O Ponto de Encontro: projeto de educação afetivo-sexual do Vaticano

Ponto de Encontro
educazioneaffettiva.org

“O Ponto de Encontro” é um projeto de educação afetivo-sexual da responsabilidade do Pontifício Conselho para a Família. A sua arquitetura curricular obedece a um roteiro temático estruturado em seis unidades pedagógicas. Apresenta-se como um programa prático, cheio propostas pedagógicas para educadores e para adolescentes e jovens.

Este “curso”, desenvolvido com a colaboração de especialistas ligados à Conferencia Episcopal Espanhola, foi apresentado em Cracóvia durante a Jornada Mundial da Juventude. Mas para que serve?

Este curso, “o lugar do encontro, a aventura do amor tenta oferecer um itinerário de educação ao amor que ajude aos jovens a descobrir a beleza da entrega mútua e a busca da felicidade através da entrega do corpo e do espírito. Através da linguagem corporal, a sexualidade e os afetos se revelam com dinamismos, para viver uma existência em plenitude no quotidiano da vida”.

Jovem, inicia o caminho da aventura do amor!

(apresentação introdutória do projeto in www.educazioneaffettiva.org)

Parece ser, em si, uma resposta à exortação apostólica Amoris Laetitia.

É difícil pensar na educação sexual num tempo em que se tende a banalizar e empobrecer a sexualidade. Só se poderia entender no contexto duma educação para o amor, para a doação mútua”.

(Papa Francisco, Amoris Laetitia 280.)

À primeira vista, aquilo que mais choca é a ousadia gráfica do sítio da internet criado para o efeito. Os separadores correspondentes a cada uma das unidades curriculares abre com ousadas fotografias, que talvez pretendam ser “apelativas”, mas na realidade são bastante fortes e invulgares em documentação oficial da Igreja Católica. Jamais algum sítio da web oficial da Santa Sé apresentou conteúdo gráfico semelhante – digo eu… -,  onde a imodéstia do vestir é exponenciada pelas poses provocantes das modelos contratadas.

1ª UNIDADE - A tenda
1ª Unidade: A tenda

 

5ª UNIDADE - O rainfly
5ª Unidade: O Rainfly

 

Mas vai mais longe, o seu vídeo promocional cruza a sensualidade produzida nessas mesmas imagens com termos antagónicos como: vocação, virgindade, matrimónio, dignidade…

Depois disto, recomenda-se ainda uma olhadela pelo material multimédia sugerido para a catequese dos adolescentes e jovens.

 

Basto 8/2016

4 thoughts on “O Ponto de Encontro: projeto de educação afetivo-sexual do Vaticano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s