Papa Francisco troca correspondência com teólogo marxista Leonardo Boff

boff.jpgTrês anos depois de ter recebido a famosa carta dos dubia, em que quatro cardeais pediam esclarecimentos ao Santo Padre sobre os novíssimos ensinamentos bergoglianos a respeito do matrimónio cristão, Francisco volta a trocar correspondência com o seu amigo marxista Leonardo Boff. Quem o confirma é o próprio ex-frade brasileiro da teologia da libertação, que publicou recentemente no twitter uma foto que lhe fora enviada por Francisco. Entretanto, dois dos cardeais dos dubia faleceram à espera de uma resposta do Santo Padre que ainda não chegou.

 

Boff, o herético ex-frade franciscano que durante 12 anos manteve um caso amoroso com uma mulher casada e mãe de seis filhos, afirma que o seu amigo e correspondente Francisco é partidário dos seus ideais político-religiosos.

boff2.jpg
In Periodista Digital, 02/01/2017 e 17/03/2013, respetivamente.

Basto 08/2019

39 thoughts on “Papa Francisco troca correspondência com teólogo marxista Leonardo Boff

  1. Eu penso que, em Portugal, poucas pessoas têm noção do que é a “Teologia da Libertação” que, na Argentina se designa por “Teologia do Povo”. Estes movimentos revolucionários tresandam a Ideologia Comunista.
    O Papa Francisco é filho destas ideias esquerdistas.
    Portanto compete a todo o católico estudar o que se passa na América Latina, nas últimas décadas, a fim de poder compreender as medidas e o paradigma deste pontificado.
    Alguém me explicou que a TL é uma tentativa de integrar o Marxismo na Igreja Católica, com o objectivo de a destruir.
    Quando Leonardo Boff, um imoral defenestrado (para usar um termo muito utilizado no Brasil) que significa excluído diz: “este é dos nossos”, e, ainda exibe correspondência, entre ambos e fotos comprovativas, é muito significativo e muito grave.
    Seria bom que valorizássemos mais os “sinais” evidentes. Numa “crise eclesial”, sem precedentes todos os pormenores são importantes.

  2. A teologia da libertação é muito forte na América Latina!

    Hoje vemos o quanto, no passado, ela se organizou muito bem e quanto poder de influência tem sobre a Igreja.

    • Muito Bom, Alex! D. Cáudio Humes seria o Papa Latino Americano. Aí quase acertou, não faz muita diferença, até porque Bergoglio e Hummes se assemelham em quase tudo. Não é por acaso que o último é o responsável pelo Sínodo Pan-Amazónico.

    • Esta explicação do Padre Paulo Ricardo é muito lúcida. A imagem não é famosa mas o áudio está perfeito:
      Acabar com a transcendência e, apenas aplicar a interpretação da Sagrada Escritura, à nossa condição imanente.
      O veneno está na forma de pensamento marxista:

      • É a essência do marxismo, para quê esperar por um paraíso transcendente se podemos lutar por um paraíso emanente, ao nosso alcance imediato. E então Jesus, apesar de ser sido claro quando disse que o Seu reino não é deste mundo, é transformado pela TL num reformador social, num líder sindical, num líder da guerrilha do pobres pela terra, num Che Guevara católico. Enquanto Sua mãe passa a “madre de la revolución”. Heresia pura.

      • A TL tem ainda um outro defeito que não é referido pelo Pe. Paulo Ricardo nesse vídeo e que, na minha opinião, é o apoio ao marxismo indigenista no campo religioso e espiritual. Neste sentido, o mito de Rousseau, embora de forma não assumida, é uma espécie de evangelho da TL. Os índios viviam bem e em paz no seu paraíso selvagem, num estado espiritual elevado, até que vieram os europeus, com a sua religião, com a sua salvação desnecessária, com a sua moral hipócrita, para perturbar a pureza moral e espiritual dos índios. E esta linha de pensamento, obviamente, tende sempre a omitir as barbaridades que se cometiam nas civilizações indígenas do Continente Americano do período pré-colonial.

