95 thoughts on ““Penitência, penitência, penitência!”

  1. O título deste post me faz lembrar da parte do 3º Segredo de Fátima que diz: “O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência!” Não, quero dizer, porém, que essa pandemia seja o cumprimento dessas palavras do anjo, mas nos deixam receosos sobre o futuro.

      • Portugal inteiro está suspenso, Samanta, com as cidades quase desertas e pessoas a caminhar de máscara e luvas. As igrejas estão fechadas ao culto, missas só na televisão. Isto mete medo.

      • Pois é, assusta. Aqui poucas pessoas já estão usando máscara e álcool em gel não se encontra mais. Você conseguiu estocar comida com antecedência?

      • Máscaras e álcool, por aqui já se esgotaram há muito. Hoje fui ao hipermercado, com um cascol a servir de máscara, para comprar comida. Tinha lá tanta gente desesperada que até estou com medo de ter apanhado o vírus. Isto está descontrolado…

      • Ah, então vocês podem sair de casa. Achei que fosse proibido sair sem ser uma urgência. Aqui a orientação é que se fique em casa também, desde o início dessa semana. Hoje também fui ao mercado e algumas pessoas estão a estocar comida, mas é minoria, por enquanto, pelo que observei. Que Deus nos proteja.

      • Samanta, talvez eu tenha sido um tanto redundante em meu comentário, mas achei que seria uma oportunidade de citar explicitamente o 3º Segredo.

  2. Nem sei em que pensar, nem como pensar!
    Quem, ou o que estará por trás disto?! Apesar das Profecias nos alertarem, acho que todos fomos apanhados de surpresa!
    Em três semanas apenas, no que se transformou o mundo, mais propriamente a Europa…
    Fechados em casa, o tempo sobra para tudo: rezar, ouvir música, meditar, ler e… telefonar aos amigos e familiares!
    Uma coisa é certa, sinto as pessoas mais humildes, mais receptivas a ouvir falar de Deus. Parece que o medo lhes “dobrou” o orgulho! E, se assim for, já não é mau de todo!
    Pela primeira vez, consegui de alguém, de quem gosto muito, o pedido:trabalha, pede por todos, reza por nós… agora, podes assumir o lugar daquelas que já cá não estão para nos falar dessa vertente! Mete, tu, a cunha, que essas almas Santas conseguiam, junto de Deus! Estávamos a ficar desamparados nestes últimos tempos…
    Dizem-no com um certo humor, mas com seriedade e de forma carinhosa, sem aqueles sorrizinhos de condescendência bacoca, porque eu mais parecia as nossas avós a falar! Até já aceitam objectos benzidos, para se protegerem!
    E se tudo isto for o começo da “reviravolta”, para que a SEMENTE dê fruto, Bem Haja, meu Deus! Só Tu sabes tirar coisas boas das más, ou como diz o Povo: “Escreves direito por linhas tortas”!
    Continuemos a REZAR, a IMPLORAR MISERICÓRDIA a Deus Pai e a Jesus Misericordioso, porque tenho um pressentimento de que algo de bom Deus vai conceder a todos aqueles que Lhe continuam a ser Fiéis!
    Rezemos especialmente pela Igreja (hierarquia) que, mais uma vez, está a perder uma grande oportunidade de ser coerente com Aquilo em que diz ACREDITAR, e de Se AFIRMAR, perante tanta falta de Fé!!

  3. O NÚMERO DE DEMONIOS SOLTOS ESTARIA À VISTA DE TODOS PELOS FATOS CAÓTICOS QUE SE SUCEDEM – ELE MESMO EM FALANGES ANTROPOMORFIZADAS!
    Basta-nos ver a quantidade de pessoas desesperadas de todos os modos, uns nem poderiam mais sair do país onde foram passar as férias e outros mais, por diversos motivos – a ordem é a – ORDO AB CHAOS – e a FEMA já distribui caixões para varios países nos quais cabem 4 ou mais assassinados por essa demoníaca ensandecida horda e proveniente bem direto do inferno!
    Note-se trata de um castigo bastante merecido por rebeldia aos planos do Senhor Deus e endurecimento do coração de imensa parte do universo, querendo viver exclusivamente com intuito de gozar a vida e nada mais e, para piorar a catastrófica situação – COM SUPORTE INTEGRAL DO SUBMISSO AOS GLOBALISTAS DE PARTE DO PAPA FRANCISCO – mais se parecendo porta-voz de recados desses exterminadores canibais!
    Mãe Maria nos salvará, gritei seu SS nome à hora da pisada em falso, como outro dia caí de um telhado no chão e 15 minutos depois estava empenhado na sequencia, sem sequelas, em cima do telhado de novo!
    Tenho sempre em mente fé nela: NIHIL TIBI ACCIDERIT!

  4. No que ao mundo católico diz respeito, eu não consigo deixar de reparar numa certa analogia entre o padrão de proliferação do Covid-19 e o da pandemia das novas doutrinas diabólicas que se têm alastrado na Igreja nas últimas décadas e, em particular, desde 2013. Devíamos começar por decretar o estado de emergência na Igreja porque, de outra forma, isto vai ficar muito pior… Depois desta calamidade, outras se seguirão, não tenhamos dúvidas.

