Frases que nos fazem pensar: Papa Francisco (2)

m.bergoglio “No Gólgota, Maria depara-Se com o desmentido total daquela promessa: o seu Filho agoniza numa cruz como um malfeitor. Deste modo o triunfalismo, destruído pela humilhação de Jesus, foi igualmente destruído no coração da Mãe; ambos souberam calar.”

(Francisco I, Papa reinante da Santa Igreja Católica Apostólica Romana desde o dia 13 de março de 2013)

Contexto da frase:

Excerto da homilia do Papa Francisco no Domingo de Ramos, 14 de abril de 2019.

Basto 04/2019

5 thoughts on “Frases que nos fazem pensar: Papa Francisco (2)

  1. Realmente, a frase pronunciada encerra, objectivamente, a realidade de um raciocínio humano de quem esperava ver em Jesus, um “rei”, meramente terreno , poderoso, capaz de colocar os seus atributos ao serviço da prepotência de Israel e da vaidade humana!…. Porém, todos sabemos, que os Planos de Deus não eram esses. Assim, para quem conhecesse, minimamente, as Escrituras, mesmo, “surpreendido,” pelo decorrer dos factos, “identificaria” em Jesus, O Cristo, O Messias, O Salvador, tal como Ele O Proclamava, e saberia identificar os SINAIS, pelo decorrer da PAIXÃO! O que não invalida o sofrimento atroz, que estavam a passar, aguentando em SILÊNCIO!
    Logo, Maria, Sua Mãe, faria parte desse “pequeno número”que, apesar de todo o sofrimento, nunca vacilou nas Suas CONVICÇÕES! Aliás, Ela já tinha escutado isso, nas palavras do velho Simeão:…”uma espada de dor….”
    Por tudo isto, mais uma vez, o Papa Francisco” erra” na sua Comunicação, dando-nos a ideia de que Nossa Senhora, também, fazia parte dos “VAIDOSOS”, tipo Judas, que esperavam em Jesus o GRANDE CHEFE, capaz de lhe satisfazer os caprichos!…

    E, mais uma vez, vou citar a Obra “O EVANGELHO, COMO ME FOI REVELADO” de Maria Valtorta.
    Nele, Jesus refere Nossa Senhora, como extremamente lúcida, relativamente à Sua Obra e à Sua Missão. Contudo, reconhecendo, DE VERDADE, Quem Ele era, Nossa Senhora sofria em silêncio, com a falta de DIGNIDADE com que Ele era tratado, pois, sabendo-O DEUS, gostaria de O HOMENAGEAR como TAL, mas, somente, por REVERÊNCIA, e nunca por vaidade ou qualquer outro interesse.
    Pobre como era, ESMERAVA-SE em tudo, para O compensar…
    E, mais, Jesus, também, refere, que Satanás tentou Nossa Senhora de todas as maneiras para que Ela duvidasse, mas nunca conseguiu, sequer, uma única VACILAÇÃO, levando-A quase ao esgotamento, principalmente, depois da Sua Morte!

    • Caríssimos Basto e Maria, Coloquei a expressão anterior, a fim de contextualizar um pouco mais e, deste modo dirimir eventuais dúvidas. O parágrafo começa assim:

      “É a noite da fé. Mas, só desta noite é que desponta a aurora da ressurreição. Ao pé da cruz, Maria repensou nas palavras com que o Anjo Lhe anunciara o seu Filho: «Será grande (…). O Senhor Deus vai dar-Lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim» (Lc 1, 32-33). No Gólgota, Maria depara-Se com o desmentido total daquela promessa: o seu Filho agoniza numa cruz como um malfeitor. Deste modo o triunfalismo, destruído pela humilhação de Jesus, foi igualmente destruído no coração da Mãe; ambos souberam calar.”

      O que concluir destas frases?! O que Francisco nos quer transmitir, sempre com palavras confusas, ambíguas?!

      1_ De onde tirou ele a ideia de que Maria pensou nas Palavras do Anjo?! Provavelmente (como mera conjectura), poderemos talvez inferir que uma espécie de retrospectiva lhe terá passado na memória como num filme (também a Anunciação do Anjo de Senhor)?! “Feliz de Ti que acreditaste”, diz mais tarde a Prima Isabel…

      2_ Mas qual desmentido total?! O anjo mentiu?!; Maria sabia perfeitamente que não…Tudo se cumpria misteriosamente, mesmo sem que abarcasse todo aquele Mistério…;

      3_ Alguma vez a Virgem Maria foi afectada por ideias triunfalistas, de forma a se sentir desiludida?!;

      4_ Não era Judas Iscariotes o das ideias triunfalistas que pretendia um Rei espectacular, fazendo-Se valer do Seu Imenso Poder, como Deus?!;

      5_ Não terá Jesus falado muitas vezes que “o Seu Reino não era deste mundo”?! Muitos não compreenderam, mas A Virgem Maria entendeu, de certeza;

      6_ “ambos souberam calar”, diz o Papa. E porque calaram?! Decerto não foi para encobrir uma mentira, mas porque era assim que se cumpriam as Escrituras. “Tudo ficou consumado”. “Nossa Senhora guardava todos os acontecimentos no Seu Coração”, mas nunca duvidou…

      Sinceramente não dá para perceber as incoerências constantes nas palavras deste Papa…Bom, mas para quem já afirmou, anteriormente que Nossa Senhora não nasceu Santa…é apenas mais uma frase infeliz…

      Tenham uma Santa Páscoa, vocês e todos os que cruzam este Blog.
      Um grande bem-haja, Caro Basto e a todos! Que a SS.Trindade os recompense larga e abundantemente…Amen!
      Maria Ribeiro

  2. Pessoalmente, continuo a pensar, que mesmo sem nada entender e com o decorrer dos acontecimentos, a palavra “triunfalismo”, na verdadeira acepção da palavra, nunca esteve presente na vida de Nossa Senhora, pois, a Sua vida foi feita de constantes provações, levando-A a entender, tal como Jesus pregava, que o Seu Reino não era deste mundo.
    Assim, depois da morte de Jesus, na cruz, só pode constatar que TUDO ESTAVA CONSUMADO, CONFIANDO que a PROMESSA de Deus seria cumprida até ao fim e Ele Ressuscitaria dos mortos cheio de Glória!

    Façamos como Ela, e tenhamos CONFIANÇA para continuar sem nunca desistir, apesar de todas as CONFUSÕES!

    UMA SANTA PÁSCOA PARA TODOS!

  3. BERGOGLIO É O FALSO PROFETA DO APOCALIPSE POIS FOI ELEITO POR UM FALSO CONCLAVE CHAMADO DE
    MÁFIA DE SAINT GALLEN :
    👉 https://maedasalvacao.wordpress.com/2016/12/05/mafia-eclesiastica-2/

    👉http://jornalcelestial.portaldosanjos.net/2017/03/eles-deram-ao-papa-francisco-quatro.html?m=1

    👉 https://fratresinunum.com/2015/09/25/mafia-eclesiastica/

    👉 http://www.sinaisdoreino.com.br/?cat=1&id=5868

    👉 https://fratresinunum.com/2015/09/29/qual-o-papel-desempenhado-pela-rede-de-saint-gall/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s