Papa Francisco: Adoro a Deus ou adoro a formulações dogmáticas?

Numa atitude inédita em toda história do cristianismo, o Santo Padre propõe uma cisão na Verdade Absoluta, separando Deus dos dogmas de fé, quando pede que escolhamos entre Deus e as verdades dogmáticas por Ele mesmo reveladas. As formulações dogmáticas reveladas por Deus são, de acordo com Francisco, ideologias que nos tornam raivosos…

Basto 10/2019

17 thoughts on “Papa Francisco: Adoro a Deus ou adoro a formulações dogmáticas?

  1. Infelizmente os dogmas estão perdendo a importância dentro da religião católica!!!

    Não sei se isso se deve ao relaxamento geral do clero ou a perda generalizada de fé dos leigos!

    Uma pregação de Francisco que vai no mesmo sentido é esta! Notem a semelhança!

    Papa: cuidado com o cristão “desde que”

    • Mas não é o próprio Papa quem propõe o contrário? Quem deseja cumprir a vontade de Deus sem condições tem sido acusado de fanático, rigorista e outras coisas. O que vale agora é a consciência individual mas segundo uma acepção que mais parece vontade ou desejo pessoal.

      • De fato, Francisco tem menosprezado os dogmas, mas sem querer negar esse fato, antes mesmo do Pontificado de Francisco já se podia notar por parte dos fieis uma falta de fé nos dogmas. Daí que eu indaguei se isso não era devido ao relaxamento do clero, que foi profetizado por La Salette, ou à perda de fé dos leigos. Nesse sentido, eu partilhei mais um vídeo de Francisco, onde se mostra uma pregação dele crítica aos dogmas, para bom entendedor.

        Espero não ter sido repetitivo. Apenas quis esclarecer melhor meu comentário.

      • É exactamente isso. Ele fala tal como um adepto da teologia da libertação já os ouvi, eles dissociam Deus do dos dogmas, típico do Modernismo condenado por São Pio X Papa. E portanto algo haver com o protestantismo, pois se seguem a negar os dogmas não ficaram com nenhum conteúdo só o que está na Bíblia, então cai se no livre exame de Lutero…

    • Não é impressão sua. Após o Concílio Vaticano II surgiu um tal de catecismo holandês, com afirmações ambíguas sobre o pecado e o inferno. Falei com pessoas que viveram as mudanças da época, e ouvi coisas assim.
      Os fiéis saíam confusos dos confessionários, os padres agora afirmavam que muitas coisas não eram mais pecado. E assim muitos concluíram que, se a igreja pode mudar, então significava que os padres mentiam. E eu conheço, de fato, pessoas hoje idosas que não escondem um certo ódio pelos padres, e dizem não acreditar neles, mas apenas em Nosso Senhor Jesus Cristo e em Maria Santíssima.
      Outra coisa pudemos observar foi como mudou a moral sexual. Nas grandes famílias do passado, as moças casavam virgens, suas irmãs mais jovens, por outro lado, as vezes já casavam grávidas. E na geração seguinte, as próprias mães incentivam as filhas a dormirem com seus namorados.
      Os leigos perderam a fé porque o clero relaxou e dormiu!

  2. Se fosse cardíaca, nem sei o que me teria acontecido, depois de constantemente, querer dar o benefício da dúvida, ao Papa Francisco.
    E, mais uma vez, vou transcrever os principais motivos, porque são vários, que levaram Jesus a ditar a Obra: “O Evangelho como me foi revelado”, precisamente, para ESTES TEMPOS! Só lamento, que esta Obra seja tão pouco divulgada. Aliás, como Jesus ironiza, sempre pelos “Intelectuais de carreira, doutores esquisitos” que torceram sempre o nariz; ” e vá se lá saber porquê?!”…
    Diz Jesus:
    A razão mais profunda do presente que Eu faço com esta Obra é porque os tempos, nos quais, o MODERNISMO, condenado pelo Meu Santo Vigário Pio X, se deteriora cada vez mais, apresentando doutrinas sempre mais perniciosas à Santa Igreja representada pelo Meu Santo Vigário. Assim, ele possa combatê-las contra aqueles que negam:

    A SOBRENATURALIDADE DOS DOGMAS

    A DIVINDADE DE JESUS CRISTO…

    A DOUTRINA DE PAULO E JOÃO E A DOS CONCÍLIOS De NICÉIA, ÉFESO, CALCEDÓNIA, COMO MINHA VERDADEIRA DOUTRINA, POR MIM VERBALMENTE ENSINADA ; MINHA CIÊNCIA ILIMITADA, POR SER PERFEITA E DIVINA.

    A ORIGEM DIVINA DOS DOGMAS, DOS SACRAMENTOS, DA IGREJA UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA.

    A UNIVERSALIDADE DO EVANGELHO POR MIM ENSINADO E, “PARA TODOS OS HOMENS”!

    A NATUREZA PERFEITA DA MINHA DOUTRINA DESDE O COMEÇO QUE SE FORMOU, SEM NUNCA SOFRER ALTERAÇÕES, PORQUE NOS FOI DADA ASSIM:

    DOUTRINA DE CRISTO, DO TEMPO DA GRAÇA, DO REINO DE DEUS E DO CÉU; DIVINA, PERFEITA, IMUTÁVEL; UMA BOA NOVA PARA TODOS OS QUE TÊM SEDE DE DEUS!