    • Caro Basto, infelizmente, a Igreja entrou num período de forte provação desde a renúncia de Bento XVI! Provação que foi agravada pelo pontificado de Francisco, pontificado este marcado pela influência da Teologia da Libertação. Mas, apesar desses dois eventos distintos, a renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco, vemos que o barco da Igreja já vem sendo sacudido há tempos pelos ventos das revoluções do mundo, como a Revolução de 60, etc.

      Não sei se meu comentário está fugindo do assunto, mas quero dizer que me parece que estamos vivendo os tempos apocalípticos.

      Será que ainda teremos mais um pontífice? Os eventos do mundo são tão preocupantes que nos fazem questionar isso.

  5. No Brasil as coisas não estão diferentes, uma garrafa de álcool gel esta custando R$ 80,00 e as pessoas estão estocando alimentos em casa.
    Pior de tudo e o uso politico da epidemia, a maioria comunista esta tentando associa-la ao presidente Bolsonaro. Chega ser ridículo.
    As missas também foram suspensas por aqui!

  6. Realmente, Basto, a analogia está bem concebida: “do mal, o menos!”– Não é isto, o que o Povo diz?–
    Perante tanta profanação nos lugares Sagrados, tanta Comunhão Sacrílega, tanta… tanta… tanta… nem sei o que mais… talvez, seja melhor assim.
    Contudo, estou muito triste com toda a falta de CORAGEM, de FÉ, da nossa Igreja, porque não só, não tomou a dianteira para acalmar as pessoas, EXALTANDO a Confiança no DEUS VIVO QUE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, como foram os PRIMEIROS a fechar igrejas, cancelar Sacramentos, OBRIGAR a Comunhão na mão… à revelia das orientações do Bispo, que apenas aconselhava…
    Ainda domingo, a 1ª leitura falava da falta de Confiança em Deus do Seu Povo, no deserto; e que lhe respondeu Moisés? DEUS ESTÁ NO NOSSO MEIO!!
    E Deus, logo, respondeu ao seus clamores, suprimindo as suas carências…
    Mas, os nossos geram o pânico e, sobretudo, MOSTRAM BEM que somente têm teoria, nos bonitos sermões que pregam!
    Alguma vez, JESUS VIVO, no meio de nós, ou na EUCARISTIA, nos pode contaminar ou permitir que tal aconteça?! Onde está Esse Deus, que eles apregoam, que COMPLETA as nossa deficiências, quando desesperados, já fizemos tudo o que está ao nosso alcance?!
    Isto não me cabe na cabeça! Acho que é a MAIOR AFRONTA que estamos a fazer a Jesus Eucarístico!
    A minha conclusão é que os Protestantes têm razão, quando afirmam para os Católicos: ” se eu acreditasse, que Jesus Cristo está realmente vivo na Eucaristia, no Sacrário, nunca sairia da beira d/Ele!”
    Não sei, se hoje, ainda vigora a lei, que protegia qualquer fugitivo, mesmo criminoso, que se refugiasse dentro duma igreja, tal como nas Embaixadas Políticas; penso que não. E por aqui, vemos o quanto ESTA IGREJA, desde que os Estados são Laicos, tem perdido , e como tudo isso tem induzido os mais jovens e os mais descrente ao quase TOTAL ABANDONO ou à INDIFERENÇA por DEUS!!
    E mais, enquanto a Sociedade Laica tenta disponibilizar os meios que possui para AJUDAR (relvados desportivos, doações dos jogadores, tendas, escolas…), que tem feito a IGREJA?

    O MEU OBRIGADO, DO FUNDO DO CORAÇÃO, AOS NOSSOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, TÉCNICOS, FUNCIONÁRIOS DOS SUPERMERCADOS, DE SEGURANÇA, INFORMAÇÃO, TRANSPORTE… pela grande disponibilidade e SOLIDARIEDADE demonstradas!
    BEM HAJAM!!!!:

    • Olá Alex!
      A Hidroxicloroquina ou Hidroxychloroquina é o princípio activo (genérico), realmente de um fármaco aplicado no tratamento da Malária, com o nome comercial, (cá em Portugal) de Plaquinol. Há mais de 2 semanas que se noticiou sobre o assunto. Desconheço se, em Portugal estarão a usá-lo ou não para o Covid-19?!

      Quanto ao medicamento japonês, a droga “favipiravir” o Avigan, parece que não é comercializado em Portugal.
      De qualquer forma são boas notícias, sim.
      Que Deus nos ajude a abreviar estes dias de tamanha angústia…
      Com efeito, tenho de admitir que não estava, de maneira nenhuma preparada para uma “tribulação” deste calibre.
      Às vezes fico sem forças para rezar.

      • Cara Maria Ribeiro, obrigado pelo feedback! Eu achei interessante a notícia, pois são esperanças de uma cura para o coronavírus. Mas gostaria de fazer uma ressalva que esses medicamentos são apenas uma esperança, os médicos ainda não sabem se eles tem efeito eficaz na cura do coronavírus. Nesse sentido, os médicos e cientistas farão pesquisas.

        Em relação a rezar, eu acredito que valha mais o coração do que o número de orações. É claro que há pessoas que tem grande capacidade de rezar, mesmo em situações de angustia como essa que o coronavírus tem causado. Por outro lado, cada um tem a sua limitação.

        Eu já tive muita facilidade de rezar, mas devido a problemas de saúde agora rezo respeitando as minhas limitações.

        Espero não escandalizar ninguém com essas minhas palavras, mas gostaria de partilhar meu ponto de vista.

      • O Donald Trump falou sobre essa possibilidade de encontrar uma cura para o coronavírus. Veja!

