Frases que nos fazem pensar: Papa Bento XVI (2)

“O Papa é um só, Francisco.”m.bento.xvi

 

(Bento XVI, 265º Pontífice da Santa Igreja Católica Apostólica Romana e 1º Papa Emérito em toda a história do cristianismo)

Contexto da frase:

Clarificação de Bento XVI ao diário italiano Corriere della Sera numa entrevista, publicada esta semana, onde foram abordados temas como as “lutas internas” da Igreja e “cismas”; in Vatican News, 27/06/2019.

Basto 06/2019

 

Pós-texto (em 16/07/2019):

De acordo com a publicação LifeSiteNews, que traduziu a entrevista de italiano para inglês, não há qualquer evidência de que o Papa Bento XVI tenha proferido essa frase.

As fontes referidas são as seguintes:

  • Revista “Sette [7]”, suplemento de domingo do jornal “Corriere della Sera“, do dia 30 de junho de 2019 (aqui disponível em pdf).
  • Versão online, disponível na página web do “Corriere della Sera“, desde o dia 28 de junho de 2019.

20 thoughts on “Frases que nos fazem pensar: Papa Bento XVI (2)

  1. Ora, porque há muitos Católicos que não se revêem, de todo, nesta Igreja de FRANCISCO, ocultando uma ténue Esperança de que ele não passe de um “usurpador”, atendendo às circunstâncias que envolveram a sua eleição.
    Depois, as contradições constantes, em toda a doutrina que defende… em conluio com os MODERNISTAS que protege e aprova. Contudo, se Bento XVI se demarca e não denuncia a VERDADE, como fazem os Cardeais “SANTOS” que se lhe opõe, é porque está na mesma linha e, agora, já não dá para disfarçar mais, a ambiguidade da sua mensagem: “…O Papa Francisco é um grande Teólogo e apenas difere de mim, no estilo…”

    “QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR QUE OIÇA!”

    E um aparte: Bento XVI foi um dos opositores à aceitação do livro de Maria Valtorta— O EVANGELHO COMO ME FOI REVELADO— não o PROIBINDO, porque não encontrou n/ELE contradições com a Sã Doutrina, mas também não lhe deu aval, para que fosse divulgado, como deveria.
    Chega a afirmar no Prefácio, que é para não “ENGANAR OS MAIS NÉSCIOS”… contrariando, assim, uma vontade expressa de Jesus, que pediu à Vidente que o escrevesse até à exaustão, para servir de ajuda nos tempos actuais de CONFUSÃO, (os nossos) que se aproximavam.
    Ele, JESUS, dizia que”… OS DOUTORES ESQUISITOS O IRIAM CONTESTAR, PROCURANDO, INUTILMENTE, CONTRADIÇÕES OU MENTIRAS…
    E, IRONIZANDO ACRESCENTAVA (à Maria Valtorta): “…Esses doutores esquisitos pesquisarão, pesquisarão, pesquisarão, mas TORCERÃO SEMPRE O NARIZ…”
    Jesus chega a comparar o sofrimento da Vidente, pela perda de tempo, na escrita dessa Obra, com o Seu Sofrimento, no Horto das Oliveiras, que quase O levou a desistir!…
    Nessa Obra, Jesus apela à FIRMEZA NA SUA PALAVRA, sem que uma só vírgula possa ser retirada ou alterada, e alerta para a chegada da DOUTRINA DO ANTI CRISTO; aquela que é oposta à SUA!!!!!

    Conclusão: Bento XVI faz parte desses DOUTORES ESQUISITOS (demasiado intelectuais), a quem Jesus Se refere…

  2. Confesso que até compreendo até certo ponto o silêncio de Bento XVI, a única coisa que não compreendo são estas interrupções que ele faz ao seu silêncio e que são sempre altamente aproveitadas por aqueles que parecem muito satisfeitos com a sua renuncia…🤔

  3. No fundo o que acontece é que, Papa Bento deu a entrevista ao CorriereTV, e em essa entrevista não se encontra esta frase (Papa é só um……), mas no site do Vaticano,(vaticannews.va) sim.

