Igreja Ortodoxa Russa constrói megacatedral onde glorifica as vitórias do exército comunista soviético e a conquista da Crimeia à Ucrânia

O novo templo dedicado às forças armadas russas localiza-se nos  arredores de Moscovo e a sua inauguração estava programada para este mês de maio, para assinalar os 75 anos da vitória do Exército Vermelho na II Guerra Mundial. A sua decoração, aparentemente, mistura elementos cristãos da arte bizantina com um misto de nacionalismo russo, comunismo soviético e putinismo… Entre as várias gravuras murais, encontram-se dois mosaicos que glorificam, respetivamente, as figuras-chave do regime putinista envolvidas na ocupação ilegal da península ucraniana da Crimeia e o assassino em massa Josef Stalin, ao mesmo tempo que associam a Mãe de Deus às referidas barbaridades.

ícones
O ícone da esquerda exibe faixas com os slogans “A CRIMEIA É NOSSA” e “PARA SEMPRE COM A RÚSSIA”, o da direita ostenta um cartaz do ditador comunista soviético e perseguidor dos cristãos russos, Josef Stalin.

Os símbolos do exército soviético, ainda hoje usados pelas forças armadas russas, decoram os vitrais e misturam-se com os símbolos cristãos.

soviet.church
Símbolos do regime comunista soviético nos vitrais no teto da nova catedral da Igreja Ortodoxa Russa.

O elemento que gerou, porém, mais interesse mediático foi a intenção de se incluir, num desses murais de culto, a própria figura de Vladimir Putin, uma ideia que talvez já não chegue a concretizar-se

Como diz o admirado líder “cristão” Vladimir Putin, durante aqueles tempos de ditadura soviética, “uma nova religião era criada”, vendo no comunismo uma coisa mais ou menos semelhante ao cristianismo.

Basto 05/2020

16 thoughts on “Igreja Ortodoxa Russa constrói megacatedral onde glorifica as vitórias do exército comunista soviético e a conquista da Crimeia à Ucrânia

  1. maria martins 7 de Maio de 2020 / 8:23

    …”Paulo escreveu de acordo com a Sabedoria Divina, concedida por Deus e, discorrendo sobre Ela, escreveu textos difíceis de entender, os quais distorcidos pelos insensatos e ignorantes, como fazem, também, com as demais Escrituras, podem causar a sua própria destruição!
    Sendo assim, amados, guardai-vos, para que não sejais conduzidos pelo erro…” (Pedro 3:16)

  2. Maria Ribeiro 7 de Maio de 2020 / 9:59

    “Cada tolo tem a sua mania”. Megalomania!!!
    Então…dito por ele, o Comunismo lutou contra a Fé e contra os Sacerdotes, enquanto “outra religião era formada”.
    E foi buscar “lá atrás”, algures na Bíblia, não sei o quê que ele interpretou como quis.

    “A Rússia espalhará os seus erros pelo Mundo” e espalhou…o quê?! O ateísmo materialista.
    Onde?! Em todo lado: A começar pelos influentes na cultura de massas:
    Media (imprensa com revistas e tv com as Novelas e o cinema que fez um “trabalhinho” notável), Escolas, Seminários, Universidades (Católicas), Clero…professores. E todos foram caindo sem se aperceberem o que o Comunismo estava a realizar em Cuba, na Venezuela, no México, China, Coreia, África…pior, na Igreja e nas cabecinhas dos jovens e menos jovens…

    Já mais ninguém ensina Doutrina, Teologia ou, a forma de salvar a alma! Ensinam humanismo, ecologismo. E pensam que isso é a “liberdade, igualdade e fraternidade…” E de facto todos têm a liberdade de dizer as piores aberrações e de fazer os piores absurdos. Foi uma lavagem cerebral lenta…mas eficaz…Agora toda a gente pode dizer que “o preto é branco” desde que “politicamente correcto”. Os que falarem A Verdade são excomungados da Sociedade e da Igreja
    Golpe de mestre da Satanás…

    Ah! Que ninguém pense que Marxismo Cultural é diferente da Maçonaria. Uns e outros (em conjunto ou separados) pretendem destruir a Fé, sobretudo a Católica. Uns e outros querem o PODER. No final, quem vence?! Até ver são os virus e as bactérias…
    Depois Jesus nos vem tirar desta “porca miséria”, criada pelas mãos de homens-demónios…

  3. carezia 7 de Maio de 2020 / 11:28

    Pois é, Basto, será que o papa Ratzinger, o padre Paulo Ricardo e o teólogo Scott Hahn poderiam explicar como é que isto pode ser o fruto advindo da Consagração que, segundo eles, já foi feita?