        Vídeo

        Mas tem de se fazer ainda pesquisas nesse sentido.

  7. Estamos em GUERRA!
    Tudo me parece surreal, apesar dos factos contradizerem as aparências…E como ACREDITO que a nossa Salvação, mesmo a terrena, só pode vir de DEUS, tive uma ideia: aprendi que DEUS Se manifesta com maior abundância, no LOUVOR, e como nos tempos actuais, Ele tem sido TRAÍDO pela maioria dos que “se dizem Seus”, igualando-O a qualquer falso ídolo, aconselho a que redobramos nós, a nossa GRATIDÃO e RECONHECIMENTO, perante a SUA GLÓRIA e PODER!
    Assim, convido-vos a escutar, muitas vezes, meditando, o Hino AGNUS DEI, HINO DE LOUVOR , ALELUIA, cuja versão é Brasileira, mas muito bonita, e que está na Internet.
    Tem sido esse Hino que me tem dado um certo alento, quando me parece que já estou saturada de repetir orações…
    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DO MUNDO INTEIRO!!!

  8. Alex, já sabia dessa possibilidade há muito tempo, ou desde sempre! É como a “absolvição colectiva”, nos casos excepcionais e, como não há alternativa, recorramos ao que existe.
    Mas, no meu entender, isso só ameniza a situação dos leigos que não são directamente culpados; mas NUNCA poderá ilibar a COVARDIA, o COMODISMO, a HIPOCRISIA… daqueles que se comprometeram com Deus, a dar a sua vida pelo EVANGELHO, pela SALVAÇÃO das almas!!
    No momento que mais precisamos, recorrem ao VIRTUAL; não me conformo!!!
    Já imaginaram se os PROFISSIONAIS DE SAÚDE e todo o pessoal, que neste momento LUTA para nos AJUDAR, fizessem o mesmo?! Meditem apenas…
    Li que, em BERGAMO, as pessoas MORREM abandonadas ESPIRITUALMENTE, sem Sacramentos, porque o Bispo aconselha os padres a não se CONTAMINAREM; HIPÓCRITAS!! Afinal, a RELIGIÃO , para eles, não passa de APARÊNCIA! Onde está essa Igreja em saída, em Missão?!
    Cada vez acredito mais, que ESTE é o 1º GRANDE TESTE que Deus nos está a fazer.

    E assim, vou reescrever mais uma vez, uma Passagem de Jesus na Obra de Maria Valtorta– O Evangelho como me foi revelado–
    Diz Jesus: “tempos virão em que os Sacerdotes pensarão ser uma Classe privilegiada e se tornarão um peso para a Sociedade: parasitas em putrefacção, enquanto os meus pobres filhos morrem ABANDONADOS, sem terem alguém que lhes diga que têm um Pai que os AMA e que está no Céu…”
    POBRES FILHOS!

    E vou escrever outra: …”em verdade, em verdade vos digo que pelas culpas do Templo, esta Nação será dispersa (Israel) MAS TAMBÉM, em verdade vos digo, que igualmente será destruída a Terra, quando a desolação penetrar NO NOVO SACERDÓCIO, que conduzirá os homens para a APOSTASIA, a fim de abraçarem a DOUTRINA DO INFERNO. E será então, que surgirá o filho de Satanás, e os Povos gemerão e, no meio de convulsões e de horror, virá o fim, e a Vitória de Deus sobre os malditos.
    Ai três vezes ai, se não HOUVER VERDADEIROS SACERDOTES, para confortar os últimos cristãos!
    .A última perseguição será HORRENDA, não sendo feita por homens, mas pelo filho de Satanás e os seus sequazes. Sacerdotes? Mais do que Sacerdotes deverão ser os da última hora, de tão feroz será a perseguição pelas hordas do Anticristo!
    Sacerdotes? Não, ANJOS! Anjos, agitando o turíbulo cheio do incenso das suas Virtudes, a fim de purificar o ar, dos miasmas de Satanás. Mais do que Anjos! Eles deverão ser OUTROS CRISTOS, OUTROS EU, para que os fiéis dos últimos tempos possam PERSEVERAR até ao fim!!!”…

    • Maria Martins, obrigado pela reflexão! De fato, essa situação calamitosa do coronavírus nos faz questionar várias coisas.

      Em relação ao fechamento das igrejas, nós sabemos que visa evitar a propagação do coronavírus. Por outro lado, eu penso nas profecias que falam que no futuro, no tempo do Anticristo, a Eucaristia será extinta. Não estaria Deus permitindo essa provação para nos prepararmos para provações futuras??

      Em relação à situação de Bergamo, confesso que li pouco sobre, mas é uma situação muito triste mesmo. 😢

      • Pois é, Alex.

        Também penso que essa suspensão das Missas podem sim ser uma preparação para quando as Missas forem proibidas e os cristão perseguidos pelo comunismo e Anticristo.

      • Samanta, obrigado pelo feedback!

        Você que tem muito conhecimento sobre profecias, qual você acha que será a ordem dos acontecimentos?

        Crise do coronavírus, crise econômica, 3ª Guerra Mundial?

      • Sinceramente não sei, eu acho que uma crise financeira pode vir antes de um conflito mundial, mas sei que haverá a revolução comunista até a Rússia invadir a Europa e outros lugares e aí gerar o conflito, segundo a Virgem disse.