  3. Depois de ter ouvido o Pe. Paulo Ricardo, fiquei mais elucidada sobre o que é a Teologia da Libertação, mas tudo o que ele explica referente a ela, eu já o tinha escutado, relativamente, à Maçonaria Eclesiástica: negação dos milagres, negação dos Dogmas, negação da Presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia, negação da Ressurreição… e até, a negação da Divindade de Jesus Cristo, que não passa de um Homem Extraordinário!
    E agora, se estivermos bem atentos aos pormenores de personalidade do Papa Francisco e às suas amizades preferidas, é fácil descobrir em qual Teologia ele acredita.

  4. Vou postar um link para acessar os cantos da teologia da libertação. Se prestarem atenção as letras vão compreender como funciona a subversão marxista na igreja, esses cantos são usuais em todo o Brasil. Desse jeito, mesmo que os padres não sejam partidários da teologia da libertação, esses cantos acabam envenenando os leigos em grau maior ou menor. E não adianta reclamarmos, os bispos comunistas da CNBB aprovaram isto não dão ouvidos a ninguém.

  5. Numa linha de pensamento marxista, aqui o Padre Paulo Ricardo, falando para seminaristas, explica o que significa gramcismo, onde não existe verdade e, onde se pretende imbecilizar a população. Talvez se entenda melhor o que é marxismo cultural.
    Existem as aulas completas no canal do Padre, mas aqui é apenas um excerto que ajuda a captar a ideia.

  6. Não sei se vou escandalizar alguém, mas acho que, enquanto estivermos obcecados pelo Comunismo que, para mim, há muito tempo deixou de ser o Papão, pois o seu tempo já foi… deixamos as portas abertas ao verdadeiro que, camufladamente, vai lançando as garras e, sem qualquer pudor ou respeito, nos está a manietar, roubando-nos toda a LIBERDADE tanto no plano Social, como no Religioso: A Nova Ordem Mundial!
    A filosofia até pode ser a mesma ou parecida, mas, a nível de estratégia, é muito mais dissimulada e, por isso, mais perigosa! Aqui, é que muita gente acomodada bebe o VENENO, lentamente, sem se aperceber!

    • É preciso separar os conceitos, Maria. O papão comunista pode ter desaparecido, pelo menos na sua sua forma primordial, mas o marxismo cultural está mais vivo do que nunca, nomeadamente nas sociedades ocidentais.

      As obsessões, obviamente, nunca são boas, nem num sentido nem noutro.

    • “Mons. Nicola Bux denuncia métodos estalinistas nas mudanças do Pontifício Instituto João Paulo II”

      Neste sentido, o comunismo continua muito vivo…

      Por outro lado – e isto é ainda mais relevante – temos vindo a assistir à emergência de uma nova forma de comunismo globalista que visa controlar o mundo inteiro, que é o comunismo verde e que já infetou a Igreja por dentro. Nesse sentido convergem coisas como o dogma do aquecimento global antropogénico, o ambientalismo extremista radical, a “beata” Greta Thunberg, a pastoral da “casa comum” ou o novo “comunismo” Laudato Si’, etc… Isto parece ser uma nova forma de comunismo renascido e com um poder ainda maior do que a anterior. Uma espécie de besta, cuja ferida mortal parece agora curada e com um poder extraordinário e universal, como no capítulo 13 do Apocalipse de São João.

      A curta-metragem “I pet goat 2” (que é aparentemente satânica mas também genial) mostra isso depois do minuto 3:28, onde o velho comunismo dos bolcheviques é completamente afogado pelo verde.

      • Esta visão de “uma espécie de besta, cuja ferida mortal parece agora curada e com um poder extraordinário universal”, caracteriza bem o que se passa na actualidade e, sobretudo nos alerta para a ideia de, que “o Inimigo se faz de morto”, a fim de atacar de forma subtil.

        No entanto, vejam, em Portugal, quem se preocupa com valores conservadores? Quem defende os valores cristãos? Que eu saiba, ninguém, nem mesmo o clero.

        Não são os “verdes” e os “bloquistas/socialistas” que estão no poder? Quem promove agendas LGBTQ+ e “Prides”, eutanásia, aborto, ideologia de género, etc. Por acaso são os conservadores? Onde estão os Partidos de Democracia Cristã?

