7 thoughts on “Papa Francisco: que o Senhor nos dê a graça de jamais insultar

  1. São Jerônimo – 99% Anjo… Mas aquele 1% é zoeiro!

    São Jerônimo tinha um espírito satírico, que, unido à sua brilhante capacidade argumentativa, usava como arma para desacreditar os hereges. Em seus textos (suas célebres “polêmicas”) os erros eram refutados e os inimigos da Igreja eram ridicularizados, expondo sem dó a sua estupidez.

    São Jerônimo não podia ver uma heresia sendo divulgada, que tratava logo de escrever uma refutação, muitas vezes iniciando longos duelos intelectuais com seus oponentes. Ele fazia isso por amor à verdade, por amor à Igreja e pelo desejo de que as almas dos fiéis mais incautos não se perdessem ao dar crédito àquelas mentiras.

    São Jerônimo perdia o amigo, mas não perdia a piada! No primeiro livro de sua “Apologia”, ele chamou o grupo de hereges origenistas de “esterco do porco Grúnio” (o porco Grúnio era um personagem de uma peça teatral cômica muito popular na época). Detalhe: o monge Rufino, seu antigo amigo, pertencia a esse grupo de joselitos.

    Já o herege Vigilâncio de Aquitânia ganhou o apelido de “Dormilâncio”. Esse fulano atacava a virgindade perpétua de Nossa Senhora e dizia que o culto às relíquias dos mártires era “idolatria” (isso lembra a vocês alguma coisa?). São Jerônimo dizia que os textos teológicos de Dormilâncio era tão ruins que ele só podia estar dormindo enquanto escrevia.

    Vigilâncio também desprezava a prática de deixar o mundo e se retirar em monastérios isolados, dizendo que isso seria uma “fuga”. “Pra que se retirar no deserto?”. Resposta do JeroMito: “Pra eu nunca mais precisar olhar pra tua cara, seu malaaaaaaa!!!”. ASHUASHUASHUA!

    “Perguntará você (Vigilâncio): por que se retirar para o deserto? A razão é óbvia. Para que eu não possa te escutar, nem te ver! Para que eu não possa ser perturbado pela sua loucura! Para que eu não me ocupe com você!”

    Depois de dar essa zoada homérica, o santo continua, desta vez falando sério e defendendo com vigor e lógica o sentido da vida eremítica ou monástica:

    “Para que os olhos da prostituta não me tornem um cativo! Para que a beleza não me leve para abraços irregulares! Você replicará: ‘Isto não é uma luta, mas uma fuga. Permaneça na linha de batalha, coloque a sua armadura e resista aos seus inimigos! E então, tendo vencido, receberá a sua coroa’. Pois eu confesso a minha fraqueza. Eu não lutaria na esperança de vencer, para não correr o risco de perder em algum momento a vitória.”

    Contra Vigilâncio – Capítulo XVI

    Na obra contra o herege Helvídio, São Jerônimo o compara a um gladiador cego que não consegue ferir ninguém:

    “Para defender sua posição, [Helvídio] amontoa textos e mais textos sem qualquer critério, comportando-se como um gladiador cego que fica movimentando sua espada a esmo, dizendo asneiras com sua língua barulhenta e terminando sem ferir ninguém, a não ser a si próprio.”

    Contra Helvidio – cap V

    Diversos papas afirmaram que, pelas suas numerosas virtudes, São Jerônimo é um modelo de cristão. Porém, assim como naqueles tempos, também hoje JeroMito seria estigmatizado como intolerante, fundamentalista, grosso, “sem amô no corassaum”… E, pior, teria que aturar dia após dia os católicos-jujuba repetindo, como um samba de uma nota só: “Não julgueis!”.

    São Jerônimo, dai-nos sua bênção! A bênção da castidade, da coragem, do espírito de sacrifício, do desapego, do amor às Escrituras, da fidelidade à Igreja Católica… e da santa zoeira!

    • Ó João…realmente “tirou-me as palavras da boca!!” Sim senhor!!
      É o que Jesus ensina no Evangelho: O Papa Francisco não consegue “tirar a tranca para poder ver um cisquinho”! Os psicólogos e psiquiatras explicam que “nós projectamos os nossos defeitos nos outros”! E porquê? Porque, em certos casos é violento “meter a mão na consciência”! Já viu, em que estado aquela mão iria sair?!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s