      • A aproximação de uma grande crise económica é já, neste momento, inevitável. As grandes economias da Europa, como a Alemanha, Itália, França, Espanha (a seguir virá o Reino Unido) estão quase completamente paradas. Os países do Sul que, como Portugal, dependem muito do turismo, estão desgraçados porque, apesar de ter começado ontem a primavera, o verão de 2020 já acabou para a hotelaria, restauração, animação turística, viagens, etc. Maus tempos se avizinham, muito desemprego, desorçamentação, carências sociais, etc.

        Depois ainda recebemos notícias como estas:
        https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-03-21-Ate-ao-final-do-ano-havera-uma-nova-vaga-de-Covid-19

      • Obrigado pela resposta, Samanta!

        De fato, o futuro nos preocupa.

        Que o Espírito Santo nos dê discernimento para compreendermos os sinais dos tempos.

      • Muito preocupante isso que você disse, Basto!

        Infelizmente crises econômicas costumam gerar desestabilizações sociais…

      • Já ouviram falar sobre esse relatório da Comunicação Estratégica do Serviço Europeu de Ação Externa da UE que diz que a Rússia está trabalhando para enfraquecer o ocidente e o Irã através da divulgação de notícias falsas sobre o COVID-19?

    • Samanta, eu acabei de assistir ao vídeo que você partilhou. Achei um pouco confusa a explicação dele. Talvez pelo fato de as citações estarem em inglês. Infelizmente meu inglês não está muito bom.

      • Já tinha visto este vídeo risível. “Fake News”… Este homem é um palhaço, quase tão burro como o Bolsonaro com a sua tese do “resfriadozinho” do Covid-19.

        Este vírus é perigoso e altamente contagioso. As notícias são verdadeiras, aliás, a julgar pelo caso português, presumo que as estatísticas oficiais não retratam realmente a enormidade do problema, uma vez que os testes de positividade do Coronavirus são bastante racionados.

        Se isto está a ser uma catástrofe na Europa, nem quero imaginar como será na América Latina ou na África, com os seus débeis sistemas se saúde.

        O conselho que lhe dou, Samanta, é que não acredite neste idiota e tenha muito cuidado com esta pandemia. Ele é quem está a promover “fake news para enfraquecer” quem tiver paciência para o ouvir.

      • Calma, Basto. Você prestou a atenção no que eu escrevi e no que o Bernardo disse? Quem concluiu que a Rússia está espalhando Fake News sobre a COVID-19 é a União Europeia!!! Não é o Bernardo ou o Bolsonaro.

        O relatório concluiu que a Rússia fica implantando notícia falsa (notícia falsa REALMENTE) sobre essa doença, como dizer que os EUA espalharam o coronavírus no Irã para enfraquecê-lo, com propósito político ou que a pandemia está relacionada a elites secretas ou à indústria farmacêutica e outras coisas….desde quando tudo isso é verdade, Basto?!

        “A União Europeia acusou a mídia russa de estar coordenando uma “significante campanha de desinformação” contra o ocidente para piorar o impacto do coronavírus, criar pânico e semear desconfiança.”

        “O objetivo principal da desinformação do Kremlin é agravar a crise da saúde pública nos países ocidentais … de acordo com a estratégia mais ampla do Kremlin de tentar subverter as sociedades europeias”

        Aqui estão outras fontes da notícia:

        https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,uniao-europeia-acusa-russia-de-espalhar-fake-news-sobre-coronavirus-diz-reuters,70003239407

        https://www.dw.com/pt-br/moscou-e-a-desinforma%C3%A7%C3%A3o-na-crise-do-coronav%C3%ADrus/a-52872305

      • Eu mantenho tudo o que disse, Samanta! “Fake News” é extamente isso que esse palhaço Bernardo está a fazer nesse vídeo. Armado em intlectual, ele cita uma frase de um documento aparentemente credível para depois dizer o que lhe vem à cabeça, rumores, informações desconexas, pouco objetivas e difíceis de demonstrar. Para piorar o vídeo, só mesmo o seu pobre sentido de humor.

        “A China fez [isto e aquilo]…”, mas o relatório não diz nada disso. “Eu não estou minimizando a crise…”, mas está. “Histeria total, completamente desproporcional ao que está acontecendo”, bem eu diria antes estupidez total, completamente desproporcional ao que está acontecendo, para me referir ao vídeo em questão.

        Talvez o iluminado Bernardo deve acreditar que as filas de camiões militares que transportam mortos para crematórios fora de Bergamo é um exagero dos média, induzido pela propaganda russa. Ou que a pista de patinagem lúdica em Madrid convertida numa morgue gigante é “fake news” para assustar as pessoas…

        O regime putinista recorre frequentemente à chamada “guerra híbrida”, como se vê, por exemplo, no Leste da Ucrânia, servindo-se, para isso, de uma gigantesca máquina de propaganda que consegue convencer desde os militantes comunistas da América Latina até aos neoconservadores europeus e da América do Norte. Nesta poderosa máquina de propaganda, merece destaque o papel da RT, da Sputnik News e da Itar Tass, que suportam o regime despótico e promovem o culto do seu sinistro líder. Isso é um facto, porém, a extrema gravidade desta pandemia, desvalorizada pelo palhaço Bernardo e por outros como Trump, Bolsonaro ou Boris Johnson (este entretanto deve ganhar juízo) é outro facto, infelizmente.