    E ainda há muitos mais motivos. Porém, estes penso ser os que podem responder ao nosso Papa Francisco, que cada vez mais demonstra o lado do qual está…
    E de certeza, o oposto ao de JESUS CRISTO!

  3. Sou sincera, tive imensa dificuldade em entender o que Francisco quis dizer. Vi o vídeo diversas vezes e fiquei com a impressão que há uma crítica mordaz a S. Paulo?! Ou é impressão minha?!
    Por favor haja quem me esclareça porque, de facto está complicado.

    No tocante ao que ele refere sobre adorar a Deus ou os Dogmas, penso que mais uma vez o Papa está deveras equivocado, uma vez que não existe separação nem opção porque ao seguir Jesus preciso de seguir a Sua Palavra.
    Ora os dogmas são indissociáveis da Palavra que é o Verbo, ou seja o Próprio Jesus. “Sua Santidade” não percebe que a Igreja é um Todo, um Corpo, cuja Cabeça é Cristo. A Igreja é o “Cristo Total”, cujos Dogmas estão intrinsecamente ligados. Ele está pura e simplesmente a confundir dogma com ideologia, quando um Dogma é uma Verdade de Fé.
    Jesus Eucarístico é uma Verdade de Fé que adoramos, ou não?! Pois…na verdade ele não adora o Santíssimo…está explicado…
    Que adore lá, o “deus tupá”…que vá para a Amazónia…de uma vez…
    Portanto a questão está mal colocada…

    Que linguagem estranha para não usar um adjectivo pior. É que as suas palavras, à priori, até parecem indulgentes e apropriadas. Porém o veneno, muito subtil e sub-repticiamete, vai serpenteando, por lá, no seu já habitual ataque aos dogmas. Até fico assustada, Credo!

    Claro que, se perguntarmos a alguém, menos esclarecido se prefere Deus ou os dogmas, o que vai responder, de imediato?!
    Não faz sentido, não tem pés nem cabeça…Que Deus nos proteja!!!

  4. Eu penso que o Papa Francisco não está nada preocupado com o modo de falar ou de Evangelizar de S. Paulo, de quem só tenho ouvido elogios. Por diversas vezes escutei homilias, onde alguns dos “nossos padres” , mais conceituados na cidade, se referem a ele, como um exemplo de coerência, vivacidade e fulgor na Vivência e Pregação do Evangelho; um CRISTÃO de garra! Cheguei a ouvir que sentiam uma
    enorme inquietação, por não conseguirem ser como ele…
    Ora, se assim é, o Papa Francisco só pode ter aproveitado a VERTICALIDADE, INTRANSIGÊNCIA e, até, IRREVERÊNCIA, PERANTE O MUNDO, por ser Homem Fiel à Verdade, de S. Paulo, para o criticar, pois ele, Papa, defende o RELATIVISMO, uma doutrina MORNA e INCOERENTE com o Sim, sim; não, não de Jesus Cristo….
    Logo, se o Papa Francisco, como diz o Basto, PREGA um Deus à nossa medida e segundo os nossos apetites, DOGMAS? Nem vê-los!!…
    Agora, saber acolher, compreender, dar tempo e espaço para que haja CONVERSÃO, quem não sabe já isso?

  5. E hoje, que já dormi sobre o assunto, talvez… consiga “apanhar” um bocadinho mais, das palavras do Papa Francisco; tudo isto, apenas, para meditarmos!…
    Será que este texto diz respeito ao tempo em que Paulo, ainda era SAULO? Antes da sua Conversão? Quando ele, com todo o ardor que lhe era característico, perseguia os CRISTÃOS, tendo até sido conivente com o martírio de Santo Estevão, porque os julgava uns impostores?! Se assim for, o nosso Papa continua a ter somente, uma razão parcial, porque foi ESSA GARRA em defender a Fé e a Doutrina do seu Deus, que o levou, SAULO, a cometer tais exageros, permitidos e tidos como lícitos, naquela Época.
    Porém, foi PRECISAMENTE ESSE FULGOR, ESSA DETERMINAÇÃO, ESSA EXIGÊNCIA que Deus SUBLIMOU e QUIS que fossem trazidas, para o CRISTIANISMO!! Deus precisa de GENTE que dê a vida pela SUA CAUSA, pela Sua Doutrina DOGMÁTICA, porque DIVINA e IMUTÁVEL!
    Contudo, comparar SAULO aos Evangelizadores actuais, é no mínimo provocador, pois, todos sabemos, que, com Jesus Cristo, as coisas mudaram! Os Convertidos ao CRISTIANISMO de perseguidores, passaram a PERSEGUIDOS, ou até a Mártires!

    E agora, uma pergunta, como actuam os Muçulmanos e outros, que o Papa Francisco tanto defende e protege, relativamente aos, por eles, considerados infiéis?
    Porque está sempre a DENEGRIR os Católicos, quando o seu papel deveria ser DEFENDÊ-LOS, PROTEGÊ-LOS, AMÁ-LOS?! Não representa ele A SUA IGREJA?

