. O Pimba é toda uma subcultura que passa pela televisão, pela política, pela moda, pelo futebol, pelo “feismo” arquitetónico e urbanístico e até, inevitavelmente, pela maneira de viver a religião…

  1. Isto só pode ser o culminar de toda a banalização e falta de respeito pelo Sagrado. Desceu-se tanto, tanto que já se brinca com AQUILO que há de mais sério na nossa vida!
    Alguma vez, o futebol está intrinsecamente ligado ao Divino?
    Exteriormente e vendo as coisas pela rama, penso que as palavras do Ricardo Araújo Pereira, que se confessa ateu, embora tenha tido educação Cristã, apenas, se referem ao espectáculo constante, ao folclore que, infelizmente, hoje, assistimos nas Celebrações Religiosas…. Arrebatam “massas”, mas passa a emoção do momento e nada fica!
    Acredito que não haja maldade implícita nos comentadores que aceitam essa forma de comparação. Contudo, é, mais uma vez, o reflexo da falta de PROFUNDIDADE e SERIEDADE que o tema nos deveria exigir!

      • No que concerne à Religião católica, sim Basto, tem toda a razão.
        Lembra-se do que aconteceu àquele cartunista que “brincou” com os muçulmanos?!
        Alguém já viu algum humorista brincar com a Comunidade Islâmica sediada, em Portugal?! Pode haver, mas nunca observei?!…
        Se quiser honestidade, comigo mesma, sou forçada a admitir que estes comentários do Ricardo Pereira são oportunos e muito bem conseguidos. Se eu não fosse católica teria rido à gargalhada porque os “flashes” foram bem seleccionados, tenho de admitir.
        Mas como sou católica, apenas lamento que esta gente “pimba”, que referiu, (eu talvez lhe chamaria cromos”), se tenha colocado a jeito, ao ponto de fomentarem estas brincadeiras, elas também “pimba”. Se os próprios não levam a Fé a sério e com respeito, o que esperar dos “infiéis” que não têm sensibilidade?!
        Eu também não vejo motivo para tanta euforia e histerismo, só porque foi escolhido Portugal. Bem, pelo contrário.
        Considero que isto é o verdadeiro “culto à personalidade” que tantos gostam e que, se nota, essa mentalidade a ressurgir . Parece que Jesus Cristo fica, constantemente para trás, na religiosidade de muitos. Quem são os que realmente se interessam pela Sua Palavra?!
        “Ai falou tão bem”!! “E o que disse?” “Não sei…não me lembro…” Acham que o Papa é “porreiraço” e pronto.
        A gente jovem nunca andou tão à vontade para se comportar “como sente…”
        Deus queira que estas Jornadas não se tornem num “Festival Woodstock”, ainda mais “progressista”!

      • Isso também é verdade, Maria. Podem fazer-se todas as piadas sobre o Catolicismo porque essas atitudes são socialmente bem reconhecidas, são um sinal de tolerância democrática. O mesmo já não acontece relativamente ao Islamismo e, muito menos, ao Judaísmo, porque tal seria sempre visto como uma falta de respeito, uma intolerância… Mas o que eu queria dizer quando afirmei que os humoristas nunca tiveram o trabalho tão facilitado era que, de facto, eles não precisam de fazer grande esforço, basta mostrar algumas das atitudes de muitos destes neocatólicos e a piada está feita!

  2. Sem ter presente as palavras textuais de Jesus, no livro -O Evangelho como me foi Revelado- há uma Passagem em que Ele nos adverte para não baixarmos nunca a fasquia, nas nossas opções, fazendo “acordos” com o inimigo, pois, além de perdermos a IDENTIDADE (neste caso, Cristã), esse acabará, sempre, por nos perder o respeito.

    Basta ver o que aconteceu com Judas, quando pretendeu corrigir a sua traição…

    Acho que é o que, neste momento, está acontecer às Religiões: perderam o Norte e, então, a nossa, nem falemos!…

  3. De facto muitas vezes dá a sensação de que em vez de ser Igreja mãe e mestra da Verdade nos querem dar uma espécie de um “clube” com uma espiritualidade cristã.

    Veja-se estas duas notícias:
    Jornada mundial da juventude para 2022 com cunho ecuménico:
    http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/jmj-2022-d-joaquim-mendes-projeta-jornada-com-cunho-ecumenico/
    (Aos jovens já não interessa dar a Verdade e uma doutrina sólida mas apenas que se sintam bem)

    Arcebispo de Braga, renovação da acção da Igreja usando os cursos alpha que surgiram na Igreja Anglicana
    http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/braga-arcebispo-sublinha-urgencia-de-renovacao-na-acao-da-igreja-catolica/
    (Mais uma vez se dilui a Verdade apenas para dar uma mensagem agradável)

  4. Mas que falta de Imaginação! Com tantos Santos, tantos Doutores da Igreja, tantos Místicos a quem Jesus Revelou estratégias para ENTENDER MELHOR O CUMPRIMENTO DA SUA VONTADE, através dos seus escritos, mostrando-nos o quanto privilegia e AMA a Sua Igreja, foi preciso ir buscar um Pastor Evangélico! Por aqui, sem ter nada contra os evangélicos, vê-se TUDO!!!!!
    Biografia de Santa Faustina: “Quero que escrevas o teu diário para que muitos dos que o lerem saibam que é assim que Me Revelo às Amas, e os Salvo através da Minha Misericórdia; mas ai, dos que abusarem d/Ela!
    Teresa de Ávila: “Escreve a tua vida para que muitos aprendam através dela como Me quero Revelar e como Me manifesto às Almas….”
    Alexandrina de Balazar: “Escreve tudo o que te Revelo e a tua vida, pois, esse livro ajudará e salvará muitas almas, pois, é assim que Me Manifesto e Revelo às almas….”
    E muitos mais poderia citar! Só que estes estão ultrapassados e não falam ao sabor dos nossos apetites. Pelo contrário, EXIGEM CONVERSÃO COM MUITA PENITÊNCIA E ORAÇÃO, COM MUDANÇA!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s