18 thoughts on “São Francisco e os leprosos

  1. Muito bem feito esse vídeo! Inclusive o trabalho de legendação do mesmo.

    O vídeo mostra e expressa bem a espiritualidade franciscana em relação ao cuidado com os doentes. São Francisco, de fato, foi heroico.

    Agora, sem querer, parecer insensível, nem querendo escandalizar as demais pessoas, penso que nos dias de hoje em que a medicina está mais avançada devemos observar as normas sanitárias a fim de evitar o contágio ou sua propagação; no caso, em relação ao novo coronavírus (covid-2019). Por outro lado ainda, é digno de todo louvor os cuidados que os enfermeiros (as), médicos (as) e outros profissionais que estão lidando com a pandemia do novo coronavírus.

    • Gostaria de reescrever o último parágrafo do meu comentário, pois ele ficou precisando de algumas correções.

      Último parágrafo reescrito

      Agora, sem querer parecer insensível, nem querendo escandalizar as demais pessoas, penso que, nos dias de hoje em que a medicina está mais avançada, devemos observar as normas sanitárias a fim de evitar o contágio e sua propagação; no caso, do novo coronavírus (covid-2019). Por outro lado, é digno de todo louvor os cuidados que as enfermeiras (e enfermeiros), médicas (e médicos) e outros profissionais estão dedicando aos doentes e à sociedade em geral no combate à pandemia do novo coronavírus.

  2. Todos conhecemos o São Francisco de antes, da Conversão, e o São Francisco depois da Conversão.
    Ele foi escolhido por Deus, para Restaurar a Sua Igreja; e o que é que ele fez?
    Abandonou as riquezas, a vida mundana e quis ser outro Jesus na Terra, numa altura em que a ostentação da Igreja era escandalosa!
    Como? Aqui, sim: foi ao encontro dos mais frágeis, daqueles com quem o Mestre, Jesus, Se identifica. Mesmo abandonado pela família, criticado pelos vizinhos, incompreendido pela própria Igreja, ele não se deixou intimidar e foi fiel ao seu propósito: anulou-se em tudo, perdeu todos os direitos como ser humano, expôs-se a todos os perigos, renegando-se a si mesmo, ao ponto de nem ter medo de ser contaminado! Confiou em Deus e somente via o JESUS ABANDONADO, naqueles leprosos, fazendo de tudo para os ajudar!

    Muito bem escolhido este vídeo, para os tempos que estamos a viver.
    Que a sua Coragem, determinação e Amor ao Próximo toquem os nossos corações e, como não podemos fazer como ele, porque nem de casa podemos sair, que ele interceda por nós e pelos nossos Sacerdotes que estão a precisar de uma “NOVA INFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO” a ver se saem dos seus “cenáculos” e o imitem em toda a linha!
    São Francisco de Assis, Rogai por nós!!

  3. Alex, todos sabemos, desde sempre, que os leprosos eram colocados, num mundo à parte, por causa do contágio. Contudo, isso não impediu, que S. Francisco deixasse de cumprir, como Jesus, a sua Missão, porque Confiava e sabia, que não podia ser maior que o Mestre…
    Logo, pegando nas suas palavras, que dizem que, hoje, a medicina e, até, os processos de protecção são mais desenvolvidos, e tendo como EXEMPLO a CORAGEM e a ABNEGAÇÃO dos PROFISSIONAIS DE SAÚDE, os nossos RELIGIOSOS e RELIGIOSAS não deveriam ser mais OUSADOS no CUMPRIMENTO da sua Vocação, com as devidas precauções?!
    Também, aqui, se pode referir a Passagem que em cima citei:..”Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei, antes, Aquele, que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. Mat. 10:25-33

    • Maria Martins, concordo com a senhora que os religiosos, especialmente os sacerdotes, deveriam ser mais ousados no que diz respeito ao atendimento dos fieis nestes tempos de pandemia. Ser discípulo de Cristo, ser cristão e, na hora da necessidade, ser desamparado por um sacerdote ou mesmo por vários, é uma situação muito dolorosa para o fiel desamparado. Não gosto de trazer à tona certos problemas com o clero, mas, infelizmente, tenho experimentado na pele o abandono por parte de muitos religiosos, isto é, no sentido amplo que inclui bispos e sacerdotes. Por outro lado, sem querer escandalizar as pessoas, no que concerne a Santa Missa, eu vejo que a proibição de missas públicas durante a pandemia, seja uma provação que os católicos devem passar. Isso me faz pensar nas profecias que dizem que a Missa será proibida nos tempos do Anticristo. Por mais doloroso que isso seja, é uma provação que nos prepara para dias piores. Mas podemos agradecer a Deus que os sacerdotes estejam podendo celebrar missas privadas.
      Cara Maria Martins, gosto de ler os comentários da senhora, pois eles demonstram grande fé, piedade e sabedoria. Por isso, espero não ter dito algo que a tenha escandalizado.

