O bispo de Leira-Fátima tem-se mostrado amigo do mundo e mundo retribui-lhe na mesma medida, exaltando-o. D. António Marto recebeu do Instituto Politécnico de Leiria o título honorífico de Professor honoris causa. Um reconhecimento “pelo seu progressismo, dinamismo e espírito de serviço em prol da sociedade, e pelo seu contributo para o prestígio da região de Leiria”.
O “seu progressismo” pastoral converge com os interesses da sociedade civil, em particular no que se refere à despenalização do adultério de longa duração. Uma atitude também apreciada pelo Papa Francisco, que já o elevou às honras cardinalícias e, mais recentemente, lhe atribuiu um cargo no dicastério da família, a partir do qual poderá fazer chegar a Alegria do Amor a muitos mais “fiéis que vivem em nova união” fora dos seus matrimónios.
É uma área onde me sinto bastante à vontade. Porventura, o Papa sabia isso, pelas conversas que tive com ele sobre a questão da família, sobre a exortação apostólica sobre a alegria do amor e a propósito da situação dos fiéis que vivem em nova união. Talvez tenha sido por isso que me escolheu para este dicastério, que é uma espécie de ministério do governo da Igreja.
(D. António Marto; in Jornal de Leiria, 25/10/2018)
D. António Marto, que deseja ser “parceiro do Papa Francisco no processo de reforma da Igreja” e trabalhar com ele na “purificação” da mesma, exercerá agora funções na Cúria Romana, no dicastério atribuído ao arcebispo pró-gay D. Kevin Farrell.
–
Basto 11/2018
Ai de vós, quando todos disserem bem de vós! “Era precisamente assim, que os seus pais tratavam os falsos profetas”.— Lucas 6
“Rogo-vos, pois, irmãos, que tomeis cuidado com aqueles que causam divisões entre vós e levantam obstáculos à Doutrina que aprendestes. AFASTAI-VOS DELES!
Esses não servem a Jesus Cristo, mas aos seus próprios desejos, mediante palavras suaves de bajulação, enganando os incautos.” — Romanos 16
O problema da amizade com o mundo é muito bem tratado na Epístola de São Tiago.
Cardeal D. António Marto passa a integrar Academia Portuguesa de História

https://www.snpcultura.org/cardeal_antonio_marto_passa_integrar_academia_portuguesa_historia.html
Outro doutor do “livre pensamento”:

“Frei Bento Domingues acaba de ser agraciado com o Doutoramento Honoris Causa pela Un. Minho”
https://www.ulusofona.pt/noticias/ciencia-religioes-doutoramento-honoris-causa
Não é por acaso que as gerações que passam pelas nossas Universidades, em Portugal (incluindo, principalmente a Católica e a UM) perdem a Fé e se tornam viciados, em todo o tipo de transgressões à Lei de Deus, em nome do “livre pensamento”
É aí que eles perdem a tão almejada “liberdade” e se tornam mais escravos.
Na UM, conseguimos vislumbrar um pouco por aquilo que se observa no “Enterro da Gata” (sexo, álcool e Rock in Roll). Durante a madrugada dão entrada nos Hospitais grupos de jovens próximos ao coma alcoólico. E nas praxes?! É do mais baixo que há, com palavrões e obscenidades de todo o género, perpetrados e induzidos, por alunos “veteranos”. Uma tristeza infinda e indizível…Claro que o que o livre pensamento leva à acção…
Este Frei é, há muito, um perigoso devastador da Doutrina e da Fé. O Mundo aplaude de pé estas pessoas…Meu Deus!!!