  6. Esse é um modo de falar tipico dum adepto da teologia da libertação… Eles acham que se deve despojar duma igreja de formulas medievais como eles dizem inclusive seu amigo excomungado Leonardo Boff. Eles não têm fé católica mais, não crêem em Jesus Cristo, nem na Igreja. Francisco veio pra provocar revolução e levar ao erro e engano… Os factos falam por si. Está quase a fazer um ano que ele negou a Imaculada Conceição num vídeo que Basto postou com as palavras dele 21 de Dezembro de 2018.

  7. E relativamente ao vídeo que alerta para a necessidade de haver mais exorcistas, eu também começo a acreditar nisso.
    Em Portugal, não havia muito essa Cultura de possessões diabólicas, pois, agora compreendo, porque foi proibida com o VATICANO II, que as reduziu todas a doenças mentais. Mas, o Culto do Espiritismo também era tabu, para a maioria dos Portugueses. Porém, com a descolonização, e o consequente retorno dos Portugueses, houve realmente, um proliferar de seitas e outras filosofias religiosas, que acabaram por nos contaminar em grande escala: o Ocultismo tornou-se viral!…
    E desculpem-me aqueles que são contra o Renovamento Carismático Católico: foi com a Canção Nova, que eu aprendi e fiquei elucidada sobre o PERIGO de nos envolvermos com tais práticas, agora liberalizadas, pelo Papa Francisco!
    Digo isto, porque , através de “simples” pedidos de Oração de Libertação para a C.N., depois de ter escutado os Seus Ensinamentos, para mim, totalmente novos, eu consegui CURAS e LIBERTAÇÕES, quase IMEDIATAS, para amigos, amigas e até, familiares! E casos gravíssimos! Tendo sido, antes, PROFETIZADOS pela Luzia Santiago, Pe. Edmilson, Pe. Roberto Lettieri… a quem acusam de profanador! Ele, em Fátima, depois de um Retiro em que participei, com uma “simples” oração de Libertação e uma Bênção, libertou à distância pela fotografia, uma criança de sete anos, sobrinha de uma sobrinha minha, cujos pais tinham andado no Espiritismo, e o qual , apesar de ter um percentil normal e nada lhe ser diagnosticado a nível médico, não crescia, e estava a ficar corcunda! Em apenas três meses, depois da dita Bênção, o menino desenvolveu normalmente e hoje é um Jovem com um metro e oitenta: tinha deixado de crescer durante três anos!!
    Por estas e outras, acredito que SATANÁS se passeia, como afirma Jesus, livremente pela Terra e com, cada vez, mais apoiantes, sem que a Igreja faça nada!

    • Maria Martins, achei muito interessante o seu testemunho. Obrigado por partilhá-lo!

      A situação do Brasil em relação ao exorcismo é parecido com Portugal no sentido que você disse: há um desconhecimento do assunto e uma tendência a considerar os problemas de origem diabólica como doenças mentais.

      Por outro lado, ainda que a passos lentos, o clero brasileiro está redescobrindo a realidade do exorcismo.

      Quanto ao Pe. Malachi Martin. ele escreveu um livro sobre casos de possessão: Reféns do Demônio. Veja, por exemplo:

      http://osegredodorosario.blogspot.com/2017/01/refens-do-demonio-de-malachi-martin-5.html

      Aqui neste blog o Basto também publicou um texto sobre esse livro.

  8. A mim, o que me preocupa nesta âmbito, é a leviandade com que, hoje, se misturam os cultos pagãos, ligados ao Ocultismo, quando a maior parte dos Exorcistas afirma, que essas práticas podem ser a GRANDE PORTA DE ENTRADA, para a Possessão, não descurando outras.
    E como, infelizmente, depois de ter ficado sensibilizada para esses casos, me apareceram vários, que eu nem sonhava terem raízes espirituais, mas que, por influência do que tinha aprendido na C.N., arrisquei em pedir Libertação, foram resolvidos; muitos, quase de imediato, como já citei. Alguns passavam somente por depressões profundas, acidentes irracionais, barulhos em casa com luzes a acender e portas a bater…, crianças com enfermidades que os médicos não sabiam explicar e, por isso, não medicavam, chegando a emagrecer 5kg numa semana sem se poderem levantar, outras com febres altíssimas sem motivo…enfim, situações que se resolveram “simplesmente”, com muita ORAÇÃO, em Comunhão com a ORAÇÃO da C.N. e, sobretudo, com a do Exorcismo de S. Miguel Arcanjo, recomendado pelo Pe. Jonas Abib.
    É por isso, que fico muito REVOLTADA, quando na missa em que o Evangelho é sobre o jovem endemoninhado, na oração dos fiéis, na minha cidade, se reza pelo jovem epiléptico do Evangelho…
    Isto demonstra, como os “NOSSOS SUPERIORES” banalizam um assunto cada vez mais sério, infelizmente!
    Acredito, que deve haver muito bom senso em toda a análise das várias situações, mas deve-se estudar todas as hipóteses!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s