        Quando escrevi para os Grupos Parlamentares, por ocasião do projecto “mudança de sexo aos 16 anos”, o único que me respondeu foi o CDS e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. No entanto, estes também não se podem considerar “cristãos autênticos”, pois o testemunho de vida não é exemplar…

        Quando da discussão para a Eutanásia, aconteceu o mesmo. não foi aprovado o projecto, por um triz…

        Quem instituiu o indecente “casamento entre pessoas do mesmo sexo”? não foi o corrupto Sócrates que devia estar na jaula como o Lula?
        A Ideologia comunista está bem viva, infelizmente. Cá, em Portugal a direita tornou-se um “tabu”. Aquele que ousa falar de valores é considerado de extrema direita, um retrógrado perigoso que “pode até ser um nazi”.
        Não existe um partido alternativo que não seja de “centro/esquerda”.

  7. Aí, concordo, porque a Filosofia é a mesma e, talvez o Cerne da questão. Porém, se estivermos atentos, do Comunismo, toda a gente tem medo… ou quase toda! Enquanto que o “globalismo” ou Nova Ordem Mundial, até está na moda; a começar pelo Papa Francisco que o apoia e defende, com a capa de Unidade!
    E basta isso, para que muitos sejam enganados.

  8. Muito bem concebido este vídeo. Nele, pelas bocas de S. João Paulo II e Bento XVI, conseguimos perceber bem as DIFERENÇAS entre Cristianismo e MARXISMO.
    Enquanto o Primeiro (Cristianismo) visa o Homem no seu todo, o Segundo (Marxismo) somente se preocupa com o bem estar material, não olhando a meios para o conseguir.
    Jesus Cristo PREGA a Revolução nos corações que, Convertidos a SI, deixarão, NATURALMENTE; de explorar, marginalizar, humilhar o Irmão, seja lá em que circunstâncias forem. Mas aqui, A Sua Igreja deveria dar o EXEMPLO, seguindo as Suas directrizes iniciais de quando Ele a Instituiu…
    Logo, NATURALMENTE, o Seu Reino de Justiça, Paz e Amor, deveria ser IMPLEMENTADO no mundo, sem lutas fratricidas nem violência!
    Fomentar o ódio, a revolta e a violência é tudo, menos DIVINO!

  9. Tudo está bem sincronizado e não podemos separar as várias ideologias que estão por trás das revoluções, sejam elas, utilizando as armas, sejam de, cariz revolucionário-cultural. Seríamos muito ingénuos se considerássemos “esta” ou aquela” organização inocente, ou pior “convertida:
    O “Marxismo Cultural” é a subversão ideológica da civilização Ocidental, unido com outras estruturas ateias ou diabólicas para destruir as “religiões”. Por exemplo “Illuminatti/Sionismo” NOM, etc.
    Agora vejam o texto seguinte copiado do blog “Marxismo Cultural”:

    “A maçonaria ofereceu ao mundo estas revoluções sangrentas:

    O assassinato de 17 mil sacerdotes (padres) e 30 mil religiosos durante o ano 1789, primeiro ano da Revolução Francesa;
    A morte de 250 mil Católicos durante a Batalha de Vendéia entre os anos de 1793 e 1796 (1/4 de milhão de Católicos em apenas 3 anos) somente porque rejeitaram e resistiram à república maçónica, quando os maçons derrubaram a Monarquia Católica;
    Financiou a Revolução comunista na Rússia em 1917;
    A morte de 30 mil Cristeros (Católicos) no México entre os anos de 1926 e 1929; (Durante a Revolução Marxista)
    O assassinato de meio milhão de Católicos entre os anos de 1936 e 1939 durante a Revolução Comunista na Espanha;
    A maçonaria utilizou a república para destronar os Reis Católicos e levar o caos ao povo Cristão para que posteriormente pudesse implantar o seu liberalismo sobre os escombros, e levar à apostasia as nações!

    NOTA:

    Karl Marx escreveu o Manifesto Comunista de 1848 a mando da maçonaria; ele era maçom do grau 31;
    Lenine entrou na maçonaria em 1914 na loja mais subversiva: Das Nove Irmãs;
    Trotsky em 1917 entrou na maçonaria judaica na loja B’nai B’rith.

    Além de tudo isto, a maçonaria está por trás do financiamento e promoção do aborto da união homossexual, através do alto escalão da NOM (Nova Ordem Mundial).”

