Frases que nos fazem pensar: Donald Tusk

m.donald.tusk“De acordo com o nosso Papa, o Inferno ainda está vazio. Isso significa que existem ali muitos lugares.”

(Donald Tusk, Presidente do Conselho Europeu e ex-Primeiro-ministro da Polónia)

Contexto da frase:

Resposta jocosa a uma questão sobre a problemática do Brexit, levantada por uma jornalista, ontem, durante a conferência de imprensa conjunta dos Presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia; in BBC News, 21/03/2019 – tradução livre.

Basto 03/2019

17 thoughts on “Frases que nos fazem pensar: Donald Tusk

  1. Confesso que Brexit é um assunto que não consigo entender. Acho que por se tratar de uma realidade europeia que está muito distante da realidade brasileira.

    O start da piada começou com uma senhora dizendo que quem promove o Brexit iria para o Inferno. Em seguida ela faz uma pergunta, questionando se isso é verdade!!! Até aí metade da piada já tinha sido feita.

    Mas por que ela diz isso? Alguém poderia me explicar?

  2. Penso que o vídeo anterior já dá uma ideia sobre o que é o Brexit, mas….
    Descontente com a União Europeia, o Reino Unido resolveu fazer um referendo que, segundo os entendidos, não foi bem esclarecedor para o Povo Britânico, acabando por induzi-lo em erro, sobre as reais consequências duma possível saída. O sim ganhou por uma margem pouco folgada, mas, agora, há acordos a fazer, e ninguém se entende, ao ponto do Povo e alguns políticos quererem outro referendo, pois, acham terem sido enganados. Estima-se que a saída do Reino Unido da União Europeia possa ser ainda mais prejudicial para os Britânicos, do que a sua permanência, mas também, traz muito prejuízo para a própria UE. Daí, não chegarem a lado nenhum!

    Conclusão: “Se não morremos da doença, morremos da cura”…

  3. E com todo este devaneio, acabei por não comentar a dita frase do Presidente TusK que, além de revelar um grande sentido de oportunidade, dada a conjuntura actual da NOSSA IGREJA, relativamente, ao Inferno, alerta para as graves consequências de qualquer decisão tomada irresponsavelmente!…
    A Polónia, pelo que me é dado saber, é dos Países mais Católicos e Conservadores da UE, onde as leis iníquas ainda não foram aprovadas! Sendo assim, acredito que não “embarque” muito, nas novas teologias….

  4. Sobre o inferno, se formos pensar em quanta maldade, quantos crimes e injustiças se praticam neste mundo, é difícil acreditar que o inferno esteja vazio. As piadas e o riso diante de uma frase dessas são uma reação normal. Mas acredito hoje em dia que um número cada vez maior de pessoas não levem muito a sério tal afirmação de que o inferno esteja vazio, a não ser que tenham perdido a fé ou tenham uma crença que não seja cristã, se bem que o inferno é uma verdade da qual falam todas as religiões, salvo engano meu.

    • A piada está exatamente aí, em referir o Papa como aquele que informa que o Inferno, afinal, está vazio… Não sei exatamente a que afirmação do Papa é que ele se refere, mas a verdade é que Francisco tem dado a entender que já ninguém precisa de se arrepender dos pecados e de mudar de vida para não ir lá parar, mesmo no caso de pecados graves. Se assim fosse – como muitos acreditam – o inferno estaria realmente vazio, uma vez que, de acordo com a nova doutrina, parece que só corre o risco de ir para o inferno quem faz bisbilhotice (fofoca), quem pertence à máfia italiana ou quem não cumpre com as quotas de carbono… Este é o meu entendimento, mas admito que possa ter entendido mal.

  5. Ao que parece Francisco não teria dito que o Inferno está vazio, mas que não existe em uma entrevista a um jornalista italiano. “Almas pecadores desaparecem, mas o Inferno não existe.” Mas essa frase foi desmentida. Veja!

      • Eu diria que uma frase leva a outra. Estou me baseando no vídeo que partilhei. A reportagem disse que a frase de que “as almas pecadoras desaparecem, mas não existe Inferno” foi atribuída erroneamente ao Papa Francisco. Não sei quem desmentiu, mas parece que a falta de clareza é uma marca do pontificado de Francisco.

  6. Por acaso, viram o mural homo erótico que foi mandado pintar por um Bispo, cujo nome já não sei, e que se encontra à entrada de uma Catedral Italiana ?
    Pesquisem na Internet e reflictam na mensagem que se quer transmitir… O Próprio Jesus está representado pela imagem do pintor que, por acaso, se assume gay…
    “TUDO AO MOLHO E FÉ EM DEUS!” Acho que pouco mais há a dizer ! E, ainda, segundo me lembro, vão pendurados no TERÇO!
    Se ao menos o TERÇO fosse apontado como ELEMENTO DE CONVERSÃO… Mas, com certeza, que não é isso que querem transmitir, pela falta de gosto da obra em questão; acredito mais, que possa ser uma provocação, para nos dizer mesmo: “O Inferno não existe”! Estamos Salvos por natureza.

    • O Vaticano, precisamente. Enquanto o Santo Padre permanece calado e o seu amigo jornalista ateu mantém o que disse! O Vaticano de hoje é representado por pessoas como o ativista LGBT James Martin SJ e mais um conjunto de apóstatas escolhidos por Francisco. Para além destes, o Vaticano inclui ainda os papólatras e os “cães mudos”. Este é o Vaticano que desmentiu o amigo ateu do Santo Padre. Porém, o amigo ateu mantém o que disse e o Santo Padre, com o seu silêncio, dá-lhe toda a credibilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s