        Se a máquina de propaganda russa ajudou a espalhar o pânico na Europa, o que me custa acreditar, daqui de Portugal deixo o meu sincero agradecimento e só tenho pena que não o tivessem feito muito mais cedo porque se o meu país tivesse encerrado as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas duas semanas antes, não estaríamos certamente na grave situação em que nos encontramos.

      • Bom, eu tendo a acreditar nesse relatório da UE, ainda sabendo que essa é uma velha tática da URSS e sabendo dos reais interesses deles.

        A situação já é complicada por si só e ter um governo estrangeiro a promover pânico na população, buscando agravar a crise do sistema público nos países e criar ainda mais ódio entre nações, como citaram o caso do Irã e EUA, fica ainda mais difícil . E sinceramente, não vejo proveito algum na mentira. A verdade liberta.

  9. Alex, obcecada pelo coronavírus, deixei passar a intenção que tinha de fazer, uma breve observação sobre a Oração.
    Diz em cima, que o seu estado de saúde nem sempre lhe dá disposição para rezar. Lamento de verdade, mas tem razão, quando refere que, para Deus, o que vale é o coração: o sentimento que pomos nas nossas palavras….
    E se a doença for oferecida como Reparação, a Oração, ainda, sai muito mais valorizada!
    Gostaria que Deus o curasse ou minimizasse o seu sofrimento e, por isso, prometo rezar por si.
    Que Jesus o mergulhe no Seu Sangue e o proteja nas Suas Santas Chagas, como invocamos na oração que nos aconselhou.
    Desejo-lhe as melhoras. Que Deus o abençoe!

  10. Aqui foi feita uma excelente pergunta provocatória: “Será o Coronavirus a semente demoníaca da Pachamama?”

    As resposta foi dada com base em cálculos matemáticos e é surpreendente…

  11. Sinceramente, Basto, não entendi muito bem a resposta que foi dada. Talvez por grande ignorância minha?!
    Ou melhor, entendo mas não consigo fazer a analogia dos cálculos com o assunto. Ou terá algo a ver com o 6?! A cada 6 dias duplicava…?!

    De qualquer forma não penso outra coisa desde o princípio.
    Pelo menos desde que chegou à Itália, a hipótese da ligação da pachammama com a pandemia, não me sai da memória.
    Se ligarmos o que foi dito, em Akita, no dia do início do Sínodo, em que se aconselhava “nos cobríssemos de cinza e rezássemos o terço penitencial”, faz algum sentido.

    • Já coloquei lá o resto da mensagem que estava noutro tweet… Tomando o modelo matemático de referência desenvolvido pelos cientistas de Hong Kong, o número de infetados duplicou a cada 6,4 dias… Fazendo as contas ao contrário, o primeiro infetado com Covid-19 teria contraído o vírus no dia 7 de outubro, no mesmo dia em que o demónio Pachamama foi venerado na Basílica de São Pedro, ou seja, no dia da primeira sessão do Sínodo da Amazónia!

      E depois o autor continua a divagar com mais algumas suposições …

  12. E depois de verificar toda esta “desgraceira”… qual deveria ser o ANTÍDOTO, para a contrariar?!
    O LOUVOR, a EXALTAÇÃO DO DEUS VIVO, JESUS SACRAMENTADO!!! Mas pelos mesmos que participaram ou incentivaram essa PROFANAÇÃO!!
    E o que constatamos? NADA de NADA!! Fechadinhos em casa, com Missas canceladas, aconselhando os fiéis a fazer o mesmo, ao mesmo tempo que nem reconhecem o erro!
    Não me conformo!!! E, tal como na Economia, na Igreja, nada vai voltar a ser o que era, para muita gente: como ACREDITAREMOS, daqui em diante, nas palavras destes Pastores amedrontados, sem convicções?
    Na 2ª Guerra mundial, há lindas histórias de autênticos milagres conseguidos pela Oração em Comunidade; e hoje, a que assistimos?!
    Que Deus toque as mentes e o coração de todos e nos PERDOE a nossa COVARDIA!!

  13. Eu vi um vídeo do Pe. Duarte Sousa Lara em que ele dá algumas dicas sobre como passar a quarentena. Quem conhece o canal do padre no Youtube, vale a pena conferir.