    Conclusão: Estas organizações ou “senhores do Mundo”, como lhe queiram chamar, DESDE SEMPRE estiveram (e AINDA ESTÃO) unidos na destruição de valores Cristãos Ocidentais, com o objectivo de construir outra civilização imbecilizada “zumbi”. Quem depois vai reinar é que não se sabe, AINDA…

    Portanto O MAL está bem organizado, não tenhamos dúvidas. Nós católicos estivemos a dormir, durante muito tempo.

    • Eu nunca ouvi falar disso, mas a julgar pelo arquivo de publicações existente nesse sítio, esse movimento interno do CDS remonta pelo menos a 2016.

      Pessoalmente, não me identifico com os partidos do sistema e conheço muito mal os novos partidos. Desinteresso-me pela política em geral. No caso concreto do CDS, posso dizer que é o único partido onde cheguei a estar, durante algum tempo, filiado e até envolvido numa campanha autárquica. É também o único partido a quem prometi, por escrito, nunca mais votar nele…

  10. Como tudo está incrivelmente confuso. Só nos resta pedir a graça de sermos dóceis ao Espírito Santo, pelas mãos de Maria. O que mais me aflige é ver que poucos parecem compreender tudo isso.

  11. Amiga, ninguém aqui falou de Conversão. As Ideologias existem e o mal foi terem aparecido. Ora, só quero frisar que, se apareceram, foi porque algo estava muito mal…. e continua!
    Reitero, o que já aqui afirmei. Quando Nossa Senhora pediu a CONVERSÃO do mundo, ou a Rússia espalharia os seus erros, é porque Ela, melhor do que ninguém, conhecia o estado das coisas na Sociedade vigente. São palavras d/Ela! E todos sabemos, o que levou o Povo a revoltar-se. Logo, ninguém está isento de culpa, neste processo! A Revolução Russa só aconteceu, porque depois de quase 2000 anos, o Homem, ainda, não SE CONVERTEU, VERDADEIRAMENTE, ao EVANGELHO, quer queiramos quer não!
    Logo, como o MAU EXEMPLO dos Religiosos, de todo o mundo, não fazia jus ao que diziam acreditar, fez com aparecessem Pensadores ou Filósofos que negam tudo aquilo que, segundo eles, é o Opio do Povo… AS RELIGIÕES!
    Para quem é ateu e Revolucionário, apenas conhece um processo: o da luta armada! Daí, ter acontecido o que aconteceu! Começou pela Rússia, porque era uma Nação Cristã, terrivelmente oprimida e na miséria, na altura.
    Claro que, por detrás do MAL, está sempre Satanás e os seus sequazes, mas isso também não nos inibe de culpa e isso diz-nos Jesus:…”Também Satanás é muitas vezes caluniado, pois, debitam a ele, todas as causas da ruína espiritual. E mais, também culpam Deus por tudo o que acontece: Deus não viola a Liberdade do Homem e Satanás não pode prevalecer contra uma vontade FIRME no Bem. Em verdade vos digo que setenta por cento das vezes, o Homem peca por sua vontade. E não medita naquilo que o levou a pecar, abafando o grito da Consciência que o alerta”… –” O Evangelho como me foi revelado”–

    Logo, o Mal só avança, porque o HOMEM DEIXA, continuando a RESISTIR ao Seu Salvador.
    E quanto mais longe de Deus, mais se estupidifica, deixando-se conduzir por esses FAZEDORES de doutrinas falsas porque, diz Jesus:…”a verdadeira glândula , aquela que faz o Homem o verdadeiro possuidor de vida eterna é o espírito: Quanto mais ele se desenvolver, tanto mais possuirá as luzes divinas e transformará o Homem em deus imortal, sem ir contra o Plano de Deus, obedecendo às Suas Ordens, não indo contra o Plano da Árvore da Vida, mas possuindo a vida, exactamente, como Deus quer, pois, a Criou eterna e brilhante, num abraço feliz com a Eternidade”…
    “Quanto mais o espírito tiver evoluído, tanto mais Conhecereis a Deus. Conhecer a Deus é AMÁ-LO e SERVI-LO, invocando-O em favor de si mesmo e dos outros, transformando-se em verdadeiros Sacerdotes”…

    E para acabar, não vale a pena culpar seja lá quem for. Estamos todos no mesmo barco e, agora, já que temos conhecimento do que nos espera, Confiemos e façamos a nossa parte, rezando, mas também, pondo em prática a Palavra de Deus, para que, mesmo poucos, possamos atrair as Suas Bênçãos!

