Vaticano censura imagens televisivas do Papa Francisco durante transmissão da celebração da Missa do Domingo de Páscoa

O facto de Francisco repetidamente evitar ajoelhar-se diante do Santíssimo Sacramento, ou sequer fazer uma breve genuflexão, parece estar a causar algum embaraço, no Vaticano, aos responsáveis pela gestão da imagem papal. Durante a transmissão televisiva da Missa do Domingo de Páscoa, a equipa de produção do Vaticano cortou, por duas vezes, as imagens da câmara que filmava o Santo Padre em grande plano, precisamente nos momentos em que, de acordo com a Instrução Geral do Missal Romano, o celebrante deve fazer uma genuflexão diante das espécies consagradas.

Como se constata no vídeo acima, a transmissão televisiva da imagem papal foi interrompida nos instantes que se seguem à elevação da Hóstia Consagrada e imediatamente depois da elevação do cálice com o Sangue do Senhor.

O mesmo embaraço foi também percetível nos critérios de edição de imagem das transmissões televisivas das celebrações da Missa Crismal e da Vigília Pascal.

Basto 04/2019

13 thoughts on “Vaticano censura imagens televisivas do Papa Francisco durante transmissão da celebração da Missa do Domingo de Páscoa

  1. É facto que não tem fé na Divindade de Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento da Eucaristia presente nas sagradas espécies do pão e do vinho

  2. Mas, contra factos não há argumentos, não é?

    De todas as arbitrariedades do Papa Francisco, para não dizer pior, ESTA é a que mais me choca!!!
    Porque, assim, já se pode concluir e compreender muita coisa!…
    Se a EUCARISTIA não é JESUS VIVO, daí, a explicação, para toda a banalização em tudo que Lhe diz respeito. E já enumerei aqui algumas: comunhões sacrílegas, missas folclóricas, altares profanados, Fátima e suas Mensagens…
    Contra tudo e contra todos, continua a escandalizar, não Reverenciando Jesus Vivo, presente na Hóstia Consagrada, A ALMA DA IGREJA!

    Que mais podemos esperar?!
    Cego não é o que não vê, mas o que não quer ver….

  3. Também acho, João. Pelo menos, ficamos com a sensação de quem nem todos estão” na mesma onda”, o que já nos dá um certo conforto.
    Assim como, os sucessivos desmentidos, relativamente, às suas opiniões pessoais, em entrevistas que, segundo o Papa Francisco, podem ser consideradas Magistério, como respondeu a um jornalista.
    Desculpem não apresentar a prova desta resposta, mas li-a, algures, e era fidedigna.

    • Penso que o João estava a ser irónico… De uma forma ou de outra, é evidente que não posso concordar com este tipo de critério editorial. Se esta atitude do Santo Padre causa algum tipo de escândalo então deve ser corrigida ou esclarecida, mas nunca disfarçada.

  4. Eu também assim penso.
    O Assunto é demasiado sério para ser OMITIDO. Até porque, segundo a estratégia do Papa Francisco, para não se CONVERTER ninguém, passa, penso eu, em CONVENCER pelo testemunho! Ora, não havendo denuncia, MUITOS, já vulneráveis, podem muito bem cair para o lado errado… deixando, definitivamente, de Acreditar em Jesus Sacramentado, o que é GRAVÍSSIMO!!
    E, depois, conhecemos bem demais,a sua ligação à Igreja Protestante e não só!

    Agora um aparte: a sua TEIMOSIA, INDIFERENÇA e FRIEZA, perante a CONFUSÃO que vai originando, ASSUSTAM-ME!

  5. No dia 7 de abril o Papa Francisco visitou a paróquia de San Giulio em Monteverde (Diocese de Roma) para consagrar o altar da renovada Igreja paroquial. Depois da Comunhão o Santíssimo Sacramento foi levado do sacrário provisório para o novo sacrário. Nenhum dos fiéis nem nenhum dos mais de VINTE padres que estavam presentes fizeram uma genuflexão quando o Santíssimo Sacramento por eles passou!!! O exemplo de Francisco está a fazer sucesso!

    https://www.youtube.com/watch?v=0IY9O1-sGBE (a partir de 1:27:40)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s