Frases que nos fazem pensar: Pe. Justino Sarmento

pe.justino.sarmento
“Participem do Sínodo. Não tenham medo. Façam propostas corajosas, audaciosas”.

 

(Pe. Justino Sarmento SDB, especialista em espiritualidade indígena e pastoral inculturada participante no Conselho Pré-Sinodal que prepara o Sínodo da Amazónia)

Contexto da frase:

Apelo do sacerdote salesiano brasileiro à participação no Sínodo da Amazónia; in Inspetoria São Domingos Sávio – ISDS, 04/11/2018.

Basto 08/2019

10 thoughts on “Frases que nos fazem pensar: Pe. Justino Sarmento

  1. Estamos numa batalha espiritual como nunca houve (penso?

    Só podemos rezar e denunciar ou, pelo menos, demonstrar repúdio perante as heresias.

  2. A humildade desse Povo toca-me o coração. Nem por um momento, eu duvido da Pureza das suas intenções e, para Deus, valem muito mais do que todos os hipócritas juntos, que se dizem seus defensores! Mas o que está por detrás dessa TRAMÓIA… é que me assusta!
    Usar gente boa, humilde e crédula, para conseguir os seus objectivos, deixa-me angustiada, fazendo-me lembrar os “tratados de Paz” celebrados com os líderes indígenas Índios, nos E.U., aquando da Sua Formação.
    Muito mais dignos e fiéis à Palavra dada, do que os seus interlocutores, acabavam, quase sempre, por ser traídos e chacinados, sendo-lhes roubadas todas as terras! Aliás, era esse mesmo, o grande OBJECTIVO!
    E, depois, ainda realizavam filmes e séries televisivas, não falando já, nas bandas desenhadas, onde eles (índios) eram simplesmente caluniados como se fossem os maiores traidores e os mais perigosos de toda a Humanidade! E isto, somente, para justificar a ganância, malvadez e a falta de escrúpulos desses muitos aventureiros, que julgavam pertencer a uma RAÇA SUPERIOR!
    Tenho medo que o “filme” se repita; só que hoje, o método é bem mais sofisticado, como têm sido todos os métodos usados, por essa CAMBADA TRAVESTIDA DE SANTIDADE!

    • Eu vivo na amazônia e a maioria desse pessoal não tem nada de católico, são um bando de revolucionário. Como Deus poderia aprovar quem despreza seus mandamentos e sua doutrina?

  3. Pedro, cada um só pode dar aquilo que tem. Se nunca, penso eu, ninguém lhes ensinou O Caminho da Verdade, como podem reconhecê-Lo ou praticá-Lo?
    Agora, todos sabemos, que o grande interesse “desses senhores”, que fomentam o Sínodo da Amazónia, é, no mínimo, suspeito, por tudo o que já tenho lido e ouvido comentar.
    Se, até agora, não lhes ensinaram a Palavra de Deus e a Sua Vontade, daqui para a frente, será pior, pois, pretendem ensiná-La, completamente, deturpada!
    Guiados pela Lei Natural, ainda tinham as bases do Conhecimento do Bem e do Mal, imprimido por Deus; a partir do Sínodo, pelo que já nos é dado saber, as leis “apregoadas” serão as do Relativismo, Contra Natura e por aí afora…

    • Querida Maria, Creio, sinceramente que ao Padre Justino ensinaram… ainda mais, porque é um Salesiano, cujo fundador é S. João Bosco.
      Se não ensinaram, ele tem condições e obrigação de estudar e conhecer a Doutrina e as Verdades Reveladas por Jesus. Além disso, ele é especialista em “espiritualidade indígena” e em essa tal de “pastoral inculturada”.
      É, também um dos assessores que contribui para a elaboração do “instrumento de trabalho” do Sínodo.

      Então as palavras dele não são coerentes com a Doutrina Católica, à qual pertence, por exemplo:
      “Cada um de nós indígena de diferentes origens, somos movidos pelos espíritos dos nossos avós divinos-humanos.” “…Quem não é indígena não consegue ver o mundo como nós vemos…”

      Pelo que estudei os indígenas são politeístas, mas a Nossa Igreja tem O ÚNICO Deus. Não adoramos a “Mãe Terra”.
      Por outro lado há índios que querem ter acesso à cultura e querem ir para a cidade. Não querem ficar ali, numa reserva como se fosse o “Zoológico”
      Outros mais “espertinhos”, ficam com um pé cá, outro lá, a fim de poder usufruir da condição de índio e ao mesmo tempo ter os “privilégios da Cidade”:
      Sei que há Índios que também traficam drogas e são corruptos e muito revolucionários. Outros são explorados pelas ONGs.
      Enfim, são políticas, nas quais a Igreja não devia se incluir, até porque já existe “A Doutrina Social da Igreja”, através da qual se realizaram as chamadas “Missões”.