  14. Realmente, somente nos resta REZAR!!!
    Quanto mais pesquiso, mais tento informar-me, mais confusa fico! Mas de onde saiu o vírus?!
    Penso que só o tempo o dirá!…Porém, uma coisa é certa, alguns objectivos, há já muito, planeados, em tão pouco tempo, começam a ser alcançados: a poluição já baixou 25%, as mortes, principalmente, nas faixas etárias mais frágeis, estão sem controle… E não é isso, que uma certa facção Política deseja?O Planeta não precisa ficar LIMPO e DESIMPEDIDO?! Reflictam um pouco! E, agora, imaginem o que irá acontecer na Índia, em África e até no Brasil, nas zonas mais desprotegidas, e nos EUA, onde não existe Serviço Nacional de Saúde!… Mesmo com ele, vejam o que se está a passar na Europa!
    Ontem, vi uma reportagem que me horrorizou: os rostos assustados das pessoas na rua a pedirem ajuda e, no Reino Unido, os sem abrigo com cartazes a dizer que estão com fome…Será isto, o PRINCÍPIO ou o CULMINAR das DORES, de que Jesus fala, relativamente, ao fim dos tempos?!
    Alguém, político, já afirmou, que o mundo nunca mais será como antes…
    Então, o que nos falta, para MUDAR a nossa postura? Só mesmo, DEUS!!!
    E, pela 1ª vez, que Deus me perdoe, senti empatia pelo D. António Marto: durante a Consagração de Portugal e Espanha e muitos outro Países, aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, notou-se a sua voz embargada pela emoção! Mas, ao mesmo tempo, pensei: e porque é que ROMA, o Papa Francisco, não se associou? No pedido de Nossa Senhora, não estava incluído, os Bispos de todo o mundo UNIDOS ao SANTO PADRE O PAPA?! Dá para PENSAR!! Nem com “a morte a bater-lhe à porta”, MUDA!!
    Mas como pode DEUS AGIR nestes corações?!
    Outra explicação, que tenho ouvido, por parte de alguns intelectuais, pois sei que muito Sacerdotes estão a sofrer muito com a decisão, é de que, se continuássemos com as igrejas abertas e, mesmo com as devidas cautelas, porque Deus também só faz o que o Homem não pode fazer, ESTARÍAMOS A TENTAR A DEUS, COMO SATANÁS TENTOU JESUS, AO PEDIR-LHE QUE SE ATIRASSE DO MONTE, ESPERANDO A AJUDA DOS SEUS ANJOS!!
    Meu Deus! Como podem querer assustar-nos, desta maneira?!
    Mas, alguma vez, a situação é a mesma?!
    Satanás, segundo o que entendo, estava a PROVOCAR e a SEDUZIR Jesus, para que exibisse o Seu Poder, mas NÓS estamos a CONFIAR, a ACREDITAR nas SUAS PROMESSAS, na SUA MISERICÓRDIA, no SEU AMOR , como filhos desamparados, perdidos, que PROCURAM O APOIO DO PAI, na SUA CASA!!!
    Por isso, tenho a certeza, de que Deus Pai e Jesus Cristo REDOBRARIAM de MISERICÓRDIA se VISSEM essa CONFIANÇA, quase infantil– como ELES TANTO GOSTAM e apregoam– nos Seus Amados, mas desesperados filhos!
    Desculpem se estou a chocar alguém que pense de maneira diferente, mas, por mais que tente, não me conformo com toda esta FUGA em debandada!

    • Muito triste tudo isso que os europeus estão sofrendo. 😥

      Que a bênção especial que o Papa Francisco deu nesta sexta-feira possa consolar os doentes e livrar os sãos do contágio! 🙏

      • Talvez fosse mais eficaz para aplacar a ira de Deus se o Papa confirmasse os cristãos na fé verdadeira e abdicasse de alguns dos seus exotismos morais e teológicos.

      • O grande problema não é o Papa em si mas toda Igreja. Este Papa só poderia aparecer nesta geração, quando toda a gente estava já preparada para aceitar tudo aquilo que ele trouxe. Chama-se a isto apostasia generalizada.

  15. O que será que Bento XVI estará pensando sobre tudo isto que a humanidade está passando por causa da pandemia do coronavírus???

    Bento XVI que, apesar de estar no recolhimento de um mosteiro, continua sendo uma figura chave nestes nossos tempos.

    Seria Bento XVI o Papa do 3º Segredo de Fátima ou seria Francisco???

  16. Alex, uma vez que falou da Oração “URBI ET ORBI”, realizada hoje pelo Papa Francisco, apenas guardo a intenção: talvez tenha sido boa…E como Deus perscruta os corações, de certeza, que entendeu a Boa Vontade de quem quis participar.
    Confesso que esperava mais! A leitura e a explicação da Passagem Evangélica em que Jesus acalma a tempestade, e diz aos Apóstolos que não tenham medo, porque Ele está com eles, e que somente demonstram ter pouco Fé, quando duvidam, foram bem concebidas; mas fez-me pensar, mais uma vez, que é precisamente isso, que a actual Igreja está a demonstrar, neste fatídico momento!
    Depois, na Adoração ao Santíssimo, nem uma palavra! Ao princípio, em pé, para a seguir se sentar, enquanto os outros Sacerdotes se ajoelharam! Que belo testemunho, não?!
    NUNCA na minha vida, participei em nada do género, de maneira tão INSÍPIDA!
    O Papa Francisco limitou-se a ficar em silêncio, sem uma única SAUDAÇÃO ou EXALTAÇÃO ao Jesus Vivo, ali presente, tendo sido salva a situação, no meu entender, pelo Sacerdote que nos convidou a falar sozinhos, com Jesus!
    Mas isso é de um LÍDER?! E eu que ainda sonhei com uma Adoração calorosa, emotiva, dada a situação, que tentasse mover o Coração de Jesus!
    Que Deus me ajude a não expor tudo o que me vai na alma, para não ter que”bater mais no ceguinho”!
    Fiquei muito triste e desiludida, porque tinha pedido à minha família que assistisse, pois estamos separados, dadas as circunstâncias, e até brinquei, dizendo, que aproveitassem, porque estavam “livres” de ir à igreja e, depois, foi isto!,
    Fez-me lembrar uma certa Missa de Sétimo dia, em que o Pe. também não soube aproveitar a ocasião de sensibilizar as pessoas, para o VALOR do Sobrenatural, deixando um sabor amargo nos presentes, que desabafaram isso mesmo.
    Façamos a nossa parte, e que Deus nos ajude a ser perseverantes, porque os tempos que se avizinham, ainda vão ser piores!