    • Basto 7 de Maio de 2020 / 13:23

      É verdade, André. Dificilmente eles conseguiriam arranjar uma explicação…

    • Marcelino Pachuczki 8 de Maio de 2020 / 18:54

      Pois é, Joseph Ratzinguer foi um dos revolucionários do Concílio Vaticano II, assim como Karol Wojtyła, mas depois de meio século de demolição aos nossos olhos eles parecem conservadores quando na verdade eram liberais moderados.

      Scott Hahn era um pastor presbiteriano que viu suas idéias espelhadas nos textos dos revolucionários conciliares e não na tradição católica. Isto esta claro no livro “Todos os caminhos levam a Roma”.

      E o Padre Paulo Ricardo por um lado é um grande professor espiritual, mas apenas aponta as feridas, nada fala sobre o que as causou. Neste caso ele é um tremendo passador de panos!

    • Samanta 9 de Maio de 2020 / 13:04

      Já vi o padre Paulo Ricardo nem afirmando que a consagração da Rússia foi feita e nem negando. Ele diz que não quer discutir isso, entrar nesse mérito.
      Acredito que ele sabe que não foi feita, porque ele já fez uma série de vídeos falando sobre o marxismo cultural e em um desses vídeos ele mostra o que Fidel Castro respondeu ao ser questionado sobre como é receber João Paulo II, o homem responsável pelo fim da URSS, ao que o ditador respondeu: “eu não subestimaria o (nome do “presidente” russo da época).
      O padre Paulo mostrou que sabe muito bem a que a queda da URSS foi planejada pelos próprios comunistas e não resultado de uma conversão. Ele também tem artigo no site dele que fala da igreja ortodoxa, que ela é instrumentalizada pelo Putin.
      O padre também já fez vídeo falando sobre as consequências do Vaticano II. Ele citou a frase do Papa Paulo que disse algo como “se esperava uma grande primavera sobre a Igreja, mas só colhemos tempestades” . Questionaram o professor Felipe Aquino sobre a opinião do padre Paulo Ricardo a respeito do concílio e ele falou que discordava do sacerdote, ou seja, o professor é um verdadeiro iludido, que diz como todos as letras que a consagração foi feita e que o terceiro segredo foi revelado na íntegra.
      Penso que o padre Paulo Ricardo tem medo de expôr sua verdadeira opinião e ser ainda mais perseguido pelo clero comunista/modernista do Brasil, como há uns anos quiseram prejudicá-lo. Se ele está agindo corretamente eu não sei.

      • Marcelino Pachuczki 9 de Maio de 2020 / 17:28

        Samanta concordo com você. Talvez o Padre Paulo Ricardo tema ser execrado como um outro padre brasileiro que ousou bater de frente com este sistema, o Padre Maria.

        Quanto ao professor Felipe Aquino este homem e um tipico representante da Nova Evangelização de João Paulo II, proposta esta lancada aos leigos para que se ocupassem da evangelização que os padres não puderam mais fazer depois do CVII. Felipe Aquino tem conhecimentos em certas áreas mas em outras nao tem nenhum, fala do concilio como se a igreja tivesse nascido a partir de 1965!

        Scott Hahn também e um destes, e ate mesmo relata em seus livros como os padres lhe fechavam as portas das igrejas dizendo que não precisava se converter.

  4. maria martins 8 de Maio de 2020 / 10:20

    Basto, embora se trate de um tema controverso e muito sensível, a minha opinião, quanto à Conversão da Rússia, passa pela queda do Comunismo ateu, que perseguia Deus e todos aqueles que O aceitavam, fosse de que maneira fosse… A Religião era o ópio do Povo, lembram-se? E por todos os motivos, que já aqui tentei apresentar, a resignação pacífica às Injustiças, por Amor a Deus, impedia que o Povo reivindicasse os seus Direitos mais básicos, enquanto os DITOS CRISTÃOS O explorava, vivendo na opulência, e se sentiam superiores, reprimindo-os com violência… Ora, Deus, também, não podia estar aí!
    O perigo maior foi, devido a todas essas desigualdades Sociais, que também existiam no resto do mundo, a Rússia, através das utópicas doutrinas de FRATERNIDADE, mas impossíveis, sem Deus, ter ESPALHADO O TÃO DESEJADO REMÉDIO, que já sabemos qual foi! Enganou os incautos, porque Deus foi AMORDAÇADO e, simplesmente, RETIRADO, DA VIDA DAS PESSOAS, À FORÇA! E assim, se espalharam os TAIS ERROS, pelo mundo afora, porque o HOMEM e a IGREJA foram DESOBEDIENTES AO CÉU, não ESCUTANDO A MENSAGEM DE NOSSA SENHORA, no devido tempo!
    Quanto à possível CONVERSÃO, penso, referir-se à LIBERDADE RELIGIOSA, que existe agora, na Rússia. Mesmo de forma IMPERFEITA, Deus já não é perseguido, LITERALMENTE, embora, o seja, pelos pecados e deturpações como essas que vemos postadas. Cada um, pelo menos, já é livre, de procurar a VERDADE!

