“Não há nenhuma maioria parlamentar, nem nenhum governo de esquerda ou de maioria de esquerda, nem tão pouco há governo apoiado pela CDU.”
(Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do Partido Comunista Português e deputado na Assembleia da República eleito pela CDU)
Contexto da frase:
Discurso de Jerónimo de Sousa aos seus camaradas, no comício da CDU do dia 18 de agosto de 2019, em Alter do Chão, num momento em que se aproxima o termo do mandato do governo de António Costa, quatro anos depois de o Partido Socialista ter sido derrotado nas eleições legislativas de 2015 e da sua governação ter sido viabilizada por uma maioria parlamentar formada pelo Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Partido Ecologista Os Verdes; in RTP, 18/08/2019.
O discurso foi proferido num momento em que os comunistas portugueses ainda refletem sobre o mau resultado obtido nas eleições para o Parlamento Europeu, em que as mais fortes iniciativas de contestação social em Portugal têm sido convocadas por estruturas sindicais desalinhadas com o PCP e em que se assiste ao surgimento de dezenas de novos sindicatos fora da área de influência dos comunistas.
–
Basto 08/2019
Então, mas a “geringonça” não é de maioria parlamentar de esquerda?! A não ser que o Jerónimo queira um Parlamento de “extrema esquerda”, uma vez que está na moda falar em “extremismo”. Ou o extremismo é só quando se referem aos que querem conservar os “valores”?
O comunismo é como uma religião, Maria, portanto esta opinião do camarada Jerónimo é uma questão de fé…
Ah! Então ele não deve ter fé nenhuma na geringonça, será isso? 😆
Talvez esteja desiludido com o ecumenismo. 😂
Penso que, o que o Jerónimo de Sousa quis dizer é isso mesmo: O “Ecumenismo Político” necessário, para formar Governo, só demonstra que, neste momento, nenhum partido político se impõe por si só!
Dentro das várias ideologias de Esquerda ou de Direita, já pouca adesão existe, por parte do Povo; e isso demonstra bem a descredibilidade em que caíram todas as forças Políticas.
É que, na verdade, quando o Partido Socialista necessitou do seu apoio, o Partido Comunista lá estava para o que fosse preciso. De outra forma, um partido com apoio minoritário na Assembleia da República não conseguiria governar.
A hipocrisia e a tibieza dos comunistas tem consequências. Não há sermão que esconda a realidade.
Alguns cartoons da geringonça:











https://escolapt.wordpress.com/2017/10/04/rescaldo-eleitoral/
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1238910/hoje-e-noticia-biblia-trata-deus-por-tu-e-demonios-a-solta
http://naoqueremosumgovernodeesquerdaemportugal.com/2017/06/07/e-assim-que-vai-a-geringonca-a-tentar-enganar-portugal-inteiro/
https://jornaldiabo.com/destaque/geringonca-congemina-orcamento-em-segredo/
https://henricartoon.pt/a-geringonca-987076
https://escolapt.wordpress.com/2018/10/26/a-maior-greve-dos-ultimos-anos/
https://escolapt.wordpress.com/2016/05/06/geringonca-em-castelhano/
https://henricartoon.pt/o-que-e-isso-de-resgate-1035916
https://escolapt.wordpress.com/2018/12/18/sinais/
http://manfer2014.blogspot.com/2016/04/governo-do-ps-apoiado-pela-esquerda.html