  4. Alex, também eu estou muito triste, por não podermos, pelo menos, ao domingo, participar na Santa Missa. E o que mais me “escandalizou” foi a facilidade com que Ela foi “arrumada” de vez ! E só abriram as igrejas, agora, para nada –uma vez que os Governos proíbem– quando os fiéis contestaram, e o Papa pediu que se deixassem de exageros! A EUCARISTIA É A SUA ALMA!!!
    Ainda ontem, escutei que, em Itália, Bergamo, há Sacerdotes que NUNCA abandonaram o seu Ministério e estão a dar a vida pela sua Fé, pois já morreram muitos. Não sou sádica, mas isso alegrou-me, ao mesmo tempo que me emocionou, por reconhecer que, ainda, não estamos abandonados, de todo. Neste momento, o seu TESTEMUNHO CONVERTE MAIS do que muitas palavras!
    Mas porque é, que toda a gente, não se cansa se elogiar e agradecer ao PESSOAL DE SAÚDE? Ficar-lhe-emos, ETERNAMENTE, agradecidos, assim como, a todo o restante pessoal que não abandonou os seus postos!!
    Para mim, isto não é uma Provação: isto é um CASTIGO, porque é consequência, como o Basto já afirmou, de toda a Apostasia da nossa Sociedade e de todo o SECULARISMO na IGREJA. E como Nossa Senhora nos advertiu, em La Salette, Deus deixar-nos-.ia entregues a nós próprios, ou seja, sem a Sua Protecção!
    Porém, como Deus é sempre Fiel àqueles que O Amam, resta-nos, a nós, que mesmo imperfeitos, ainda o Reconhecemos como O SENHOR, implorar-Lhe que tenha Misericórdia do mundo inteiro e que abrevie ao máximo, futuras calamidades!
    E agora, vou escrever por palavras minhas o que Jesus afirma em — O Evangelho como me foi revelado—
    Diz-nos Jesus: “Nunca negocieis com o INIMIGO, porque além de vos poder trair, acabará por vos PERDER O RESPEITO! Respeitai sempre os outros, mas NUNCA baixeis a fasquia! Porque no dia que vos misturardes com o INIMIGO, e como Deus não CONVIVE com o Mal, Ele afastar- Se- á, e vos deixará entregues a ele ((inimigo) e sereis, então, torturados e vencidos.
    Não é isto que está a acontecer? Onde está a Supremacia da Igreja, de há séculos atrás?.Mesmo cheia de defeitos,fragilidades humanas, nunca O RENEGOU, como agora!!
    Alguém, hoje, A RESPEITA?

    • Maria Martins, obrigado pela reflexão que a senhora partilhou comigo! Que Deus me ilumine para eu compreender a situação atual da Igreja e do mundo.

      Sobre a situação da Igreja, nos dias atuais, e não somente nestes tempos de pandemia, mas já há algum tempo, eu diria, desde a renúncia de Bento XVI, a Igreja passa por uma terrível provação. Provavelmente é a Igreja revivendo a paixão de Cristo.

  5. É pena, que esta Devoção, apesar de instituída, por São João Paulo II que, somente, obedeceu a Jesus, não tenha sido DEVIDAMENTE divulgada pela hierarquia Católica! São os leigos, juntamente com ALGUNS Sacerdotes, que A veneram, no 1º domingo a seguir à Páscoa, como Jesus pediu– Domingo da Divina Misericórdia– E isto só revela o quanto INTELECTUALIZADA está a nossa Igreja.
    Mais uma vez, desvalorizou uma Mensagem importantíssima, de Jesus, para estes tempos, que já começaram, há muito. Não obstante, tudo o que o Papa Francisco comunica é logo aplaudido e posto em prática, mesmo que vá contra tudo e contra todos!…
    Jesus afirma que, “este tempo–1900, séc 19– era o Tempo da Misericórdia, mas depois, viria o da JUSTIÇA!. Logo, era preciso APROVEITAR todas as BÊNÇÃOS do Céu, e mudar de vida, para depois, não ser tarde demais!
    Que fez a Igreja? Fechou o livro no Vaticano, proibindo-o, porque achava que a linguagem de Jesus era muito vulgar: para os DOUTORES, Jesus não podia ser tão SIMPLES! (é o mal deles…)
    No entanto, antes, Jesus profetizou a Santa Faustina, que esse livro, o seu diário, seria “impedido, por Satanás”, até alguém, vindo da Polónia, o DIVULGAR. Esse alguém, FOI SÃO JOÃO PAULO II. Por aqui, podemos concluir, onde estava Satanás!…
    Mas que nos diz Jesus? Que VENEREMOS com Fé essa Imagem,que Ele Mesmo aprovou, tendo cada símbolo, uma explicação e, sobretudo, imploremos a Sua Misericórdia, para nós e para o mundo inteiro, pela Sua Dolorosa Paixão, às 3h da tarde, meditando no momento do Seu Abandono, na Cruz!
    Jesus promete conceder TUDO o que Lhe pedirmos, pois, é a HORA em que o Céu se abre para derramar infinitas Graças para a Terra!. Promete, ainda,tocar o coração do MAIOR PECADOR, alguma vez imaginado, e salvá-lo, se, por ele, Lhe Implorarmos a CONVERSÃO!! Daí, podermos pedir pelos desconhecidos, até!!

    Conclusão: Mimos, mimos e mais mimos que Deus dá à Sua Igreja!! E que faz Ela? Ignora, ironiza (e falo com conhecimento de causa) brinca…e POUCO ou NADA aproveita!
    Aproveitemos, então, o conselho desse Sacerdote, pois eu, felizmente, tenho esse quadro pintado e benzido, na minha casa, com a Bênção especial que Jesus proclamou, no domingo da Misericórdia..

    • Maria Martins, obrigado pelo feedback!

      De fato, a devoção a Divina Misericórdia é um sinal dos tempos.

      A imagem de Jesus misericordioso ou a imagem da Divina Misericórdia é uma imagem inspirada pelo próprio Jesus à Santa Faustina. Jesus misericordioso prometeu graças especiais àqueles que venerarem a imagem da Divina Misericórdia, isto é a imagem de Jesus Misericordioso.

      Mais uma vez, obrigado também pelo seu feedback. É uma alegria saber que a senhora também é devota da Divina Misericórdia.

      Jesus, eu confio em vós!

  6. Nem consigo imaginar uma atitude destas, em Portugal!
    Este Sacerdote seria considerado um fanático, um alienado e sei lá que mais!!!…
    Que Deus abençoe Sacerdotes como ele, CORAJOSOS e sem escrúpulos humanos!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s