  4. Penso que ao referir-me à Pureza dos indígenas, estou a falar sobre a maioria e isso é o que sinto.
    O papel da Igreja é, precisamente, levar-lhes a Palavra de Deus que é o Evangelho, tentando Convertê-los.
    Acredito que, apesar de estarem expostos a toda a MALDADE referida, ainda estão MUITO LONGE da corrupção, dependências e astúcia das civilizações mais desenvolvidas e, por isso, alvos fáceis, para os ESPERTOS! E foi isso que se passou,outrora, nos EUA. Para mim, são como crianças dóceis, talvez brutas, ainda, mas capazes de assimilar melhor a Verdade porque não estão minados pela concupiscência das grandes Civilizações. Não foi neste Blog, que alguém referiu, que a homossexualidade foi levada até eles, por um grupo de holandeses?
    Depois, sou incapaz de julgar o todo pelas partes, porque vilões e boas pessoas há em todos os lados.
    Quanto à maneira de os Evangelizar, não concordo de maneira nenhuma, naquilo que as imagens apresentam. Se os missionários, padres, são os representantes de Jesus Cristo, devem primar pela DECÊNCIA e, sem imposições, demonstrar-lhes que a DIGNIDADE de um CRISTÃO também passa pelo pudor no vestir, no falar, pelas boas maneiras… Só que tudo isto requer tempo e paciência: Se por um lado, somos tão exigentes na DEFESA do SAGRADO e da TRADIÇÃO, porque não levá-Las, também, a estes irmãos?!
    Quando S. João Paulo II disse que o mal da Evangelização foi não terem respeitado as Culturas, penso que se referia aos métodos violentos e às imposições radicais, que se usaram em algumas situações!
    Era preciso tempo, Paciência, Bondade, Compreensão e sobretudo, muita FIDELIDADE– tal como nos aconselha Jesus– por parte dos Evangelizadores, para que pudessem ser Canais De Graça, e de SINAIS, milagres, porque Quem Converte é Deus!
    A Evangelização é a ADESÃO a Uma Pessoa que é JESUS CRISTO! Logo, tendo-O como Modelo a seguir, NUNCA se deve, no meu entender, banalizar o que está relacionado com Ele: Deve haver Respeito e Reverência porque Ele é Deus que Se fez Homem e VEIO, precisamente, para que sejamos como Ele foi!
    Inculturação “cheira-me”a INCLUSÃO e isso é o OPOSTO da CONVERSÃO!

  5. O próximo sínodo será “amazônico” ou “maçônico”?
    A essa pergunta prefiro a segunda opção para o falsario, heterodoxo e sincretista “Sínodo da Amazonia”, pois remonta àqueles propósitos bem distantes de 2 carbonarios de relevo, Vindice e Nubius, de tentarem perverter desde a Alta Hierarquia – conseguiram muitos resultados, pois o papa Francisco apenas admitiria junto a si as escorias da humanidade travestidos de bispos e sacerdotes – varios deles há anos usando o conhecido e distintivo deles, o ANEL DE TUCUM, além de suas homilias carregadas dela, àquele estilo “fala uma, faz outra”, tal como agia o hipócrita tirânico e impostor PT que apenas se alinhava às elites financeiras!
    Aliás, a material-ateísta TL é fraudulenta, produto de laboratorio de engenharia social engenhado dentro da Russia-KGB para afastar o povo de Deus e de sua Igreja e inculcar em suas mentes as ideologias da Escola de Frankfurt travestidas de religião católica e, com isso, conseguirem extinguir a Igreja de 2 000 anos e instalar outra bem similar, nada transcendente, mas humanista, imanente!
    Os aderentes a esse plano diabólico são patrocinadores do proprio diabo – embora ele saiba que não conseguirá ao todo seu projeto – mas por radical odio ao Senhor Deus e à sua Igreja, querem massacrá-la o quanto puderem e arrebanharem para si também quantas almas obtiverem nessa maldita tentativa, a começar de subversão e infiltração de maçonistas dentro da Igreja; temo-los muitos dentro dela, como tantos cardeais e bispos, no clero muitos milhares deles adeptos dessa maligna, ultra relativista, revolucionaria e repudiável Teologia da Libertacão-TL.
    Os defensores dessa farsa conhecida como TL da famosa “opção preferencial pelos pobres” são uns oportunistas e chantagistas, agindo como qualquer marxista, embora repassando para o público incauto de amar os pobres; contudo, à realidade, são pobristas e anti familias cristãs, altamente corruptos e corruptores, usando os pobres apenas como trampolim para se apoderarem de governos e depois esses idiotas-uteis são premiados com sua escravização!
    Assim sucedeu e se mantém em Cuba, Coreia do Norte etc. onde dominaram, além de essas vítimas deles terem se tornado mercadorias do comunismo, locaveis, presos dentro do país e subjugados no IGUALITARISMO DA MISERIA, pois os governos marxistas são opressores, anarquistas e vândalos, são compostos de elitistas e predadores, suprimindo a classe media e insufladores das infernais Lutas de Classes e tirânicos, assim como os totalitaristas nazismo e fascismo!
    A comunista Venezuela atual é a vitrine transformada de um ex país democrático e rico num cortiço de violencia, miséria num povo paupérrimo e famélico!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s