    • Não Mfm, deve ser mais do que isso. A Vatican News, naturalmente, replicou a parte que mais favorece a linha partidária do Vaticano, mas há muitos outros meios de comunicação, a nível global, que citaram essa alegada frase de Bento XVI fazendo referência à fonte original. A entrevista completa talvez tenha saído apenas na edição impressa do Corriere della Sera.

  4. Também chego a pensar que ele, uma vez que JUROU OBEDIÊNCIA TOTAL, ao PAPA FRANCISCO, aquando da sua renúncia, queira manter-se em silêncio. Porém, também pode estar a querer demarcar-se de tudo isto, o que não deixa de ser POLÉMICO, como o Basto refere… Ou se cala, ou denuncia!
    Assim, dá para os dois lados, atitude muito cómoda, mas muito DIFERENTE da que deveria tomar, juntando-se à GRANDE CONFUSÃO, apanágio da nossa actual Igreja!!!

  5. Fiquei sem palavras, no momento que vi essa frase. Mas logo pensei, de imediato “o que é que ele havia de dizer? Terá alternativa?”
    Depois encontrei no ACI Digital as seguintes frases:

    –A entrevista foi publicada pelo jornal italiano ‘Corriere Della Sera’, realizada pelo jornalista italiano Massimo Franco…;

    –….mas apenas algumas citações diretas foram publicadas em seu artigo de cinco páginas sobre o encontro…;

    –Franco disse que, “quando a história desses anos secretos” do Papa Emérito Bento XVI for escrita, “não será possível ignorar os cardeais e bispos altamente reservados que vieram à sua porta em busca de alívio, e expressando suas críticas e sua perplexidade em relação ao atual pontificado”;

    –As preocupações expressas pelo jornalista italiano foram recebidas com respostas claras do Papa Emérito, por isso assinalou que:

    — “a obsessão de Bento pela unidade da Igreja… é mais aguda do que nunca”.

    Conclusão, Estas também são outras tantas frases que nos fazem pensar… Resumir, numa expressão mínima, uma entrevista de cinco páginas…é. muito polémico…

    Pergunto, alguém já leu a entrevista completa, ou a questão colocada, antes dessa resposta?!
    Ele é o Papa Emérito, o “outro” (canonicamente eleito ou não) é que é o Papa mesmo, vamos fazer o quê?

    De momento é a leitura que faço, sem grandes certezas…

  6. Não se esqueçam de que Bento XVI foi um dos redactores principais do Concílio Vaticano II. E mais, era um grande admirador do Cardeal Martini; há fotos oficiais, onde Bento XVI o abraça e lhe agradece por tudo que fez pela IGREJA (penso que se refere à Sua Modernidade).
    Agora, que seja um bem intencionado…acredito! Mas de boas intenções está o Inferno cheio!
    Depois, a sua interpretação, sobre Fátima, também nos confunde: ainda, hoje, afirma que não houve Aparições , mas sim, imagens interiores: intelectuais…
    Se a diferença entre umas e outras é, assim, tão importante, não sei. Apenas sei, que para o “comum dos mortais”, essa tentativa de não aceitar com SIMPLICIDADE a VERDADE, que é: NOSSA SENHORA APARECEU MESMO, E TROUXE-NOS UMA MENSAGEM, pode CONFUNDIR e levar mesmo ao descrédito!!!
    Perde-se demasiado tempo em dissertações acessórias, acabando por PREJUDICAR o ESSENCIAL!!
    E isto também contraria o SIM,SIM; NÃO, NÃO; que Jesus tanto nos EXIGE!!!

    “OBRIGADO, PAI; PORQUE REVELASTE ESTAS COISAS AOS PEQUENINOS E AS NEGAS AOS SÁBIOS!…”

    • MMartins…se pelos frutos se conhece a árvore como nos ensinou Jesus, vejamos:Aprovou a Eucaristia para concubinos e para protestantes, nunca se ajoelha para a Eucaristia mas se ajoelha para beijar os pés de pessoas avessas à fé católica; “a via sacra é o fracasso de Deus” Por acaso Deus fracassa? Isso é afirmação que alguém do Magistério faça diante de ateus, protestantes e cristãos mal formados? e tantas outras afirmações bombásticas.
      Considerando que o ofício Petrino é confirmar os irmãos na fé, qual dos dois realiza com autenticidade o ofício? Se Francisco fosse o verdadeiro papa – como afirmaram – que Bento disse, que necessidade haveria de permanecer como emérito sendo que há dias atrás houve uma publicação em que está firmada simplesmente como Pp sem o “emérito” ?
      Quem puder entender entenda