    • Maria, é verdade que todos somos culpados. No entanto neste comentário referia-me, especialmente aos vídeos e, não a nenhum comentário especial.
      Depois fiz uma espécie de ensaio, relativamente à influência e sintonia de todas as forças do Mal que se unem, apenas com o objectivo de destruir a Fé. Tentei, com base naquilo que transcrevi, colocar a ideia de que o Mal está bem organizado. Nenhuma das partes se poderão subestimar.

  12. Ora vamos lá ver, se eu consigo explicar melhor o meu pensamento.
    Neste momento, quando me refiro ao Comunismo, é ao Comunismo ATEU, politicamente organizado, tal como existiu na União Soviética e nos Países de Leste e, ainda hoje, na China.
    Essa forma de fazer Política, penso estar mais do que ultrapassada porque, mesmo continuando a gostar da “Doutrina ou Ideologia” que a provocou, grande parte da Humanidade já chegou à conclusão de que tudo isso não passa de uma Utopia! O próprio S. João Paulo II afirmou isso, dizendo que o Comunismo caiu por si mesmo, atendendo a que atentava contra a Verdadeira Essência do Homem, logo é inviável. ( o pensamento era este, mas não me recordo das palavras textuais) Contudo, disse também, que o Capitalismo também não interessa a ninguém! Isto porquê? Porque ambos falham radicalmente na finalidade para que tudo foi Criado por Deus. Na Pessoa de Jesus Cristo Seu Filho e da Sua Igreja, Deus ensina-nos como poderíamos colocar tudo em comum (e daí, o aproveitamento dos comunistas) e partilhar com Amor, vivendo numa Sociedade mais Fraterna, em que todos saberiam ajudar-se mutuamente, acabando com todas as injustiças e desigualdade. Teríamos Deus como Pai que, completaria todas as nossas falhas, quando a Ele recorrêssemos, pela ORAÇÃO!
    Claro que, para que Deus aja dessa forma, tem de haver, um voto de Fidelidade à Sua Vontade e à Sua Doutrina, coisa cada vez mais inconcebível, para o Homem sensual e perverso dos nossos tempos…
    Assim, mais susceptível à influência Maligna, o Homem continua a cavar a sua sepultura, inventando “doutrinas diabólicas”, que O destroem cada vez mais, porque O AFASTAM do verdadeiro Fim, para que foi Criado: O PARAÍSO!
    E, até quando Deus deixar, essas falsas teorias, feitas à imagem e semelhança do Homem actual, continuarão a MINAR e a INFLUENCIAR os mais incautos, porque aqueles que as DEVIAM DENUNCIAR E LUTAR CONTRA ELAS, “venderam a alma ao diabo”, e não fazem nada, ou vão na onda!

  13. Já que falaram sobre política dizendo que em Portugal só há partidos de esquerda, gostaria de dizer algo sobre o Brasil. Até meados dos anos 2000, só existia politicamente no Brasil partidos de esquerda e centro/esquerda pela disputa de poder. De maneira geral, uma pessoa tinha vergonha de se dizer conservadora e ser o rotulada de reacionária. O trabalho, principalmente, do pensador Olavo de Carvalho começou a mudar o panorama. Livros como: O imbecil coletivo, O mínimo que vc precisa saber para não ser um idiota, entre outros, influenciaram muitas pessoas, inclusive, o próprio Padre Paulo Ricardo. O resultado foram as eleições de Jair Bolsonaro com o apoio das redes sociais, já que praticamente toda a mídia brasileira, assim como na Europa, é esquerdista e/ou com a agenda globalista. Eu sei que o tema principal aqui é o Catolicismo, mas no Brasil a agenda da política conservadora, às vezes, une católicos e evangélicos na luta contra o aborto e ideologia de gênero, por exemplo. Inclusive o próprio ex-presidente Lula, hoje preso e condenado, relata em um vídeo mais antigo que uma das responsáveis pela sua vitória eleitoral foi a teologia da libertação e a “igreja progressista”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s