Natividade da Mãe de Deus

Natividade da Theotokos.jpg
Ícone do séc. XVI ou XVII, integrado na iconóstase da Igreja de São Sava (Museu de Pskov, Rússia)

A Natividade da Mãe de Deus celebra-se no dia 8 de setembro.

A Natividade da Theotokos é uma das 12 grandes festas do calendário litúrgico ortodoxo. Os cristãos ortodoxos separados de Roma não aceitam a doutrina católica da Imaculada Conceição, no entanto celebram o nascimento de Maria, a Mãe de Deus, filha de Santa Ana e São Joaquim.

Este é o ponto de partida para a sua conversão à Fé Católica por intermédio do Imaculado Coração de Maria.

 

Basto 9/2016

9 thoughts on “Natividade da Mãe de Deus

  1. Não sabia que os ortodoxos não acreditam na Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Achei interessante essa informação, apesar de “triste” também por assim dizer.

    • Este é um daqueles dogmas tardios, tal como o da Assunção de Maria. Foram definidos muitos séculos depois do Grande Cisma do Oriente, por papas católicos no exercício da sua “infalibilidade papal” (outro dogma inaceitável para os ortodoxos).

      O caso concreto do dogma da Imaculada Conceição é – no meu entender – fundamental na interpretação das profecias de Fátima porque está relacionado, em termos etimológicos e semânticos, com o conceito de (ou devoção ao) ‘Imaculado Coração de Maria’ do qual depende a conversão da Rússia. Como pode ter já acontecido a profetizada conversão da Rússia se este dogma é aceite apenas por um punhado de católicos naquele território? Não me parece.

    • Lindo!

      É uma pena não haver uma versão deste vídeo em português:

      Apresenta uma abordagem mariológica da bíblia simples e aliciante, relacionando o Novo Testamento com o Antigo de uma forma que surpreende e fascina.

      Louvada seja a Virgem Santa Maria!

      • Acabei de ver esse vídeo que vc partilhou. Linda catequese sobre Maria! Confesso que não conhecia todos esses paralelos entre o Antigo e Novo Testamento. Linda catequese mesmo! Obrigado por ter partilhado!

  2. Basto, vc lembra de que eu tinha te falado que provavelmente o Papa Francisco voltaria ao Brasil em 2017 para comemorar os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida?!
    Alguns dias atrás, vi algumas notícias que de que o Papa disse que não sabe se virá ao Brasil. Veja!

    “Estou contente que a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteja nos jardins. Em 2013, eu tinha prometido voltar ao Brasil. Não sei se será possível, mas, pelo menos, agora terei ela mais perto de mim”, disse o Papa.

    Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/papa-diz-que-brasil-atravessa-momento-triste-que-nao-sabe-se-vira-ao-pais-em-2017-20048536.html#ixzz4Jnm3GpsQ

    Agora que ele disse isso, o mais provável é que ele não venha.

    Tem gente que diz que o ano de 2017, vai ser um ano de muitas surpresas. Acho que no sentido negativo. Vamos ver, né? Que Deus nos guarde de todo mal!

    • O Papa Francisco disse isso num contexto muito curioso… Ele considera que o Brasil está a passar um “momento triste”, será por causa da queda da Dilma? Muitas das suas atitudes dão a sensação de que simpatiza muito com os líderes de esquerda. E, neste contexto, parece tão desiludido com o Brasil que até perdeu a vontade de regressar lá… Bem, eu disse “parece” e admito que isto seja pura especulação, mas há muita gente a entender esta sua atitude da mesma maneira.

  3. Eu tenho a mesma impressão que você. Infelizmente não há como disfarçar a simpatia que o Papa Francisco tem pelos líderes de esquerda. E os mesmos também não escondem a sua simpatia pelo papa Francisco. É uma recíproca para a tristeza dos católicos tradicionais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s