    E, passemos à nossa actual situação no Ocidente, Países considerados Católicos, mesmo durante a guerra fia: De que lado está, a maioria dos Políticos e mesmo a actual Igreja? Estarão, realmente, CONVERTIDOS, na verdadeira acepção da palavra? O que aceitam e proclamam, relativamente, à ONU, donde vêm todas as Leis Anti Cristãs? Recordem BENTO XVI.
    E o nosso António Guterres, TÃO CATÓLICO… que não teve pejo de ASSINAR uma Declaração, antes de tomar posse do actual Cargo na ONU, a favor da Ideologia de Género? E que, neste momento, segundo notícias recentes, faz a APOLOGIA da Nova Ordem Mundial…? E O Papa Francisco, que nos aconselha? Será ISTO Conversão? Eu considero estes, MUITO MAIS TRAIDORES!!
    Que Deus, defendem eles? Será que conhecem a Sua Palavra?

    • Basto 8 de Maio de 2020 / 9:26

      Penso que a Maria, mais do que ninguém, já deixou aqui bem clara a sua opinião em relação à “conversão” da Rússia e ao que pensa do putinismo. A sua opinião, da qual já sabe que não partilho, será aqui sempre respeitada.

      A posição deste blogue, como é bastante evidente, está ao lado do povo oprimido da Ucrânia, que tem sofrido muito, nos últimos anos, por causa de um opressor estrangeiro, que é um país vizinho, governado por um regime totalitário, com uma figura máxima que tem um rosto e um nome. Um regime que tem a conivência de uma Igreja herética e cismática. Estamos também ao lado dos católicos na Rússia, que, 103 anos depois das aparições de Fátima, continuam a ser uma minoria ínfima e proibida missionar naquele país para não prejudicar uma igreja cismática e prostituída com o regime desde os tempos soviéticos.

    • Maria Ribeiro 8 de Maio de 2020 / 12:24

      Querida Maria, permite-me, apenas fazer uma observação: “O Comunismo ateu não acabou”. Costuma-se dizer que contra factos não há argumentos!
      A queda do muro de Berlim foi um “doce sonho”, mas o pesadelo estava por vir. Porquê? Porque “baixaram os braços”, e mais uma vez o Inimigo riu de nós…
      O ateísmo materialista está aí bem de pé, infelizmente. Apenas acabou a luta de classes porque não deu o resultado pretendido. Adoptaram outra táctica bem mais diabólica…

  5. maria martins 8 de Maio de 2020 / 11:32

    Mas eu não contesto esse lado…Estou somente a referir-me àquilo que se possa considerar: CONVERSÃO DA RÚSSIA, tal como está a ser concebido, pela Igreja Católica. Agora, se continuam a não AGARRAR a GRAÇA e a fazer o que lhes apetece, mais responsabilidades terão perante Deus…
    Eu acho que, neste momento, o mundo está mesmo na GRANDE TRIBULAÇÃO, e que se Deus não ABREVIA os tempos, a CONFUSÃO, referida na Palavra de Deus, Apocalipse, vai enganar mesmo, muitos dos Escolhidos, como já estamos a constatar.
    E quanto ao Putin, nunca concordei com a sua Política, mas comparativamente, aos hipócritas GLOBALISTAS, venha o diabo e escolha…