  17. Meus irmãos, neste momento tão dramático talvez, digo eu ?! não será a hora para decepções!
    Se criticamos quando se faz culto a Pachammama e criticamos, também quando se faz adoração ao SS. Sacramento e se dá uma Benção especial numa situação também tão especial, não sei se estaremos já a desagradar o Senhor?!

    Foi a primeira vez que assisti, até ao fim uma celebração do Papa Francisco! O mesmo aconteceu, a primeira vez, com D. António Marto! Estamos numa passagem da História excepcionalmente trágica. Precisamos de coragem! Estas duas celebrações considero-as como se estivesse em naufrágio e me aparecesse uma tábua para me salvar.
    Não é o ideal?! Talvez não?! Mas pode salvar-nos…Ou pelo menos mitigar o “castigo”… Quanto a mim, tomei posse daquela Graça. Conhecem a expressão, “em tempo de guerra não se limpam armas”?! Esta é a minha humilde opinião!! Peço perdão e admito que possa estar errada…mas é a minha opinião…
    Vamos aproveitando o que o Senhor nos dá!! Talvez os nossos muitos pecados não mereçam mais, quem sabe?!…

    • Não costumo discordar consigo, Maria e não discordo do que disse, só não consigo partilhar desse seu otimismo. Se me permite usar a sua metáfora, com a qual eu concordo plenamente neste contexto, eu acrescentar-lhe-ia que, em tempo de guerra, devemos apontar as armas aos verdadeiros inimigos que, neste caso é a apostasia da Igreja que começa no topo e acaba nos leigos e o pecado. O verdadeiro problema da Igreja, neste momento negro de doença e morte, continua a ser a pandemia espiritual e ai de nós se demorarmos muito a perceber isso.

      O que eu vejo aqui, mais uma vez, é um Papa de pé em frente do Santíssimo Sacramento que, pelo menos para já, se mantém no seu firme propósito de não recuar em nada do que tem feito de errado e de ambíguo à fé e à moral católicas.

      Um propósito que, pelo menos até agora, conta com o apoio declarado ou silencioso da maioria dos católicos (D. António Marto incluído).


      Isto de consagrar uma nação ou duas ou três, ou o mundo inteiro, tem muito que se lhe diga. Um ato de consagração individual ou coletivo coloca a pessoa ou a nação perante uma grande responsabilidade, uma vez que é um compromisso solene para com o próprio Deus ou a Virgem Maria. Uma alma que se consagra a Deus compromete-se a renunciar às coisas mundanas, assim deve ser também, na medida do possível, com as nações.

      Mesmo neste momento negro do mundo, em que morrem milhares de pessoas por dia de uma doença que há poucos meses era desconhecida, a preocupação da Igreja deve centrar-se sobretudo em salvar almas, principalmente as dos moribundos.

      Todos estes atos solenes são bem-vindos e quantos mais melhor, mas, por favor, que não sejam vazios de significado e de propósito porque, de outra forma, nada disto será suficiente e outras calamidades continuarão a cair sobre nós até que nos emendemos. Que Deus nos ajude!

      • Basto, dou-lhe inteira razão em tudo o que apresentou…

        Tenho plena consciência da terrível apostasia da Igreja e do perigo da perda das almas. Isso é facto!! Que tudo vem ficando errado e torto há imenso tempo, já estamos cansados de saber…

        O que eu penso é que não deveríamos fazer comentários negativos às iniciativas que, apesar dos pesares são positivas. São migalhinhas é verdade…Porém migalhas também é pão.
        A intenção com que as fazem também não nos compete, a nós julgar…

        Que deveriam cortar todos os males pela raiz?! Deviam! Mas não tenhamos ilusões porque, não o vão fazer! Quanto a mim quem vai proceder dessa forma será Jesus, isto é acabar com todos os males…todas as heresias… Tenho consciência de que vamos sofrer deveras…
        O que depende de nós?! O que estará ao nosso alcance?! Pouco, ou melhor muitíssimo que é examinar a nossa consciência e nos santificarmos, a cada momento, não perdendo um segundo desta provação! E rezar, rezar, rezar…
        Não sei se consegui transmitir o meu pensamento e o meu sentimento que, de todo, não é nada optimista, caríssimo Basto…

  18. Amiga, que eu saiba, este “recanto” é para expor o que nos vai na alma! … Logo, acho que, ao desabafar, não estou a decepcionar Jesus, mas a ALERTAR, para RECONHECERMOS o quanto ESTAMOS A TRAÍ-LO!
    Às vezes, dá jeito IGNORAR a VERDADE!
    Sinto-me DESPROTEGIDA e tenho CONSCIÊNCIA de que NÃO NOS DEVEMOS INTIMIDAR por atitudes e explicações filosóficas, tendenciosas, intelectuais…que apenas, visam CONFUNDIR-NOS e ACEITAR o INACEITÁVEL: PILATOS DESTE SÉCULO!!
    Diz-nos Jesus: “Ficai sabendo vós, oh homens! Deus premeia SEMPRE, quando sois Fiéis à Justiça, que é uma Emanação de Deus! Deus premeia SEMPRE, quem age com RECTIDÃO: ELE É A VOSSA FORÇA!! (mas, claro, tudo isto deveria partir do ALTO; assim, resta-nos OBEDECER)
    Esta é a minha OPINIÃO e acrescento: A nossa Igreja está a tomar a ATITUDE mais MEDROSA, MAIS COVARDE, mais DECEPCIONANTE de todos os tempos e, pior, a TENTAR CEGAR, os que vêem a VERDADE!
    Se em vez de se REFUGIAREM, pedissem LUZ ao Divino Espírito Santo, para ENCONTRAR soluções REAIS… Mas partem do Princípio de que todos têm: Redes Sociais, Televisão, Computador… E quem não tem?!
    E agora desabafo: Para que preciso eu, duma Fé destas?!
    Pessoas a ser enterradas sem PADRE, sem SACRAMENTOS, sem MISSA: como animais!!
    Revejam o que Jesus diz sobre o MEDO DOS DISCÍPULOS DE EMAÚS,da fuga de Pedro e dos restantes Apóstolos, durante a Sua Condenação à morte e CRUCIFICAÇÃO!
    Falo assim, porque fui educada e instruída, com BONITAS PALESTRAS, por ALGUNS DESSES SENHORES que, agora, FOGEM, e se ESCONDEM, NEGANDO o que nos ENSINARAM!!