  7. Souza, acho que tudo o que acaba de escrever se refere ao Papa Francisco.
    Agora, o que nunca me passaria pela cabeça é que Bento XVI pudesse afirmar, que só difere dele no Estilo!…
    Mas quanto à afirmação sobre o “fracasso da Cruz”, confesso que aprendi a mesma expressão, acho eu, mas com um sentido diferente: para os Judeus, a morte na Cruz era a morte mais HUMILHANTE, infligida a qualquer ser humano; daí, somente ser, para os maiores criminosos ou traidores… um verdadeiro fracasso para quem a recebia!
    Mas, para os CRISTÃOS, foi esse “aparente fracasso” (morte na Cruz) que GEROU a VERDADEIRA VIDA, a SALVAÇÃO!
    Se Jesus não tivesse sido Fiel até ao fim, no Seu Projecto, morrendo na cruz, as Portas do Céu nunca nos teriam sido abertas!
    Assim, o “fracasso na cruz” acabou por ser o melhor que nos poderia ter acontecido! Além de ser o único Caminho, para aqueles que O querem Seguir: “Se queres ser Meu discípulo, renega-te a ti mesmo, TOMA A TUA CRUZ E SEGUE-ME!”

    Penso que o mal desta nova Igreja é mesmo a tentativa de ABOLIR A CRUZ!!!

  8. Pedir perdão por semelhante crime é pouco!!
    Contudo, julgo ser o mínimo que se pode fazer, neste caso.
    O meu único receio é que esse “livro”, escrito em conjunto, pelos dois Papas, confirme, realmente, a tal CUMPLICIDADE que possa existir entre os dois; não, relativamente, a este caso concreto, pois, acredito, que ambos condenem veemente o sucedido, mas a todo o Projecto em curso, que está a DESTRUIR a Igreja!
    Cada vez fico mais insegura com Bento XVI, e que Deus me perdoe por este sentimento. Parece que estas últimas notícias começam a permitir que eu encontre explicação para muitas aberrações que também não foram contestadas durante o seu pontificado: lembram-se do “mural homoerótico”, que apela à Salvação de todos, sem Conversão, incluindo a homossexualidade? Para não falar, já, do mau gosto expresso naquela Obra provocatória, exposta na entrada de uma Catedral!
    Será que estava, também, manietado, como na explicação que deu, sobre Fátima e outras? Pelos vistos, não aprende com os erros!
    Continuo a ter muito Respeito por ele, mas confesso, que me tem CONFUNDIDO muito, ultimamente!!!

    • Também me sinto muito confusa. No entanto, precisamos primeiro conhecer o teor do livro. Sem isso é prematuro dar opinião. Continuo a lamentar, até hoje a renúncia de Bento XVI.

  9. Ontem, também fiz essa observação, depois de ter conhecimento que “os restos mortais” de São Pedro, guardados na Capela dos Papas, foram oferecidos, sem nunca terem sido desejados, por ele, ao Bispo (?) de Constantinopla! (um Bispo Cismático, convém referir e nem que o não fosse!)
    Que sinal nos quer dar?! Traz Lutero para o Vaticano como um mártir, e AFASTA SÃO PEDRO!!!… Isto não é EVIDÊNCIA A MAIS?!
    Definitivamente, o último GOLPE pode estar aqui! A Igreja VERDADEIRA, cujo princípio foi em PEDRO, já não existe… pelo menos, na sua cabeça!
    E, depois, como lhe podem PERMITIR semelhante atitude?
    Neste momento, mesmo sem ter ainda conhecimento do resultado do Sínodo da Amazónia, já não tenho qualquer dúvida de quem é “esse senhor”! Somente, lamento, que ainda haja quem o idolatre!

    — PREPAREMO-NOS PARA O PIOR!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s