  6. maria martins 8 de Maio de 2020 / 14:59

    Quando me referi ao Ateísmo Ateu é, relativamente, à Rússia, como Nação. Na Rússia, há uma Religião Oficial: a Ortodoxa, a quem Putin, quer se goste ou não, e estou a ser isenta, consulta, para aprovar ou não as leis morais.
    Se tem, desvios… não mais que a Católica!
    E isso, é o mal de todo o mundo dito Crente; só usam Deus para o que lhes interessa e, pelos escândalos na igreja Católica, pelas profanações descaradas, pelos Sacramentos mal vividos, pela DETURPAÇÃO e Relativismo, na Palavra… actualmente, muita DESGRAÇA se comete em nome de Deus!
    Claro, que as doutrinas comunistas, as ideias, continuam a existir… mas sem grande representação Política. Mesmo a China, embora tenha recebido a herança do “Maoismo Ateu”, com um único Partido Ateu, tem uma Economia de Mercado Socialista, aproveitada pelos mesmos hipócritas do Ocidente, que A usam e depois, a criticam!
    Quantas Multinacionais e outras Empresas foram para a China EXPLORAR a mão de obra barata, deixando o Ocidente desfalcado, para beneficiar das leis REPRESSIVAS do País? E, depois, APREGOAM e DENUNCIAM atentados aos Direitos Humanos? Quem financia todos, ou quase todos, os “laboratórios chineses” de onde parece ter “fugido o Vírus? E os acordos com os Governos Europeus, que protegem a ” invasão” das lojas Chinesas, que acabaram com o nosso pequeno Comércio?
    Perante estas incongruências, dá para acreditar em alguém? Que Projecto se está a vislumbrar, por trás desta palhaçada toda? Quem VIGIA QUEM? Será que SOMOS LIVRES? AONDE?!
    A única diferença, é que uns dão a cara e os outros “MORDEM PELA CALADA” e ainda lhe vamos AGRADECER!!

  7. Geraldo 9 de Maio de 2020 / 14:58

    ISSO É QUE A DISSIDENTE, CISMÁTICA IGREJA ORTODOXA, MELHOR, HORTODOKSA!
    Não poderia dar noutra pois de um cisma proveniente da Igreja católica e aquele estraçalhado em diversificadas dioceses independentes uma das outras, a alienação e o relativismo religiosos e doutrinario entrelaçam-se, é o mínimo que se poderia esperar, ainda mais quando vinculada aos maus elementos, Vladimir Putin, querendo se passar por cristão tradicional, porém, dependendo das circunstancias se transforma nissos outros despistes, dependendo do momento e oportunidade, se favorecedoras de implante das suas irracionais ideologias!
    Ao chefe dela, o tido como “papa”, Cirilo I, cismático, o qual não passa de um “par inter pares” no contexto de decisões evangelísticas com as sedes episcopais da IOR-Igreja Ortodoxa Russa, a qual de ortodoxia nada possui, sendo composta de muitas seitas independentes da direção geral – representam os nossos protestantes – ambos dois ex agentes da KGB e dois entendem e cultivam e muito a fé cristã “apostólica”, bem sabemos disso!.
    A Russia ainda não desistiu de seus projetos totalitaristas – apenas e quem é aliado não quer ver – mas o comunismo que defende hoje está ultra vilipendiado – as redes independentes os detonam incessante e recorrentemente sem darem treguas algumas a esses perniciosos elementos – e muitos já são sabedores que possuem um discurso cativante de 1001 promessas, embora as práticas sejam completamente inversas em relação aos cativantes discursos!
    Além disso, as misérrimas vitrines atuais comunistas, casos da Venezuela e da idem Cuba exemplificam ao vivo e comprovadamente demonstram o que é aderir e associar uma nação aos infernais e niilistas endiabrados comunistas, adeptos dos projetos marxistas, escravizantes e miserabilizadores de uma nação, em especial dos mais pobres, com seus projetos megalomaníacos de mentes comprovadamente desequilibradas e endemoninhadas, cujas cabeças estão recheadas de esterco marxista que Satã amassou com suas patas, fê-los ingerir e redundou nisso, transformaram-se em autênticos demonios antropomorfizados!
    Aqui talvez se poderia correlacionar o abaixo, pois em breve tudo isso será reduzido a cinzas, ainda mais uma porcaria deslumbrante dessa, executada por pessoas escravizadas por esse regime tirânico para engrandecer a atual vergonha da humanidade do despotismo marxista vaidoso, orgulhoso, com seu celebrado e incensado deus-homem, como se esse fosse algo que valesse alguma coisa, esquecendo-se do “sem mim nada podeis fazer” Jo 15 5.
    “Alguns dos seus discípulos começaram a falar com admiração sobre a magnificência do templo, edificado com enormes pedras e portentosas obras de arte dedicadas a Deus. Então, lhes declarou Jesus: “Chegarão os dias, nos quais, de tudo o que vedes aqui não será deixada pedra sobre pedra que não seja derrubada!” Jesus revela os sinais do fim Lc 21 5-6.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s