    Já pedi desculpa, àqueles que sentem de maneira diferente, mas SINTO-ME NA OBRIGAÇÃO DE DENUNCIAR toda esta PALHAÇADA VIRTUAL, que só DEMONSTRA a POUCA FÉ, de que Jesus Se queixa quando afirma: ” Mas será que o Filho do Homem, encontrará FÉ, sobre a Terra , quando Regressar”?!
    Isto faz-me lembrar o Provérbio: “Os verdadeiros Amigos, vêem-se nas ocasiões difíceis: no hospital, na cadeia…”
    E, para mim, A VERDADEIRA FÉ é DAR A VIDA POR ELE e não ESCONDERMO-NOS, ou ACEITAR TUDO, CALADINHOS, logo NO PRIMEIRO TESTE!!!!

    • “Pessoas a ser enterradas sem PADRE, sem SACRAMENTOS, sem MISSA: como animais!!”
      Completamente de acordo, isto é a desolação total! Compreendo que as igrejas não poderiam estar, de modo algum, a funcionar em pleno. Porém, para tudo é decretado serviços mínimos, com medidas pensadas para poderem continuar a funcionar, mas o serviço religioso não é considerado essencial, nos nosso dias.

  19. Basto, e falo com esta emoção toda, porque, neste dia, estou a passar por esse drama. Uma tia minha, de 89 anos, mulher de Fé, sempre Fiel a Deus e à Igreja, está a ser enterrada nessas circunstâncias!
    Já não bastava ter sido afastada da família, durante a doença, e ter morrido sozinha, porque ninguém a podia contactar, a partir de certa altura.; é demasiado triste!! E para não ser cremada, foi metida num saco de plástico e colocada num caixão especial, que a família teve de adquirir.
    Estou muito, muito triste, por todos os meus primos, genros, noras e netos, pois era uma MÃE com M maiúsculo! Era muito dócil, prestável, sempre disponível, para ajudar.
    Que Deus a tenha Consigo!

  20. Irmãos, segundo informação de um vídeo, ao final da bênção extraordinária de Urbi et Orbi sexta-feira passada, os italianos teriam visto uma aparição de Nossa Senhora nas nuvens do céu do Vaticano. Vejam!

  21. Só para recordar, esta curta referência ao Segredo de Fátima:

    “Um castigo físico das nações, envolvendo CATÁSTROFES, de origem humana ou natural, na terra, na água e NA ATMOSFERA do planeta.”

    https://odogmadafe.wordpress.com/2016/03/29/a-natureza-dos-castigos-previstos-no-3o-segredo-de-fatima/comment-page-1/

    Como muitas outras pessoas, também me tenho questionado se este vírus será mesmo de origem natural… E quem é que ele serve, independentemente da sua origem?

    • Interessante recordar esses castigos previstos no 3º Segredo de Fátima.

      O coronavírus pode muito bem ser um deles. Sendo isto verdade, o mais impressionante é que a um castigo físico, a doença, se relacionada um espiritual: a diminuição do culto a Deus, e da recepção dos sacramentos.

  22. Basto, neste momento, “julga-se”, que ninguém sabe a sua origem; mas pelas consequências, leva-nos a pensar que há objectivos alcançados, como já expus, por determinada facção Política!
    Contudo, estarão,apenas, eles protegidos? Perderam o controlo da situação? Saiu-lhes o tiro ao contrário?
    Uma coisa é certa, a bomba de Hiroshima e Nagasaki, também foi testada sem saberem ao certo o mal que iria causar. Lembro-me de ter visto um Documentário que estava escondido nos Arquivos, já não me lembro de que País, no fim da Guerra Fria, em que o próprio Einstein implorava que não a lançassem! E, depois de lançada, ficaram horrorizados com o efeito: tudo volatilizou, no lugar onde caiu e arredores! E, hoje, todos conhecem bem as consequências!
    As vezes, vira-se o feitiço, contra o feiticeiro! E sem a Protecção Divina, o Homem é diabólico!
    Mas que todos perdemos, não há dúvida!

    • Não digo que a ecologia seja ruim, pelo contrário, eu acho a ecologia uma coisa muito boa. O discurso ecológico é bonito quando pensamos em um meio ambiente saudável e em harmonia com os seres humanos. Mas nesse momento em que tantas vidas estão se perdendo, penso que o discurso ecológico se torna POBRE ao omitir a referência ao ESPIRITUAL. Onde estariam as respostas a questões legitimas como essa pandemia é um castigo de Deus ou uma provação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s