Crise de fé nos EUA: 7 em cada 10 católicos não acreditam na transubstanciação

A Igreja Católica atravessa hoje uma crise sem precedentes, os católicos deixaram de acreditar nas verdades mais elementares e cruciais da fé. Numa sondagem recente realizada nos EUA, o Pew Research Center concluiu que 69% dos católicos americanos não acreditam na presença real de Cristo na Sagrada Eucaristia, considerando-a meramente simbólica.

PRC
In Pew Research Center, 05/08/2019.

De acordo com o mesmo estudo, a maioria dos que acreditam na transubstanciação das espécies eucarísticas são os que vão semanalmente à missa. Esta segunda conclusão acaba por ser lógica, uma vez que quem crê verdadeiramente procura aproximar-se da Eucaristia e participar frequentemente nesse sacrifício incruento, mesmo que não esteja em condições de comungar. Por outro lado, é própria Eucaristia que fornece a graça necessária que nos fortalecer na fé.

Os dados apresentados neste estudo não devem ser muito diferentes dos que seriam obtidos em outras comunidades católicas nacionais do mundo ocidental, o que é verdadeiramente apocalítico. Desta forma, a Sagrada Eucaristia, imprescindível para salvação das almas, está hoje vedada à maioria dos que se dizem católicos porque se trata de um mistério de fé que contraria a experiência sensorial

Mistério sim, de fé e de amor, no qual o pão e o vinho se convertem em corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e não um milagre, como muitas vezes é apresentado até por pessoas muito piedosas. Uma vez consumado o Sacrifício Eucarístico, os sentidos humanos e a ciência experimental continuarão a ver nas espécies consagradas meras partículas de pão e de vinho, mas que na realidade são Deus em toda a Sua grandeza.

Anjos adoram a Eucaristia.jpg
Litografia de Johann Georg Schreiner (1801-1859).

De tempos a tempos, a Providência Divina permite que um milagre eucarístico aconteça para fortalecer a fé dos crentes e confundir os incrédulos.

Basto 08/2019

5 thoughts on “Crise de fé nos EUA: 7 em cada 10 católicos não acreditam na transubstanciação

  1. Lentamente, vamos tendo sinais mais do que evidentes, sobre a Apostasia no mundo; se já entre os que deveriam Acreditar, Católicos, existe esta visão das coisas, como estarão os outros?
    É por esta razão e por outras parecidas, que a falsa igreja será facilmente aceite, e até reconhecida, como verdadeira!
    Logo, os dardos inflamados do maligno, há já muito tempo, foram lançados –Efésios 6:16 — mas como o escudo da Fé, infelizmente, está cada vez mais débil, poucos resistirão e se manterão fiéis, até chegar a derrocada final!
    Quando a ALMA DA IGREJA, EUCARISTIA, é assim atacada e desprestigiada, não me admira nada que as profanações continuem… e o cerco comece a apertar-se.
    Que Deus nos ajude a perseverar até ao fim!

  2. São os sinais dos tempos! De fato, no Evangelho, Nosso Senhor Jesus nos diz: “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18,8)

    Mas também não podemos negar um fator que pode estar influenciando isto: o fato de os EUA serem uma nação historicamente protestante. A despeito disso, os brasileiros que já moraram algum tempo nos EUA dizem que o catolicismo lá é vivido com uma fé mais esclarecida e mais forte. Talvez porque lá não exista a Teologia da Libertação como no Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s