Frases que nos fazem pensar: Jerónimo de Sousa

“Não há nenhuma maioria parlamentar, nem nenhum governo de esquerda ou de maioria de esquerda, nem tão pouco há governo apoiado pela CDU.”

jerónimo.de.sousa.jpg

 

(Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do Partido Comunista Português e deputado na Assembleia da República eleito pela CDU)

Contexto da frase:

Discurso de Jerónimo de Sousa aos seus camaradas, no comício da CDU do dia 18 de agosto de 2019, em Alter do Chão, num momento em que se aproxima o termo do mandato do governo de António Costa, quatro anos depois de o Partido Socialista ter sido derrotado nas eleições legislativas de 2015 e da sua governação ter sido viabilizada por uma maioria parlamentar formada pelo Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Partido Ecologista Os Verdes; in RTP, 18/08/2019.

O discurso foi proferido num momento em que os comunistas portugueses ainda refletem sobre o mau resultado obtido nas eleições para o Parlamento Europeu, em que as mais fortes iniciativas de contestação social em Portugal têm sido convocadas por estruturas sindicais desalinhadas com o PCP e em que se assiste ao surgimento de dezenas de novos sindicatos fora da área de influência dos comunistas.

Basto 08/2019

7 thoughts on “Frases que nos fazem pensar: Jerónimo de Sousa

  1. Então, mas a “geringonça” não é de maioria parlamentar de esquerda?! A não ser que o Jerónimo queira um Parlamento de “extrema esquerda”, uma vez que está na moda falar em “extremismo”. Ou o extremismo é só quando se referem aos que querem conservar os “valores”?

  2. Penso que, o que o Jerónimo de Sousa quis dizer é isso mesmo: O “Ecumenismo Político” necessário, para formar Governo, só demonstra que, neste momento, nenhum partido político se impõe por si só!
    Dentro das várias ideologias de Esquerda ou de Direita, já pouca adesão existe, por parte do Povo; e isso demonstra bem a descredibilidade em que caíram todas as forças Políticas.

    • É que, na verdade, quando o Partido Socialista necessitou do seu apoio, o Partido Comunista lá estava para o que fosse preciso. De outra forma, um partido com apoio minoritário na Assembleia da República não conseguiria governar.

      A hipocrisia e a tibieza dos comunistas tem consequências. Não há sermão que esconda a realidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s